Home / Animais / Cachorro Sente Quando o Dono Está Triste?

Cachorro Sente Quando o Dono Está Triste?

O cão é o melhor amigo do homem há milhares de anos. Ele pode nos fazer rir, nos dar beijos e nos fazer sair para praticar exercícios, mesmo que às vezes não o desejemos. O cachorro sente quando o dono está triste ou feliz, sabia?

Parece que nossos amigos peludos sempre estão lá para nós quando nos sentimos cabisbaixos. Eles sabem exatamente o que fazer quando estamos chateados. Talvez usem as artimanhas de um beijo, um abraço ou simplesmente ficam perto.

Se você quer explicações mais detalhadas sobre como o pet descobre nossos sentimentos, leia todo o artigo. Vamos dar mais informações relevantes à respeito. Confira!

Cachorro Sente Quando O Dono Está Triste Ou Não?

Muitos de nós imaginamos como os nossos cães realmente sabem quando estamos tristes, chateados ou alegres.  Bem, acontece que, depois de tanto tempo em torno dos seres humanos, eles acabam captando muitas de nossas emoções.

Então, da próxima vez que seu cachorro lhe der um abraço ou um beijo enquanto você chora, permita! Entenda que é porque ele quer lhe dizer que sabe o que você sente e está fazendo tudo para que se sinta melhor.

Em resumo, cachorro sente quando o dono está triste ou alegre, ajudando-o sempre a ter uma vida melhor, mais feliz e mais saudável.

Sinais de Que Seu Pet Sabe Que Você Está Infeliz

Muitas pessoas no mundo todo são afetadas e diagnosticadas com uma doença ou distúrbio mental, incluindo depressão e ansiedade. E isso não conta tristeza geral. Todo ser humano sentiu tristeza em suas vidas em algum momento ou outro.

Independentemente do motivo, os animais realmente podem nos ajudar a nos sentir melhor. Existem inúmeras histórias incríveis de cães ajudando seus donos em momentos de necessidade. Isso é porque eles estão sintonizados com nossas emoções depois de centenas de anos evoluindo ao nosso lado.

Alguns comportamentos e características físicas que mostram que nossos pets entendem a infelicidade é que eles podem agir de forma submissa. Devagar (ou não) vão se aproximando do tutor que aparenta tristeza. O rabo fica encolhido e a cabeça baixa.

Isso não apenas mostra sujeição, pois seu cão quer que você saiba que ainda é o alfa, mas também mostra empatia. Ele pode lamber as lágrimas em seu rosto, cobrindo-o com beijos. Essa é a demonstração de amor e carinho, bem como uma maneira de limpar seu rosto.

O cachorro sente quando o dono está triste, e geralmente, ele também fica infeliz. Os sintomas que mostram infelicidade podem incluir:

  • Alterações no apetite;
  • Choro;
  • Alterações no horário de sono;
  • Etc.

Os cães que evoluíram conosco não apenas tiveram a chance de entender ou pelo menos reconhecer nossas emoções. Eles também foram levados a se espelhar em nós de certas maneiras.

Humanos deprimidos e pets deprimidos dormem em momentos diferentes e têm diferentes horários para comer. Eles, como nós, também podem parar de fazer coisas que costumam fazer, como passear ou brincar.

Cachorro Sente Quando o Dono Está Triste

Além disso, também podem exibir comportamentos específicos que demonstram desconforto, tal como andar de um lado para o outro. Cães desconfortáveis ​​frequentemente lambem as patas ou se tornam destrutivos. Basicamente, fazem isso porque estão entendendo suas emoções, comumente ficando tristes quando estamos.

Eles também podem tentar confortá-lo da maneira que puderem. Portanto, se você tem um pet super carinhoso em sua convivência, pode ser porque ele percebeu que está chateado.

Linguagem Corporal

Sabendo que o cachorro sente quando o sono está triste, é possível perceber as suas linguagens corporais. Algumas ações incluem:

  • Latidos altos;
  • Choramingos;
  • Cauda baixa;
  • Vômitos;
  • Orelhas baixas;
  • Sonolência;
  • Entre outros.
Linguagem Corporal dos Cachorros

Outros Sinais

Alguns outros sinais a serem observados são:

  • Beijos babados;
  • Exigência de atenção;
  • Pulos em cima do tutor;
  • Alterações nos padrões de sono ou alimentação;
  • Olhares tristonhos.

Entendendo a História do Porque o Cachorro Sente Quando o Dono Está Triste

O fato de os cães serem emocionais é prova de que realmente podem dizer o que estamos sentindo. Além disso, podem nos ajudar a superar a depressão ou surtos de tristeza.

O apoio emocional dos pets existe desde o antigo Egito.  Florence Nightingale, uma famosa enfermeira da guerra civil, escreveu uma vez que “um animal de estimação pequeno é frequentemente um excelente companheiro para os doentes, especialmente para casos crônicos longos”.

Como resultado, os cães foram levados para hospitais, asilos e outros lugares que normalmente estão associados à tristeza ou depressão há anos. Acontece que até nossos ancestrais perceberam que os animais, às vezes, podem ser a melhor resposta para a tristeza.

A Ciência Por Trás De Tudo Isso

Estudos mostraram que possuir um cão realmente ajuda com sentimentos ruins, mesmo em casos de depressão diagnosticada. As pesquisas têm demonstrado que os pets de estimação liberam endorfinas, substâncias químicas que nosso cérebro produz que ajudam na nossa felicidade.

O exercício também libera endorfinas. Isso porque, comumente, temos que sair para que os animais se exercitem como necessário, nos forçando ao exercício também.

Além do mais, tudo isso diminui a pressão sanguínea, que geralmente está associada a ser uma pessoa mais saudável. Quanto mais saudáveis ​​somos, mais felizes podemos ser! Além de alterar a composição química de nossos cérebros, os cães também mudam nossos comportamentos de maneiras que nos tornam mais felizes.

O cachorro sente quando o dono está triste, por isso nos forçam a sorrir. Mesmo que seja apenas por um curto período de tempo, sorrir alivia os sintomas de depressão e tristeza.

Levar nosso cachorro para passear ou brincar com ele pode tirar nossa mente daquilo que está nos afligindo. Aí, para a alegria aparecer é só questão de tempo.

O Cão e a Felicidade

Treinar seu cão para reconhecer sua tristeza não é algo necessário. Isso faz parte de sua habilidade natural. Felizmente, os animais são criados para reconhecer e responder às nossas emoções.

Entretanto, existem certos mecanismos de treinamento que podemos usar. Assim, isso nos ajudará com o sentimento bom e saudável ​​por causa do pet. Uma coisa que você pode fazer é levar seu cão ao treino de apoio emocional.

Cão e a Felicidade

Os animais geralmente podem passar por um programa específico que os ensina a reagir ao fato de o dono ficar chateado. Uma das ações é acender as luzes para acordar o tutor que está tendo um pesadelo. Outra atitude simples é dar beijos quando eles sabem que os donos estão tristes.

Agora que você já sabe que o cachorro sente quando o dono está triste, aceite sua ajuda. Ele vive para te ver feliz, e não o contrário!

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *