Home / Animais / O que é Cabrito ?

O que é Cabrito ?

Cabras, bodes e cabritos são expressões popularmente conhecidas para referirem-se aos caprinos. A diferenciação está no fato de que são utilizadas terminologias diferentes para os indivíduos machos, fêmeas e novilhos. Desta forma, os cabritos seriam os indivíduos mais jovens que ainda não atingiram a fase adulta.

Esta diferenciação de terminologias também é observada em relação às ovelhas (Gênero Ovis). Apesar da nomenclatura “ovelha” ser a mais popular, é utilizada apenas para referir-se à fêmea adulta. Machos adultos são chamados de carneiros e os filhotes recebem a denominação de cordeiros.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre o cabrito, mais especificamente, assim como sobre as características das cabras e bodes de um modo geral.

Então venha conosco e boa leitura.

Classificação Científica das Cabras, Bodes e Cabritos

O Cabrito é um Caprino
O Cabrito é um Caprino

Estes ruminantes obedecem à seguinte estruturação científica:

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Mammalia;

Ordem: Artiodactyla;

Família: Bovidae;

Subfamília: Caprinae;

Gênero: Capra.

A ordem taxonômica Artiodactyla abriga os famosos ‘mamíferos ungulados’ (ou mamíferos com casco) Tal grupamento é muito diversificado e conta com um total de quase 220 espécies, sendo grande parte de muita importância econômica para o homem- a exemplo da cabra, boi, porco e outros. Dentre desta ordem, também é possível encontrar uma subordem (na qual as cabras estão inclusas) de nome Ruminantia. Os ruminantes possuem aparelho digestivo especializado na digestão da celulose, contando com 4 câmaras estomacais, além disso, também regurgitam o pasto para ingeri-lo e digeri-lo novamente.

Na família Bovidae, boa parte dos mamíferos ruminantes que a constituem são considerados animais domésticos, no entanto, também é possível encontrar ruminantes selvagens (como é o caso dos bisontes e antílopes). Atualmente, a maior concentração de bovídeos está presente no continente africano, mas, de um modo geral, esta família é bem distribuída geograficamente, sendo ausente apenas na Austrália. Neste grupamento, é possível encontrar desde indivíduos que pesam mais de 1 tonelada e medem mais de 2 metros de altura (ao nível  do ombro), até indivíduos que pesam apenas 3 quilos e são quase do mesma altura (no caso, ligeiramente mais altos) do que os gatos domésticos.

Cabras e ovelhas pertencem à mesma subfamília, a qual recebe o nome de Caprinae. Neste grupamento, também está presente um curioso bovídeo selvagem de nome íbex (nome científico Capra ibex), o qual conta com longos cornos curvados que podem medir até 1 metro de comprimento (mas que, no entanto, estão presentes apenas nos machos).

Por fim, as cabras (e seus correlatos) pertencem ao gênero Capra, grupamento que também abriga o bovídeo íbex citado acima.

Gênero Capra: Características Gerais

Gênero Capra
Gênero Capra

Bodes e cabras são territoriais e adaptados para locomoção em terrenos íngremes e montanhosos. Esse fator é mais um diferencial em relação às ovelhas, uma vez que as mesmas são adeptas dos terrenos mais planos.

Cabras, bodes e cabritos possuem chifre. Curiosamente, as barbichas também estão presentes nos dois sexos.

Em relação às cabras, mais especificamente, é comum que estas sejam mais agressivas com predadores, assim como possuam maior chance de sobreviver quando inseridas em rebanho do que quando estão sozinhas ou isoladas. Curiosamente, as cabras também podem ser inseridas em um rebanho de ovelhas.

Estes ruminantes possuem grande curiosidade e inteligência. O adestramento para a realização de tarefas como puxar carroças ou outras atividades não é um processo dificultoso. Possuem excelente coordenação motora e senso de equilíbrio, sendo capazes até mesmo de escalar árvores.

Na alimentação, possuem preferência por arbustos, ervas daninhas e moitas.. Neste contexto, cabem algumas considerações importantes. Por mais que pareçam inofensivas, o consumo de árvores frutíferas pode ser fatal para as cabras. O risco de morte também pode estar presente quando há mofo na alimentação. Efeitos prejudiciais também podem ser observados no consumo de silagem de milho.

O Que é Cabrito ?

O Cabrito é FIlhote da Cabra
O Cabrito é FIlhote da Cabra

Entende-se por cabrito, a cria da cabra. Este termo é atribuído para machos e fêmeas, os quais só recebem denominação específica com a chegada da fase adulta.

Acredita-se que a carne de cabrito seja carne vermelha mais saudável do mundo. O abate ocorre geralmente entre os 4 a 6 meses de idade, gerando uma carcaça com pesagem de 12 quilos. Caso o cabrito seja abatido entre 2 aos 3 meses de idade, sua carcaça poderá pesar entre 4 a 6 quilos.

O cabrito que é abatido quando ainda é um lactente pode ser denominado “cabrito-mamão”. Este ‘tipo especifico’ vem substituindo o leitão e o peru nas festas de fim de ano.

A carne de cabrito possui um sabor característico que é muito valorizado dentro da culinária, mas também possui uma série de vantagens nutricionais, as quais incluem alta digestabilidade; baixo teor de calorias, gorduras e colesterol; assim como grande concentração de proteínas e Ferro. Neste contexto, o que chama a atenção é que as demais carnes vermelhas geralmente não contam com boa digestabilidade e nem com baixo teor de gorduras.

A carne de cabrito é, inclusive, recomendada para pacientes cardíacos e diabéticos. De modo geral, a carne caprina possui 40% menos gordura saturada do que a carne de um frango sem pele, por exemplo.

Os Estados Unidos são atualmente os maiores compradores de carne de cabrito. Dentro do país, este produto é altamente procurado e valorizado, sendo considerado uma carne light e gourmet. Além dos EUA, a carne de cabrito também está sendo inclusa no cardápio de locais como a Ásia, Oceania e Europa.

Aqui no Brasil, o consumo desta carne ainda é pouco comum. Em São Paulo, é consumida pelas comunidades italianas, judaicas, árabes e portuguesas.

Interesse Comercial na Domesticação/ Venda de Cabras, Bodes e Cabritos

Acredita-se que o processo de domesticação das cabras e afins iniciou-se junto com as ovelhas, em um período de aproximadamente 10.000 anos atrás.

Tal domesticação teria se iniciado em um território que hoje corresponde ao Norte do Irã, com a finalidade de consumo do couro, carne e leite. Em relação ao couro, mais especificamente, este foi muito popular na Idade Média para confecção de bolas de água e vinho, bem como de base para a escrita.

Alguns queijos específicos requerem a utilização de leite de cabra, como é o caso dos queijos Feta e Rocamadour.

No estado americano de Colorado, mais precisamente na cidade de Boulder, as cabras já foram utilizadas para limpar terrenos, removendo as ervas daninhas.

*

Depois de conhecer um pouco mais sobre os caprídeos, que tal continuar por aqui conosco para visitar outros artigos do site ?

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Mundo Educação. Cabra (Gênero Capra). Disponível em: < https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/cabra.htm>;

Revista de Política Agrícola. GUIMARÃES, C. Cabrito, a carne vermelha mais saudável do mundo. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/167210/1/Cabrito-a-carne-vermelha-mais-saudavel.pdf>;

Wikipédia. Caprinae. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Caprinae>;

Veja também

O Leite de Vaca Possui Caseína

Pode Dar Leite de Cabra para APLV ?

APLV é uma sigla que significa alergia a leite de vaca. Neste quadro, o sistema …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *