Home / Animais / Baleia Bicuda de Cabeça Plana do Norte: Peso, Tamanho e Fotos

Baleia Bicuda de Cabeça Plana do Norte: Peso, Tamanho e Fotos

A baleia-bicuda-de-cabeça-plana-do-norte, cujo nome científico é Hyperoodon ampullatus, também é conhecida como Botinho-do-norte e Baleia-de-bico-de-garrafa, trata-se de um cetáceo encontrado do norte ao meio do Oceano Atlântico, na região do Ártico. O nome científico ampullatus vem da palavra latina ampulla que significa “garrafa” ou “frasco”.

Baleia Bicuda de Cabeça Plana do Norte: Peso, Tamanho e Fotos

Estas baleias medem entre 10 a 12 metros de comprimento e pesam entre  5.800 a 7.500 kg., As Baleias Bicudas de Cabeça Plana do Norte são os maiores membros da família das baleias-de-bico ( Ziphiidae ).

Descrição

Suas cores vão do marrom ao preto dependendo da visibilidade, sendo mais clara na parte inferior. Os bicos são proeminentes e coloridos mais claros que o resto do corpo. Possui uma pequena barbatana dorsal em forma de foice colocada bem atrás do corpo. As baleias-de-nariz do norte têm dois dentes no maxilar inferior, mas só emergem nos machos, distingue-se por uma testa bulbosa que cai abruptamente até a base do bico.

As duas espécies de baleia-de-garrafa no gênero Hyperoodon têm apenas um par de dentes pequenos e cônicos. As Baleias Bicudas de Cabeça Plana do Norte  (Hyperoodon ampullatus) tem um par de cristas acentuadas no crânio (cristas maxilares – uma característica comum entre as baleias-de-bico, especialmente os machos). As cristas maxilares da baleia-de-garrafa do sul ( Hyperoodon planifrons ) é mais modestamente desenvolvida.

Comportamento

Elas são um dos mamíferos de mergulho mais profundos conhecidos, capazes de mergulhar alem dos 1400 mts. de profundidade.  As Baleias Bicudas de Cabeça Plana do Norte  preferem águas profundas e raramente se aventuram em áreas mais rasas que 800 metros.  As baleias-de-nariz do norte são capazes de passar quase duas horas submersas, embora o mergulho habitual seja de apenas dez minutos.  As Baleias Bicudas de Cabeça Plana do Norte nadam a cerca de 5 km por hora. Eles podem, no entanto, chegar a 27 km por hora em sprints curtos.

As Baleias Bicudas de Cabeça Plana do Norte formarão pequenos grupos para se socializarem de 4 a 20 membros. Esses grupos são geralmente segregados por sexo.  Eles são muito amigáveis ​​e curiosos quando se trata de seres humanos.

Comportamento da Baleia Bicuda de Cabeça Plana do Norte

Migrações

As Baleias Bicudas de Cabeça Plana do Norte habita o Oceano Atlântico da Nova Inglaterra , Nova Escócia , norte da Europa , Ilhas Britânicas e Noruega para o norte até a Groenlândia , Islândia , ilha Jan Mayen e o limite do gelo no estreito de Davis . Ele migra para o sul a partir do bloco de gelo no inverno, seguindo o curso de suas presas. Geralmente viajando em vagens de 2 a 10 ou mais, as Baleias Bicudas de Cabeça Plana do Norte não abandonarão um membro com deficiência, o que torna a viagem extremamente vulnerável a caçadores.

Reprodução

As Baleias Bicudas de Cabeça Plana do Norte amadurecem sexualmente por volta dos 8 anos de idade. As fêmeas darão à luz um único bezerro a cada 2 ou mais anos. A época de reprodução ocorre entre abril e agosto, com a gravidez com duração de 12 meses.Quando nascidos, os bezerros têm cerca de 3 metros de comprimento e pesam cerca de 300 kg.

As Baleias Bicudas de Cabeça Plana do Norte vivem cerca de 35 anos. Não há números concretos, mas as estimativas colocam a população das Baleias Bicudas de Cabeça Plana do Norte  entre 10.000 e 45.000 indivíduos. Não há dados suficientes quanto ao seu estado de conservação.

Exploração

As Baleias Bicudas de Cabeça Plana do Norte  foram pesadamente caçadas em torno do início do século XX. Sua disposição amigável fez deles alvos fáceis. Eles também tendiam a ficar perto de outras baleias feridas, ficando presos no processo. O óleo de bottlenose  muito semelhante ao espermacete e conhecido como “óleo de esperma do Ártico” era vendido por um preço mais baixo e mais facilmente do que o óleo de esperma. A pesca da baleia-nariz-de-garrafa atingiu o pico na década de 1890 e novamente na década de 1960.

As baleias-de-nariz do norte, por vezes, ostentam cicatrizes de mordida de tubarão que parecem um pouco com impressões de cortador de biscoito. Não está totalmente claro se as Baleias Bicudas de Cabeça Plana do Norte são mortas por outros animais, apesar de terem sido vistas com cicatrizes de mordidas de tubarão.  Sua dieta inclui lulas, peixes, camarões, pepinos do mar e estrelas do mar.

Espécies de Baleias de Bico:

A Baleia de bico de Arnoux ( Berardius arnuxii ) e a baleia de bico de Baird ( Berardius bairdii ) e os membros de uma terceira espécie, ainda não denominada, do gênero são comumente chamadas de baleias bottlenose gigantes. (Um estudo genético das formas cinzentas e negras da baleia de bico de Baird, realizado em 2016, revelou que a forma mais escura era suficientemente distinta da forma cinzenta para ser considerada uma espécie única.)

As duas espécies nomeadas são as maiores baleias de bico, medindo cerca de 13 mts. de comprimento; a terceira espécie é visivelmente menor, medindo cerca de 7 mts. de comprimento. As espécies estão intimamente relacionadas, diferindo apenas ligeiramente na anatomia. Todos os três têm dois pares de grandes dentes triangulares na ponta da mandíbula , dando-lhes o nome comum adicional de baleias de quatro dentes. Cada dente projeta para cima cerca de 10 cm.

A baleia de Arnoux é encontrada em latitudes médias e altas dos oceanos do sul da Argentina , Ilhas Falkland , Austrália e Nova Zelândia em direção ao sul. Há apenas um encalhe registrado desde o norte até a África do Sul . Esta espécie foi caçada com pouca freqüência. A baleia-de-bico de Baird habita uma parte correspondente do Pacífico Norte, desde o Japão e a península de Baja, ao norte, até o Mar de Okhotsk , as Ilhas Aleutas e o Mar de Bering . A baleia de Baird ainda é caçada na costa do Japão .

O alcance da baleia-de-garrafa do sul estende-se um pouco mais ao norte do que a baleia de Arnoux. Tem sido freqüentemente observado perto da África do Sul, Argentina, Uruguai , Ilhas Falkland, Sri Lanka , Austrália e Nova Zelândia e às vezes se desvia para o norte do sul do Brasil. Ocasionalmente, os baleeiros abateram esta espécie.

 

Veja também

O Que são Fungos Demáceos? E Os Dimórficos?

O homem está constantemente exposto a fungos. A maioria tolera essa exposição sem consequências enquanto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *