Home / Animais / Canguru Macropus Fuliginosus: Características, Hábitos e Fotos

Canguru Macropus Fuliginosus: Características, Hábitos e Fotos

Hoje vamos falar um pouco mais sobre os cangurus, especificamente da espécie  Macropus fuliginosus que são do tipo marsupial que possuem bolsas de pele para carregar o filhote e fazer parte da família dos Macropodidae.

Canguru Cinza Ocidental

Canguru Cinza Ocidental
Canguru Cinza Ocidental

Essa espécie é um Macropus fuliginosus, nativa da região sul da Austrália.  É uma animal de porte grande e de locomoção lenta. Ele é um bípede com saltos velozes . Pode ser encontrado por exemplo da Ilha Kangaroo, na região oeste de Victória, ao sul de Nova Gales do Sul e ao sul de Queensland.

Habitat dos Cangurus Macropus Fuliginosus

Eles podem ser encontrados em diversos lugares, costumam ser vistos em pastagens abertas, florestas abertas ou fechadas, também já foram vistos em cidades e campos de golfe. Eles procuram por ambientes que atendam suas necessidades de proteção e alimentação.

Características dos Cangurus Macropus Fuliginosus

Uma das características mais visíveis dessa espécie é que que os cangurus machos são maiores que as cangurus fêmeas. Com relação a coloração desses animais eles podem ser encontrados na cor marrom mais claro ou em tons mais avermelhados de castanho escuro. Uma coloração mais clara que vai dar garganta, passando pelo peito até seu abdômen. O Canguru cinza oriental se destaca dos outros também pelo focinho pois tem muitos pêlos bem finos. Eles podem crescer tanto que alcançam mais de 2 metros de altura, sua cauda auxilia na hora de se locomover e dá equilíbrio ao corpo. 

A Reprodução do Canguru Cinza Ocidental

Reprodução do Canguru Cinza Ocidental
Reprodução do Canguru Cinza Ocidental

Os cangurus são animais que disputam as fêmeas escolhidas, então quem ganha a disputa ganha o direito de acasalar com aquela fêmea. Eles literalmente lutam algo parecido com “boxe” para determinar quem é o dominante. Essa espécie é poligâmica.

As fêmeas podem procriar durante toda a vida , mas especialmente na primavera e no verão notou-se um pico de reprodutividade. O canguru macho está apto para copular a partir dos vinte meses e a fêmea a partir dos dezessete meses. As fêmeas têm um ciclo de cio de algo em torno de 35 dias. Muitos animais do tipo marsupiais têm a capacidade de retardar ou prolongar o desenvolvimento da gestão aguardando condições favoráveis, curiosamente o canguru cinza ocidental não possui essa capacidade. Da gestão normalmente nasce apenas um filhote, que pesa cerca de 800g de uma gestação que pode levar uma médica de 30,5 dias. Saiba que um filhote de canguru na Austrália é chamado de Joey, curioso não é mesmo? Assim que ele nasce vai direto para a bolsa da mãe, onde fica protegido e pode se alimentar. Ele só sairá de lá depois de cerca de 46 semana e pode ser amamentando por até seis meses depois que saiu da bolsa. Depois desse período a fêmea está pronta para acasalar de novo. Normalmente quem cuida dos filhotes é a mãe canguru.

Longevidade dos Cangurus Cinzentos Ocidentais

Dois Cangurus Cinzentos Ocidentais na Beira da Praia
Dois Cangurus Cinzentos Ocidentais na Beira da Praia

Um animal desse vivendo normalmente na natureza consegue viver até mais ou menos 10 anos, mas se eles estiverem sendo cuidados em cativeiro podem viver por 20 anos.

Hábitos dos Cangurus Macropus Fuliginosus

Os Cangurus Macropus Fuliginosus costumam viver em grupos pequenos que são formados pelas familiares, a fêmea adulta é considerada matriarca. A filha tende a ficar próximo da mãe, mesmo depois de ter seu próprio filhote. No caso do macho eles lutam para ser o dominante do grupo, para isso ele precisa ser o mais forte. O canguru chefe fica junto com o grupo quando as fêmeas estão em período fértil, já no inverno ele se afasta do grupo, pois nesse período é difícil que as fêmeas entrem no cio. Os machos que são jovens durante sua criação costumam montar seus próprios grupos só de machos que coexistem com os outros grandes grupos.

Hábitos Alimentares dos Cangurus Macropus Fuliginosus

Cangurus Macropus Fuliginosus Com o Filhote na Bolsa
Cangurus Macropus Fuliginosus Com o Filhote na Bolsa

Essa espécie costuma comer arbustos, casca de árvores, folhas e gramas. Eles se dão bem com esse tipo de alimentação, possuem alguns microorganismos no ceco onde conseguem digerir perfeitamente a celulose das plantas ingeridas. Conseguem viver com pouca quantidade de água e consegue sobreviver se alimentos de plantar que são ricas em fibras.  Eles ficam de 6 a 10 por dia pastando, especialmente de manhã e no final da tarde. Quando estão em cativeiro, os cangurus são usualmente alimentandos com feno granulados e alguns tipos de grãos.

Predadores dos Cangurus Macropus Fuliginosus

Eles possuem poucos predadores, o único descrito nos estudos até hoje é o famoso dingo uma espécie de lobo. Os cangurus machos adultos e que estão saudáveis não correm perigo especialmente pelo seu tamanho, os animais mais sujeitos são os mais jovens e os idosos.

Dingo Andando na Terra Vermelha
Dingo Andando na Terra Vermelha

Função no Ecossistema

Ele tem uma importante função, pois como se alimenta de plantas e passa maior parte do dia pastando ele consegue controlar o crescimento da vegetação.

A Importância Econômica para os Humanos :Positiva

Os turistas que viajam especialmente para Austrália já esperam ver os cangurus, e não podem voltar de lá sem várias fotos desse animal. Então vão para os campos de golfe para vê-los e também vão visitar os parques nacionais.

Na culinária também é forte, é considerada uma iguaria com uma carne de qualidade e é vendida para o mundo todo.

Importância Econômica para Humanos: Negativa

Os cangurus acabam explorando recursos alimentarem pelos pastos e acabam revirando tudo, dessa forma essas áreas acabam sendo danificadas. Muitas áreas com gado por exemplo, os gados acabam ficando sem comida pela invasão dos cangurus gerando prejuízos.

Preservação dos Cangurus

Os cangurus são espécies muito protegidas, afinal são cartão de visita da Austrália, por isso o estado controla e cuida da fauna bem de perto. No ano 1987 foi registrado 1,7 milhões de cangurus cinzentos ocidentais. Em locais onde a vegetação é prejudicada, as operações agrícolas sofrem interferência o estado pode emitir alguma licença para que esses animais sejam recolhidos para que a área seja reabilitada.

Curiosidades e Fotos dos Cangurus Macropus Fuliginosus

Saiba que existem atualmente duas subespécies reconhecidas de canguru cinza ocidental, são eles:

  • Macropus fuliginosus fuliginosus que ficam na Ilha Kangaroo,
  • Macropus fuliginosus melanops que ficam na Austrália continental.

Outra curiosidade é que o canguru cinza oriental é tolerante ao composto Fluoroacetato de sódio que é um veneno extremamente potente e pode ser encontrado em algumas leguminosas que nascem no sudoeste da Austrália.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *