Home / Animais / Carpa Rohu: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

Carpa Rohu: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

Se você não ler esta matéria super legal que eu preparei para você, vai acabar perdendo a oportunidade de conhecer uma das espécies de peixe mais belas que existe neste nosso Brasil cheio de diversidade e animais curiosos!

Como anda os seus conhecimentos a respeito da fauna e flora brasileira? Quero ver se você está bastante afiado a respeito das inúmeras espécies de animais que existem por aí? O que sabe sobre os peixes, melhor ainda, sobre as Carpas? Estes bichos são conhecidos por serem grandes e belos! Venha aprender mais sobre eles!

Características da Carpa Rohu: Nome Científico e Habitat

Olha, a nossa Rohu é uma espécie daquelas bem grandinhas viu, dá até para criá-la num aquário, mas acredito que seja uma tarefa um tanto difícil por causa do tamanho dela, ela mede exatos 2m e pesa cerca de 45 kg. É sem dúvidas um animal de peso e tamanho, literalmente!

Eu ultimamente não tenho viajado nem para alguns lugares aqui do Brasil, o que dirá pelo mundo, mas se você for uma pessoa diferente de mim, cheia da grana e de alto nível, então sugiro que se estiver a fim de ver a grande Carpa Rohu vá até os rios do sul da Ásia, somente por lá vivem nossas amiguinhas.

Entendo que dizer para você seguir para as águas asiáticas não é lá uma coordenada muito precisa, portanto, para te dar uma direção melhor a respeito de onde está nossa grande Carpa, procure em países como:  Índia, Paquistão, Bangladesh, Nepal e Mianmar.

Carpa Rohu Características

Só lembrando que essa Carpa está presente apenas nas águas doces da Ásia, por isso, os mares são locais um tanto improváveis de se encontrar um animal desses!

Não é à toa que digo que as Carpas são animais incrivelmente belos, nossa linda Rohu possui uma tonalidade prateada com um pouco de influência da cor branca e também preta, é uma mistura de tons que deixa qualquer um(a) encantado(a) com tanta beleza.

Já ouviu falar em Zooplânctons? Eu nunca tinha ouvido este nome e nem sabia que estes seres existiam, acredito que você também não! Eles são uma espécie de animal bastante esquisita que vaga pelo fundo do mar, são quase que microscópicos, mas existem alguns que podem ser vistos a olho nu e são exatamente estes que a Carpa Rohu come.

Existem tantos mistérios no fundo do mar que nem mesmo os estudiosos conseguem dar conta de todas as espécies que existem por aí, são inúmeras descobertas que a cada vez mais surpreendem a nós e também aos estudiosos!

Há um fato bem curioso a respeito desta espécie, saiba que se você desejar cultivá-la em lagos, por exemplo, não lhe será possível obter filhotes dela, pois a sua procriação não ocorre em locais assim, dessa forma, você deverá realizar um procedimento chamado de desova induzida.

A Rohu é bastante visada pelos apreciadores de um bom peixe, segundo alguns admiradores da culinária, o sabor deste animal é inconfundível, com certeza quem ama de verdade este tipo de prato, não vai deixar de aproveitar uma riquíssima oportunidade de apreciá-lo e sentir o seu sabor delicioso.

Como a Carpa Rohu não existe em águas brasileiras, você pode então saborear outras espécies destes peixes que existem por aqui, lhe garanto que a experiência será bastante boa e repetida inúmeras vezes!

Ah, quase que me esqueço, sabe qual é o nome científico desta belíssima Carpa? Cyprinus Carpio! Nunca vi nomes tão estranhos quanto estes que os estudiosos dão aos animais, gostaria de saber de onde eles tiram tanta criativa e porque complicam tanto com tais nomenclaturas!

Curiosidades Sobre a Carpa Rohu

Sabia que a Carpa cresce de acordo com o espaço que tem disponível? É isso mesmo, essa talvez seja uma habilidade que este animal desenvolveu como forma de sobreviver as inúmeras mudanças dos ambientes o qual vive!

Se você quiser criar uma Carpa dentro de um aquário, pode fazer isso sem problema nenhum, mas fique sabendo que o ambiente pode impedir que o animal cresça atingindo o seu tamanho total.

Já ouviu a frase: Você é único(a) no mundo? Pois bem, ela também serve para a nossa Carpa, este animal possui detalhes em seu corpo que não se repetirão em outros de sua espécie! Essa é mais uma das inúmeras qualidades que a mãe natureza tem. Ela sempre é capaz de nos surpreender com seus caprichos!

Considerando a nossa expectativa de vida, a das Carpas é bastante semelhante, elas podem viver até os seus 60 anos, este tempo é bastante longo, pois é suficiente para garantir uma boa vida ao animal. Dá para nadar bastante por aí e conhecer muitas águas diferentes!

Como não estamos acostumados com animais aquáticos devido ao fato de que estão num ambiente bem diverso do nosso, acreditamos que estes bichos não capazes de se relacionar conosco. Isto é um grande equívoco, os Golfinhos, por exemplo, são animais bastante amigáveis que interagem com a gente mesmo que nunca tenham nos vistos.

Se tratando das Carpas, estes peixes incríveis também são bem inteligentes, ao se familiarizarem com seu dono, podem vir até ele para poder receber carinho, já vi vídeos em que os treinadores chegam a borda da água e inúmeras Carpas se aproximam para brincar com eles(a). Isso é bastante curioso e inusitado não?!

Existe uma lenda japonesa bem louca, o pessoal do Japão diz que uma Carpa que consegue enfrentar as correntezas de um rio, pode se tornar um Dragão. Este peixe possui um temperamento bem dócil, mas segundo aqueles que acreditam na lenda, ao subir pelas águas, se transformará numa criatura forte e selvagem, guiada pelo instinto e força.

Carpa Rohu

Quem nunca viu alguém com uma tatuagem de Carpa no corpo? Eu, por exemplo, já vi inúmeras pessoas com este animal desenhado em seus braços ou costas! Sabe qual é o significado dela? Força, determinação e muitas outras coisas!

Então…chegamos ao fim desta matéria, tenho a certeza que agora os seus conhecimentos sobre o reino animal foram atualizados.

Muito obrigado por vir aqui e até a próxima vez!

Veja também

Comportamento do Marisco, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Por definição, mariscos ou frutos do mar seriam algumas espécies de moluscos ou crustáceos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *