Home / Plantas / Qual é a Planta que Não Precisa de Terra?

Qual é a Planta que Não Precisa de Terra?

Quando pensamos em ter uma planta na nossa casa, logo pensamos em tudo o que precisamos para cuidar dela. Imediatamente vem na cabeça que precisamos de vaso, espaço, água, iluminação, adubo e terra, não é verdade? Isso não é uma resposta errada, geralmente é isso mesmo que elas precisam. Mas acredite, existe uma espécie que vive muito bem sem terra. Curioso não é verdade. Então fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.

Qual é a Planta que Não Precisa de Terra?

Air Plant
Air Plant

Essa espécie curiosa é conhecida como Air Plants, que na tradução ao pé da letra significa Plantas de Ar.  Esse novo gênero de planta é famoso por não precisar de terra. A sua popularidade vem crescendo cada dia mais, na internet as pessoas estão todas surpreendidas e achando incrível as plantas que são criadas dentro de vidros vazios. Algumas ficam em pendentes outras até mesmo cultivadas dentro de pedras preciosas.

Essas plantas são em grande parte do tipo que se apoiam em outras plantas para viver, mas elas servem somente de apoio. Ou seja, elas não retiram nutrientes das outras plantas, apenas se apoiam. Essa espécie também não precisa de raízes, pois seus nutrientes estão todos concentrados nas suas folhas. Incrível não é mesmo? Eu bem que gostaria de uma planta dessa na minha casa.

Saiba Mais Sobre as Air Plants

Agora vamos conhecer um pouco mais a fundo sobre essa planta. Saiba que inclusive o gênero compreende algumas espécies diferentes de Air Plants, hoje vamos apresentar 6 delas para vocês.

A espécie faz parte do gênero Tillandsia, o seu nome foi escolhido a dedo para representar o ser cultivo. Se você reparar bem vai perceber que elas lembram bastante as bromélias, isso não é à toa já que fazem parte da mesma família. Existem um número imenso de espécies de Air Plants, são mais de 500. Com tantas variedades fica fácil esbarrar com qualquer uma delas por aí, e elas são únicas, cada uma com sua particularidade. Essa espécie é originária das Américas, podem ser encontradas em todas elas.

As plantas flutuantes, se assim podemos chamar, vivem suspensas tranquilamente, desde que tenham onde se apoiar. Mas saiba que ela não é uma planta parasita, pois não causa nenhum problema para as plantas próximas. O que sabemos é que essa planta demanda bastante umidade e luz, mas como existem uma infinidade delas é preciso saber de onde ela veio para entender melhor como lidar com ela. Pois podem ser encontradas em florestas tropicais onde há muita chuva até em regiões muito áridas. Essa é a única forma de saber como tratar a sua planta, e tentar reproduzir o habitat dela na sua casa. Existe um consenso que afirma que a maioria dessas plantas não tolera receber sol de forma direta, por isso entendemos que a melhor forma de cultivar essa espécie é mantê-las em varandas ou até dentro de casa, desde que o cômodo seja bem iluminado.

Manutenção da Air Plant

Manter essa planta não é uma tarefa difícil, já que ela não precisa de um solo todo preparado já que reduz muito o trabalho. A melhor forma é adquirir um borrifador para molhar as suas folhas.

Caso a sua planta venha de um local de clima árido, elas costumam ser mais esbranquiçadas, o ideal é regar de 15 em 15 dias. Mas se ela veio de um clima tropical, geralmente são mais verdes e brilhantes, pode fazer a rega uma vez por semana.

Não ter raízes não quer dizer que essa planta não precise de adubação. Mas nesse caso você vai precisar utilizar um método chamado adubação foliar. Nada mais é que um fertilizante nutritivo cheio de macro e micro nutrientes que serão borrifados nas folhas da planta.

Quando cultivada ao ar livre não precisa ser adubada frequentemente. Mas caso você opte por deixar a sua planta dentro da sua casa  vai precisar adubar com mais frequência, faça uma boa diluição do produto e realize o processo de 6 em 6 meses.

Onde Cultivar uma Air Plant?

Essa é a parte mais divertida quando se escolhe uma Air Plant, já que elas não necessitam de vasos para serem cultivadas como as outras espécies, você pode brincar com a sua criatividade e testar diversas formas para deixar a sua casa ainda mais charmosa. 

Elas podem ser cultivadas de diversas maneiras, em recipientes diversos. Algumas ideias são colocadas suspensas em naylon, em arames, em volta de troncos, dentro de vidros charmosos criando terrários.

Quanto Custa uma Air Plant?

Existem muitas espécies diferentes, por esse motivo o valor delas pode variar bastante. Em média, os valores variam de R$15 a R$45,00.

Espécies

  • Tillandsia Stricta – Essa espécie é muito normal no sudeste do Brasil. Ela é delicada e possui folhas finas, produzem flores de cor roxa e rosa. Gostam de umidade.
  • Tillandsia Tricholepis – Muito comum no nosso país ela é bem pequena. Muitas pessoas podem confundir essa espécie com suculentas ou até mesmo com alguns tipos de pragas. Ela aprecia umidade e ficam perfeitas dentro de terrenos.
  • Tillandsia Pohliana – Essa espécie diferente das outras pode ser exposta ao sol. Comparadas às outras que citamos essa é a maior de todas, geram lindas flores amarelas. São bem resistentes e não exigem grande quantidade de água.
  • Tillandsia caput medusae – Mais uma opção de fácil cultivo que você não vai se arrepender. Ela é popularmente chamada de Tillandsia por algumas pessoas. As suas folhas têm uma característica muito própria, é como se fosse pelinhos bem curtinhos que recobrem as folhas, ou podemos dizer também que tem algumas escamas sob a folha, de qualquer forma é ela que confere um toque aveludado ao toque. Só cuide para não expor essa espécie a muito frio, ela não tolera climas muito frios.
  • Tillandsia ionantha – Uma versão multicolorida, são delicadas e densas. São muito fáceis de serem cultivadas e se multiplicam muito facilmente, são perfeitas para quem está começando agora.
  • Tillandsia cyanea – Essa talvez seja a mais popular de todas, faz muito sucesso aqui no nosso país. Se você do tipo mais conservador saiba que essa espécie também pode ser cultivada em vasos, basta utilizar o mesmo substrato de orquídeas.                           

Veja também

Lobélia-Azul

Tudo Sobre a Flor Lobélia-Azul: Características e Nome Cientifico

Hoje vamos falar sobre uma planta chamada Flor Lobélia Azul bem linda, então se você …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.