Home / Animais / Bicarbonato no Pelo do Cachorro: Para que Serve? Funciona?

Bicarbonato no Pelo do Cachorro: Para que Serve? Funciona?

Os cachorros são um verdadeiro amor para os brasileiros. Nomeado como o melhor amigo do homem, eles se dão muito bem com essa nomeação. Trazem alegria e felicidade para a casa, são carinhosos e muito companheiros. Fofos e cheios de amor a oferecer conseguem melhorar o dia de qualquer pessoa, seja com uma lambida, uma carinha fofa ou apenas te acompanhando em tudo e não te deixando sozinho.

Já que eles são dão carinhosos conosco e definitivamente melhoram nossos dias, vamos retribuir todo esse amor e não vamos deixar que nada de ruim os aconteça. Para isso, temos que cuidar da alimentação deles, da quantidade de exercícios que estão sendo praticados por dia e também da higienização de seus pelos, que devem estar sempre limpos e livre de pragas.

Bicarbonato no Pelo do Cachorro Serve Para que?

E para você que está se perguntado para que serve o uso de bicarbonato de sódio em relação ao seu querido e amado cachorro, nós vamos te explicar isso agora mesmo. O bicarbonato pode ser usado para várias coisas, ele é útil desde a cozinha até a higienização do seu cachorro. Mas já que estamos falando sobre cachorro, vamos deixar as receitas que leva ele para outra hora.

Quando o assunto é cachorro e bicarbonato de sódio, já podemos pensar se tem como dar banho no animal utilizando bicarbonato ou se podemos escovar os dentes deles e deixa-los mais brancos. E a resposta para o seu pensamento é “Sim!”. Esse produto pode ser usado para todas essas coisas e também pode servir para deixar mais limpos os brinquedos do seu querido companheiro.

E esse produto pode ser usado para fazer um shampoo a seco para seu animalzinho, que além de tirar a oleosidade, tem ação bactericida e retira o mau cheiro do pelo. Quando usado esse produto no dente do animal (pegue a escova de dente do seu cachorro e a molhe com água, depois coloque um pouco de bicarbonato nela e escove o dente de seu animal), ele remove a placa bacteriana e elimina o tártaro. E como dizemos, pode ser usado também para limpar os brinquedos do seu cãozinho, é só misturar um pouco de bicarbonato na água morna, deixar agir por alguns minutos e depois enxaguar, depois de fazer esse processo o brinquedo estará como novo e seu cachorro já poderá se divertir de novo.

E Isso Funciona Mesmo?

Para que serve o bicarbonato tanto no pelo de seu cachorro quanto nos dentes e brinquedos você já sabe, agora só faltar descobrir se isso realmente vai funcionar.

O shampoo a seco feito de bicarbonato de sódio realmente funciona para dar banho no seu animal e eliminar a oleosidade e mau cheiro, esse banho também serve para tirar pulgas e carrapatos. Porém não se deve usar muito essa opção, pois apenas o banho com shampoo e água vai remover 100% à sujeira de seu pet. E quando for dar um banho de shampoo e água no seu cachorro, é recomendado que fosse usado um shampoo específico para cachorros, para que não ocorra dele ficar com alergias ou irritações na pele.

Essa solução de shampoo a seco é mais recomendada ser usada apenas em emergências o no inverno, quando estiver muito frio e você achar melhor não molhar totalmente o corpo de seu cachorro, para evitar que ele fique doente ou algo do gênero. Também é recomendado a ser usado em filhotes (até 4 meses), pois eles não possuem um sistema imunológico desenvolvido, e se tomarem um banho com água e shampoo podem correr o risco de ficarem doentes.

Vantagens do Banho a Seco

O banho a seco mesmo que não seja recomendado ser usado muitas vezes seguido (uso mais recomendado no frio ou em emergências) como tudo ele possui suas vantagens. E essas vantagens são:

  • É um banho prático, eles são mais rápidos que os banhos comuns e consomem menos tempo do tutor.
  • Quando o cachorro (ou gato) toma esse tipo de banho, você estará economizando vários litros de água, fazendo bem para o meio ambiente e para o seu bolso que paga a conta também.
Banho a Seco em Cachorro
  • O banho a seco é considerado um banho menos estressante para os cachorros, principalmente aqueles que não gostam muito de entrar em contado com a água.
  • É um banho fácil de aplicar, principalmente quando os cachorros são filhotes, pois basta passar um pouco do produto no pelo do cachorrinho e depois passar um pano limpo, secando-o muito bem depois.

Como Fazer um Banho a Seco Usando Bicarbonato?

Para fazer o banho a seco que estamos falando é muito fácil e rápido. Você irá precisar de apenas três ingredientes, que são: água (em média 1 litro), bicarbonato de sódio ( 1 colher de sopa) e vinagre de álcool (meio copo).

Para preparar essa solução basta misturar os ingredientes em uma vasilha, molhar um pano macio e torce para que ele não fique muito molhado na hora de passar em seu cachorro, e depois é só passar no corpo dele e repetir sempre essa mesma sequência. Se o seu cachorro se encontrar em um estado de muito mau cheiro, não precisa ficar torcendo o pano.

Dica: Para facilitar na hora de dar esse banho a seco no seu cachorro, começa lavando as orelhas e o focinho dele umedecendo um algodão com um produto específico para limpar esses lugares (se não tiver um produto específico, pode ser usado água mesmo). Evite que a água entre dentro do ouvido do seu animalzinho. Depois desse passo limpe as genitálias, barriga e patas de seu cãozinho, usando a solução de bicarbonato. E por fim, lave os pelos e depois os seque. Após dar um banho no seu cachorro, se ele tiver uma pelagem um pouco longa, penteie a pelagem para que não seque e fique embaraçado depois.

Benefícios Desse Banho

Além de deixar seu cachorro limpo e cheiroso. Esse banho traz mais alguns benefícios como, o vinagre é responsável por tirar o mau cheiro e dará um brilho no pelo de seu cachorro, o bicarbonato também serve para tirar odor e limpar.

Quer saber mais sobre o mundo dos cachorros e sua ligação com o bicarbonato de sódio? Então acesse este link: Meu Cachorro Tomou Bicarbonato. E Agora?

Veja também

Qual a Classificação do Carrapato: Reino, Família, Filo e Gênero

O carrapato ou carraça pertencem a três famílias: Ixodidae (que apresenta carraça dura), Argasidae (que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *