Home / Plantas / Cuidados e Precauções com o Barbatimão Para Corrimento Vaginal

Cuidados e Precauções com o Barbatimão Para Corrimento Vaginal

Nem sempre o corrimento vaginal é natural e bom, dependendo do aspecto, pode ser um alerta que seu corpo está emitindo dizendo que algo não vai bem, que saber como resolver? Acompanhe:

O Que É Barbatimão

O Barbatimão é uma árvore que cresce até 4 ou 5 metros. Também conhecida como ubatima. Seu nome científico é Stryphnodendron adstringens.

Sua casca é grossa, seca e tem poucas folhagens. A parte mais importante para a medicina é a casca apesar das folhas servirem para algumas coisas também.

Era muito utilizada pelos índios, tornou-se medicação alternativa por conhecimento popular, o que incentivou diversas pesquisas, e hoje, a ciência farmacêutica comprova sua eficácia e suas utilidades. Estando presente em remédios e pomadas para pele e machucados.

Tirando as sementes, a árvore é completamente útil. Desde suas folhas até seu tronco.

É um forte cicatrizante, adstringente (como já diz o nome científico), antifúngica, anti bactericida, anti-inflamatória, anti-hemorrágica, antisséptica, analgésica e tônica.

A folhas servem para compressas em feridas. A casca contém a maior parte das propriedades, além da tintura forte e também útil para o mercado.

Chá de Barbatimão: Funciona?

Já existem várias pesquisas e experimentos que comprovam as propriedades milagrosas dessa planta. Passou de uma crença popular para pesquisas e utilidades farmacêuticas. Então, sim! Está liberado.

O corrimento vaginal é causado por bactérias que se proliferam. A ação antibacteriana do barbatimão é muito certeira e útil para esse problema.

A indústria farmacêutica ou até farmácias de manipulação já incluem a planta em seus produtos de lavagem íntima. Suas propriedades são realmente fortes e eficazes.

Há diversos relatos e comprovações de que o chá tem efeitos rápidos e aliviantes contra dores, coceiras, inflamações, vermelhidão, etc.

Corrimento Vaginal: O Que É

O corrimento é um líquido vaginal. Normal e natural dependendo da sua cor, e por quanto tempo é expelido.

  • Corrimento Transparente: No período fértil feminino, o corrimento é normal e natural. Deve ser transparente, inodoro e líquido. Também deve desaparecer em seis ou sete dias, naturalmente.
  • Corrimento Rosado: Você pode estar esperando um bebê! Muito comum no começo de gestações, seguidos de cólicas. Desaparece naturalmente.
  • Corrimento Marrom: Infecções mais graves, cheiro forte, dores e pode até ter sangue. Procure rapidamente um especialista.
  • Corrimento branco: odor, ardência, dores, coceira, acompanhados da cor branca, pode significar que algo não vai bem. Esse aspecto é sinal de infecções e inflamações.
    Mulher Sofrendo Com Corrimento Vaginal
    Mulher Sofrendo Com Corrimento Vaginal

Caso você tenha identificado algum desses, fique tranquila! É comum e todas as mulheres, e até alguns homens e passam por isso. Estamos aqui para te ajudar a entender o que está acontecendo.

Chá De Barbatimão Contra Corrimento Vaginal

As propriedades que se sobressaem contra o corrimento vaginal são a antibacteriana e fungicida. Indo de encontro com as bactérias e fungos que desregulam a flora vaginal feminina.

Antes de qualquer coisa, é necessário identificar qual o seu tipo de corrimento.
Caso seja o natural, não é necessário combate-lo. Se estiver fora do comum, siga as dicas:
O método para combater o corrimento é com o chá de barbatimão:

 Ingredientes:

  • Água;
  • Barbatimão em casca ou em pó.

Modo de Preparo:

  • Numa caneca, ou num bule, coloque 1 litro de água.
  • Adicione uma colher de chá de barbatimão;
  • Depois de começar a ferver, deixe cozinhar por 10 minutos;

Deixe descansando por 5 a 10 minutos e… Está pronto!

Uso externo: Utilize para compressas, banhos, e lavagens vaginais. 2 a 3 vezes ao dia.

Cuidados e Precauções Vaginais

  • Evite usar roupas muito apertadas;
  • Evite usar roupas úmidas;
  • Opte sempre por calcinhas de algodão e calças confortáveis;
  • Mantenha suas partes íntimas sempre limpas e secas;
  • Após relações sexuais, cuide-se.

Cuidados e Precauções Com o Barbatimão

Essa árvore realmente apresenta diversas vantagens medicinais, porém, não é recomendado altas doses ou o uso prolongado por sua toxidade.

Pode atacar sistema digestivo, alterar propriedades sanguíneas e até causar aborto. Mas calma, isso são as altas doses.

Em grande quantidade, pode diminuir a capacidade do organismo de reter ferro.

Além disso, as sementes da árvore são altamente toxicas e venenosas. Em caso de ingestão é necessário procurar um especialista e fazer a limpeza gástrica o mais rápido possível.

Não aplique o uso interno em crianças!

Informações e Curiosidades Sobre o Chá de Barbatimão

Saco de Chá de Barbatimão
Saco de Chá de Barbatimão
  • O chá de barbatimão foi testado em pacientes que ficam muito tempo acamados e criam feridas, os resultados foram incríveis;
  • Além do corrimento vaginal, o chá de barbatimão tem a fama de ‘apertar’ a vagina, por isso também é chamado de ‘casca da virgindade’
  • Em pacientes com câncer, foi aplicado o chá sobre as queimaduras causadas por radiografias. O resultado foi: nenhuma dor ou feridas graves.
  • O chá de barbatimão é muito bom para a pele. Combatendo a acne.
  • A planta e suas cascas pode ser encontrada em lojas de produtos naturais
  • Infelizmente, por ser uma árvore típica do cerrado (bioma com pouca vegetação) essa espécie valiosa corre risco de extinção.
  • A planta é muito usada para tratar de dores e feridas. Muito comum ser utilizada por quem tem diabetes. Por seu efeito cicatrizante.
  • Pode ser um antídoto contra de víboras e animais venenosos.
  • O chá tem uma má reputação em algumas regiões por ser usado por prostitutas. Pois promete apertar a vagina.
  • Inflamações na garganta também podem ser combatidas com o Chá de Barbatimão. Gargarejos periódicos com a receita do chá pode amenizar inflamações na garganta.
  • O gargarejo pode auxiliar no fortalecimento da gengiva e dos dentes.
  • O Chã de Barbatimão tem poder angiogênico, ou seja, ele faz crescer novos vasos sanguíneos. Isso também acelera a cicatrização de uma ferida.

Considerações

Assim como qualquer medicina alternativa ou receitas da intenet. É muito importante procurar um especialista ou médico caso os sintomas persistam, ou mesmo antes de tomar qualquer decisão sobre o que aplicar ou não. O Chá de Barbatimão é forte, então seus sintomas e efeitos colaterais também são graves. Procure sempre um médico caso note qualquer coisa fora do comum.

O uso é liberado em doses corretas para milhares de doenças e condições. Apesar disso, qualquer mudança ou efeito colateral deve ser acompanhado por um médico. Se notar qualquer coisa fora do comum procure um imediatamente.

 

Veja também

Quais os Males que a Chia Pode Causar?

A chia (nome científico Salvia hispanica L.) é uma semente que vem se tornando bastante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *