Home / Plantas / Tudo Sobre a Planta Welwitschia: Características da Flor e Fotos

Tudo Sobre a Planta Welwitschia: Características da Flor e Fotos

Hoje vamos falar sobre mais uma planta curiosa e diferente, se você gosta de conhecer sobre diversas plantas diferentes fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação importante.

Tudo Sobre a Planta Welwitschia

Nome Científico  – Welwitschia mirabilis

Essa planta de nome difícil faz parte de um gênero da qual ela é a única espécie, ela é uma planta verde que produz sementes, mas não produz frutos. É comumente chamada por seu nome vulgar polvo do deserto, ela só pode ser encontrada no deserto da província de Namibe que fica na Angola. Essa planta é uma espécie sem verdadeiras flores, que estão dentro da classe Gnetophyta.

Características da Flor Welwitschia

Flor Welwitschia
Flor Welwitschia

Essa é uma espécie de planta cobre – solo, ela possui um caule lígneo que não cresce, uma grande raiz na vertical e possui apenas duas folhas, os primeiros pares embrionários da semente, suas folhas tem o formato de fita e são largas, elas nunca param de crescer pois possuem tecidos vegetais com essa função. Ao longo do tempo, por ter o crescimento contínuo essas folhas podem ultrapassar 2 m de comprimentos, por isso podem ficar com suas extremidades maltrapidas. Ainda não se sabe exatamente sobre a expectativa de vida dessa planta, mas acredita-se que ela possa ultrapassar os 1000 anos de vida.

Essa planta tem os sexos separados em indivíduos diferentes, em resumo existe a planta do sexo feminino e outra do sexo masculino.

Ela foi classificada inicialmente assim como pinheiros e outras plantas similares como uma condutora de seiva e que não produz frutos, somente sementes. Nos dias de hoje foi reclassificada como uma Gnetophyta, um grupo de plantas de cor verde que geram sementes.

É a única de sua espécie, por isso não tem parentes próximos, os pinheiros são os que mais se encaixam. Elas possuem características contrárias, que não fazem sentido  estar em uma mesma planta.

Mesmo vivendo no deserto, essa planta é capaz de embeber através de suas folhas a água do orvalho. Ela ainda tem o seu funcionamento similar a ervas suculentas como os cactos. A Welwitschia possui um processo chamado CAM, essa é uma forma singular de fotossíntese própria de plantas de clima seco, dessa forma ela consegue diminuir a perda de água. Para isso as suas folhas ficam com seus estômatos fechados durante o dia, impedindo o suor. Já no período noturno eles são abertos recebendo o dióxido de carbono que é preciso para a fotossíntese, ele é guardado como ácido málico e isocitrato dentro de seus vacúolos que servem para armazenar substâncias. No outro dia estes ácidos liberam CO2 que se transforma em glicose, o processo é chamado de Ciclo de Calvin-Benson.

Curiosidades Sobre a Flor Welwitschia

  • Essa é uma planta de características muito singulares, possui um crescimento muito lento, por esse motivo também já é considerada uma espécie ameaçada de extinção, ela é tão antiga que já existe há uns 225 milhões de anos. 
  • Se sabe ainda muito pouco sobre ela, alguns pesquisadores acreditam que na Angolas elas possam ter algum tipo de proteção por conta das minas terrestres que protegem a região, o que não acontece na Namíbia, mas não tem nenhuma comprovação científica desta informação.
  • Essa planta pode ser cultivada através de suas sementes, para germinarem precisam ficar úmidas e receber muito calor nas primeiras semanas. Mas saiba que encontrar uma semente saudável da Welwitschia não é para qualquer pessoa. As sementes que são encontradas livremente nos campos geralmente estão contaminadas por esporos de fungos de um fungo muito comum na contaminação de alimentos chamado Aspergilus niger, por isso essas sementes assim que germinam já apodrecem. Para encontrar uma semente saudável é necessário encontrar uma fonte saudável de cultivo, o lugar mais famoso é o Kirstenbosch National Botanical Garden que fica na África do Sul.
  • O seu nome foi uma homenagem ao botânico que a descobriu, o nome em africânder é tweeblaarkanniedood, a tradução é duas folhas que não podem morrer.

Qual a Planta Mais Resistente do Mundo?

Flor Welwitschia
Flor Welwitschia

Saiba que a Welwitschia é considerada a planta mais resistente do mundo, pois ela é capaz de sobreviver tranquilamente por milhares de anos, e conseguir isso em um ambiente completamente inabitável que é o caso do deserto do Namibe que fica na África.

Algumas regiões do deserto do Namibe são presenteadas com menos de 5 cm de água a cada ano, nenhuma planta seria capaz de sobreviver, mas Welwitschia consegue.

As espécies de plantas mais antigas do mundo têm cerca de 3 mil anos, quando a maior parte das plantas podem viver cerca de 1.000 anos.

Como se Explica essa Resiliência?

Alguns estudos de botânicos interessados contam que houve um erro na divisão celular dessa planta há 86 milhões de anos atrás, em um período muito longo de seca em seu habitat fez com que seu DNA fosse duplicado. Ele explica que essa duplicação costuma acontecer em situações de “desespero” da planta. Mas quando ela passa a ter duas vezes seu material genético passa a precisar de mais energia para viver, ainda mais em um ambiente desses. O pior é que muitos genomas dessa planta são de DNA não úteis e ruins, eles encontraram uma quantidade gigante deles na planta que datam 2 milhões de anos, certamente por conta do estresse que ela sofreu.

Curiosamente, os genomas dessa planta conseguiram frear o DNA ruim para tentar se salvar. De alguma forma ela conseguiu reduzir “o custo” de energia para se manter viva.

Outras descobertas aconteceram ao longo do tempo, descobriram que a planta tinha outros ajustes genéticos dentro das suas folhas. Normalmente as folhas nascem dos ápices do seu galho e caule. Mas no caso dessa planta, elas não saem dali, mas sim de outros tecidos vegetais que geram células novas.

Todos esses ajustes genéticos da Welwitschia foram uma tentativa de sobrevivência em um ambiente completamente hostil, em clima completamente desfavorável. Essa planta foi resiliente a todo esse estresse que sofreu e conseguiu se tornar a planta mais resistente do mundo.

Veja também

Lobélia-Azul

Tudo Sobre a Flor Lobélia-Azul: Características e Nome Cientifico

Hoje vamos falar sobre uma planta chamada Flor Lobélia Azul bem linda, então se você …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.