Home / Animais / Alimentação da Joaninha: O que Elas Comem ?

Alimentação da Joaninha: O que Elas Comem ?

As joaninhas são insetos belíssimos e que chamam a atenção por onde passam. A tradicional coloração vermelha com bolinhas pretas é inconfundível e, apesar de ser muito representativa, não é a única coloração possível para estes insetos, os quais também podem apresentar carapaça nas cores verde, amarelo, cinza ou outras tonalidades. Nesta carapaça, estão armazenadas as suas asas.

Apesar de algumas espécies serem mais populares, ao todo existem quase 6.000 espécies de joaninhas, as quais estão distribuídas em aproximadamente 360 gêneros.

Em relação às característica e comportamentos da joaninha, é importante considerar que seus hábitos alimentares possuem grande importância dentro do cenário ecológico.

Mas afinal, como é a alimentação da joaninha ? O que elas comem ?

Pois bem, venha conosco e descubra.

Boa leitura.

Características Físicas da Joaninha

Joaninha na Natureza
Joaninha na Natureza

Estes insetos possuem o corpo bem redondo ou semiesférico, no qual estão presentes antenas curtas e cabeça pequena. Também contam com 6 patas, assim como asas membranosas. As asas estão resguardadas dentro da carapaça quitinosa.

O comprimento varia de acordo com a espécie, mas, geralmente, está compreendido entre 0,8 milímetros a 1,8 centímetros (variação significativa).

Além do comprimento, as espécies também podem ser distinguíveis entre si por características como o padrão de cores e pintas presentes na carapaça.

Alimentação da Joaninha: O que Elas Comem ?

Joaninha no Jardim
Joaninha no Jardim

As joaninhas são insetos que curiosamente alimentam-se de outros insetos, podendo incluir no cardápio também os ovos destes insetos.

Os hábitos alimentares da joaninha influenciam diretamente o ecossistema. Para muitas culturas agrícolas, desempenham papel regulador e podem contribuir inclusive para a fertilidade do solo.

De modo geral, as joaninhas alimentam-se de insetos, pólen e néctar (sendo que a alimentação à base de insetos é hegemônica dentre as espécies). Um inseto muito presente neste contexto é o pulgão, o qual perfura o tecido vegetal sugando a seiva.

As joaninhas auxiliam a manter a população de pulgões sob controle. Desta forma, podem ser introduzidas, inclusive, em culturas nas quais busca-se uma alternativa ao uso de agrotóxicos.

As joaninhas podem ingerir o pulgão tanto na forma adulta como em larva. Acredite se quiser, mas cada joaninha possui capacidade de comer mais de 50 pulgões por dia.

Quais Animais se Alimentam de Joaninhas ? Quem São Seus Predadores ?

Conheça os Predadores das Joaninhas
Conheça os Predadores das Joaninhas

Insetos maiores, assim como pássaros e anfíbios estão na lista de predadores da joaninha.

Muitas espécies contam com mecanismo de defesa específicos, tais como liberação de um líquido amarelo com odor desagradável, assim como cores que vibrantes que sugerem que são insetos venenosos. Ao liberar o líquido amarelo, a joaninha também pode deitar com o abdômen para cima, de modo a sugerir que está morta- desviando assim a atenção do predador.

Como Ocorre a Reprodução das Joaninhas ?

Tudo Sobre a Reprodução das Joaninhas
Tudo Sobre a Reprodução das Joaninhas

As joaninhas não são insetos hermafroditas (dioicos), logo existem machos e fêmeas. Para muitas espécies, há dimorfismo sexual, seja em relação ao tamanho ou à tonalidade.

A fecundação é interna e ocorre mais de uma vez por ano.

Em cada postura de ovos, podem ser depositados de 10 a 1.000 unidades, colocadas de forma agrupada em folhas ou caules de vegetais (locais considerados próximos à fontes de alimentos, ou seja, aos insetos que parasitam as plantas).

Ciclo de Vida da Joaninha: Etapas de seu Crescimento e Desenvolvimento

As larvas eclodem dos ovos após um período de 4 a 10 dias. Este período pode variar conforme a espécie de joaninha, mas também é influenciado por fatores externos, tais como a temperatura do ambiente. Em locais de clima tropical, por exemplo, ou durante períodos quentes do ano, é natural que o tempo até a eclosão seja mais curto.

Ao observar uma larva de joaninha, nota-se que as mesmas são muito diferentes dos indivíduos adultos, uma vez que apresentam corpo alongado, bem como coloração escura.

É comum que as larvas troquem periodicamente o seu exoesqueleto à base de quitina. Cada uma dessas trocas recebe o nome de “ecdise” ou “muda”. Estima-se que ocorram entre 4 a 7 mudas- processo considerado essencial para o crescimento e desenvolvimento dos artrópodes.

Ciclo da Vida das Joaninhas
Ciclo da Vida das Joaninhas

Mas a larva não vai automaticamente para a fase adulta, uma vez que ainda precisa transformar-se em pupa. Dependendo da espécie, esta transformação ocorre após uma semana ou 20 dias. Para transformar-se em pupa, é preciso que a larva se fixe a um substrato, o qual, na maioria das vezes, corresponde à superfície de caules e de folhas.

A joaninha pode permanecer como pupa até um período aproximado de 10  dias, todavia, este tempo também pode variar conforme a espécie e condições ambientais.

Logo que a joaninha sai da pupa, ainda apresenta um exoesqueleto mole e vulnerável, dessa forma, é comum que a joaninha permaneça imóvel nos primeiros minutos, até que seja capaz de voar.

Há poucas discussões sobre a expectativa de vida de uma joaninha, contudo esse período é curto (como a maioria dos insetos). No caso, está compreendido entre 3 a 9 meses.

Curiosidades Sobre as Joaninhas que Você Provavelmente Não Sabia

Existem informações do mundo animal que são bastante intrigantes e nos fazem questionar como alguém conseguiu descobrir. Uma dessas informações é a de que as joaninhas são capazes de bater as suas asas em até 85 vezes por segundo. Fato curioso, principalmente considerado que tais asas permanecem a maior parte do tempo escondidas.

Outra curiosidade é que é possível encontrar espécies de joaninhas que possuam cores ‘atípicas’, como, por exemplo, cinza, branco ou marrom.

Mesmo sendo improvável, as joaninhas hibernam durante o inverno.

Assim como ocorre com muitos animais, a joaninha também carrega certas simbologias. Na China, por exemplo, simboliza boa sorte. Já na França, está ligada à transformação e renovação de vida.

*

Gostou do artigo ?

Este tópico foi útil para você?

Você também pode contribuir com o site deixando a sugestão de temas que gostaria de ver por aqui, basta usar a caixa de comentários abaixo deste texto.

Mas, não precisa ir embora. Pode continuar navegando por outros tema de nossa biblioteca.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

BRITES, A. D. Uol Educação. Joaninhas: Inseto é um predador voraz. Disponível em: < https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/joaninhas-inseto-e-um-predador-voraz.htm#>;

Estudio. Algumas curiosidades sobre as joaninhas! Disponível em: < https://estudioweb.com.br/joaninhas/>;

Green Me. Joaninha- Por que ela é considerada Símbolo da Sorte ? Disponível em: < https://www.greenme.com.br/viver/arte-e-cultura/66645-joaninha-por-que-ela-e-considerada-simbolo-da-sorte/#>;

Veja também

O Leite de Vaca Possui Caseína

Pode Dar Leite de Cabra para APLV ?

APLV é uma sigla que significa alergia a leite de vaca. Neste quadro, o sistema …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *