Home / Animais / Canídeos Brasileiros com Fotos e Características

Canídeos Brasileiros com Fotos e Características

A família taxonômica dos canídeos é composta por 35 espécies de mamíferos da ordem carnívora, preferencialmente predadores, porém com a opção onívora facultativa. Esses animais possuem sentidos como a audição e o olfato bem desenvolvidos. Diferentemente dos felinos, os caninos não possuem garras retráteis, e, dessa forma, possuem maior adaptação aos movimentos de corrida.

Os canídeos estão distribuídos em praticamente todos os continentes do mundo, deixando de fora desta listagem apenas o continente da Antártica. Um fator interessante é a grande diversidade de hábitats nos quais eles podem ser encontrados, incluindo espaços como os bosques, campos abertos, florestas, desertos, pântanos, regiões de transição, savanas e montanhas de até 5.000 metros de altitude. Algumas espécies possuem adaptações que as permitem habitar locais com altas temperaturas e baixa disponibilidade de água.

Aqui no Brasil, há seis espécies de canídeos silvestres, são eles o lobo-guará (nome científico Chrysocyon brachyurus), o cachorro-do-mato-de-orelha-curta (nome científico Atelocynus microtis), o cachorro-do-mato (nome científico Cerdocyon thous), a raposa-do-campo (nome científico Lycalopex vetulus), o graxaim-do-campo (nome científico Pseudalopex gymnocercus) e o cachorro do mato vinagre (nome científico Speothos venaticus).

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre cada uma dessas espécies.

Então venha conosco e boa leitura.

Canídeos Brasileiros com Fotos e Características: Lobo-Guará

O lobo-guará é uma espécie endêmica na América do Sul. Pode ser encontrada no Paraguai, Argentina, Peru e Uruguai, Bolívia, e na porção central do Brasil. É um animal típico do bioma cerrado.

É proprietário do título de maior canídeo da América Latina, pois pode atingir até 1 metro de altura, com 2 metros de comprimento, e pesar até 30 quilos. Possui uma pelagem laranja-avermelhada que pode lembrar um pouco uma raposa. Sua expectativa de ida dentro da natureza é, em média, de 15 anos.

É considerado o canídeo brasileiro mais ameaçado de extinção.

Canídeos Brasileiros com Fotos e Características: Cachorro-do-Mato-de-Orelha-Curta

Essa espécie endêmica da América do Sul é considerada relativamente pequena, medindo 25 centímetros de altura, com comprimento compreendido entre 42 a 100 centímetros e pesando, em média, 10 quilos na sua forma adulta. Considerando que a cauda é proporcionalmente grande em relação ao comprimento corporal, visto que mede 30 centímetros.

A tonalidade predominante é marrom-escura, com algumas manchas brancas distribuídas, exceto na cauda, a qual é inteiramente preta.

Possui como peculiaridade a grande variedade de hábitats nos quais ele pode ser encontrado, incluindo áreas de pântano, plantações de bambu, várzea e florestas de terra firme.

Canídeos Brasileiros com Fotos e Características: Cachorro-do-Mato

Este animal quando adulto atinge, em média, 64 centímetros de comprimento, desconsiderando-se a sua cauda, a qual possui 31 centímetros. Em relação ao peso, este pode atingir 8,5 quilos.

Possui hábitos predominantemente noturnos e visto com frequência ao anoitecer, gerando andando em par, no entanto, na hora das caçadas, ele age individualmente.

Sua pelagem predominante é de cor cinza com preto, mas pode variar para marrom-claro; sendo que as patas são pretas ou tem um tom bastante escuro. As orelhas são de tamanho mediano, arredondadas e mais escuras nas pontas.

Possui grande distribuição na América Latina, no entanto não pode ser encontrado em áreas baixas da Bacia Amazônica.

Canídeos Brasileiros com Fotos e Características: Raposa-do-Campo

A raposa-do-campo é uma espécie bastante arisca e de índole solitária. É vista circulando principalmente à noite.

Em relação às dimensões corporais, ela é considerada bastante pequena, e, por essa razão, pode ser chamada raposinha-do-campo, jaguapitanga e cachorro-de-dentes-pequenos. .

O seu comprimento corporal não ultrapassa os 60 centímetros (desconsiderando as dimensões da cauda). O peso é, em média, de 2,7 a 4 quilos.

Ela assemelha-se um pouco ao cachorro-do-mato. Seu focinho é curto, e os dentes pequenos. Em relação à sua coloração, a porção superior do corpo é em tom acinzentado; a barriga possui coloração que pode variar entre o pardo e o castanho; a coloração avermelhada pode ser visualizada nas orelhas e na porção exterior das patas.

É uma espécie nativa do Brasil, sendo encontrada em estados com Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e São Paulo, em hábitats como o s campos e cerrados.

É classificada como uma espécie carnívora e na sua dieta inclue preferencialmente insetos (principalmente cupins), no entanto também pode abranger pequenos roedores, serpentes e até mesmo frutos.

Canídeos Brasileiros com Fotos e Características: Cachorro do Mato Vinagre

O cachorro vinagre é uma espécie comumente encontrada na Floresta Amazônica, o qual possui grande adaptação ao nado e ao mergulho, podendo, por essa razão, ser classificado como um animal semiaquático.

É um animal de hábitos gregários, uma vez que vive e caça em bandos de até 10 indivíduos. Um do comportamentos que mais chama atenção na espécie é o fato de viverem em estruturas sociais claramente hierarquizadas. Comunicam-se entre si através de latidos, tal como acontece com o lobo-cinzento (nome científico Canis lupus).

Assim como os tatus, a espécie tem o hábito de cavar galerias no chão. Em outras ocasiões, ele pode aproveitar tocas de tatu já confeccionadas, assim como espaços ocos das árvores.

É um animal pequenino, uma vez que mede apenas 30 centímetros e pesa 6 quilos.

A tonalidade geral do corpo é castanho-avermelhada, sendo que o dorso costuma ser mais claro do que o restante do corpo, a cabeça também é um pouco mais clara.

Diferenciam-se dos demais canídeos brasileiros por apresentarem cauda curta, assim como membranas interdigitais que possibilitam adaptação em ambientes aquáticos.

As principais presas dessa espécie são roedoras de grande porte, tais como a capivara, as cutias e as pacas, o que justifica o fato de ser conhecida pela denominação indígena Acutiuara, que significa “comedor de cutia”.

O cachorro-vinagre, além de ser uma espécie pouco conhecida, está ameaçado de extinção. Sua expectativa de vida é de 10 anos.

*

Agora que você já conhece importantes características dos canídeos típicos e endêmicos do território nacional, continue conosco e visite também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade sobre zoologia, botânica e ecologia em geral.

Aproveite e até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

G1. Cachorro-do-mato. Disponível em: < http://faunaeflora.terradagente.g1.globo.com/fauna/mamiferos/NOT,0,0,1222974,Cachorro-do-mato.aspx>;

G1. Cachorro-vinagre, nativo do Brasil, é canídeo silvestre pouco conhecido. Disponível em: < http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/fauna/noticia/2016/09/cachorro-vinagre-nativo-do-brasil-e-canideo-silvestre-pouco-conhecido.html>;

G1. Raposa-do-campo. Disponível em: < http://faunaeflora.terradagente.g1.globo.com/fauna/mamiferos/NOT,0,0,1223616,Raposa-do-campo.aspx>;

MACHADO, S.; MENEZES, S. Cachorro vinagre. Disponível em: < https://ecoloja.wordpress.com/tag/canideos-brasileiros/>;

WWF. Guará: o grande lobo do cerrado. Disponível em: < https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/biodiversidade/especie_do_mes/dezembro_lobo_guara.cfm>.

Veja também

Macaco Uacari-Preto, Carauri ou Acari-Bico: Características

Hoje vamos conhecer um pouco sobre o Uacari – Preto, cientificamente chamado de Cacajao melanocephalus. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *