Home / Plantas / Qual é a Fruta Mais Rara do Brasil?

Qual é a Fruta Mais Rara do Brasil?

Que o nosso país é rico em fauna e flora a gente já sabe, mas algumas pessoas se confundem e nem sabem identificar por exemplo quais são as nossas frutas nativas e quais são as importadas dentro do supermercado. Além disso, temos também frutas um tanto quanto raras por aqui, e é isso que a gente vai descobrir hoje nesse post.

Por aqui a natureza impera e nos oferece tudo o que precisamos. Somos detentores de frutas nacionais deliciosas, cheias de vitaminas e benefícios para nós. O que acontece é que o Brasil é muito diverso, e por isso a gente acaba não conhecendo todas elas, existem frutas que só surgem em determinada região, por isso nem todas estão disponíveis para geral no comércio. Além disso, ainda tem a questão da sazonalidade. Trouxemos hoje uma lista de algumas frutas especiais para nós e que ainda não se popularizou, anote, pois você não vai querer deixar de experimentar, não é verdade?

Qual é a Fruta Mais Rara do Brasil?

É difícil eleger apenas uma fruta, já que existem uma diversidade de frutas nativas daqui. 

Ibatinga

Ibatinga
Ibatinga

Vamos começar por essa fruta exclusiva da Mata Atlântica, pouco conhecida e que consta atualmente na lista de frutas ameaçadas de extinção, é uma pena. Essa fruta surge de uma árvore de pequeno porte, ele não deve ultrapassar os 5 metros de altura. É tão rara que só pode ser encontrada em uma região muito específica da Mata Atlântica e não por toda a sua extensão, estão localizados em uma parte do RJ e na Serra da Mantiqueira fazendo divida entre os estados de MG e SP.

Ela tem uma coloração verde, e mesmo quando amadurece ela não muda de cor, assim fica bem difícil descobrir que ela já está pronta para o consumo. É uma fruta doce e com toque ácido, a parte interior é macia e meio líquida. Para descobrir se está madura, os nativos desenvolveram uma técnica, eles olham bem para sua casca, ela só é colhida para consumo quando tem uma aparência mais aveludada. Ela pode ser consumida assim mesmo, ou servir de ingrediente para sorvetes, para doces, geleias e etc.

Além de gostosa é uma fruta super benéfica para o ser humano, fornece vitamina C, complexo B, nos entrega cálcio, também fósforo e ferro. Saiba que essa planta também já foi utilizada para funções medicinais, eles ferviam a água e colocam as folhas dessa planta em infusão, o resultado disso era utilizado em gargarejo para controlar crises de asma e também tuberculose.

Uvalha

Mais uma fruta para nossa lista, a uvalha lembra muito um tomate, só que com coloração amarela, quando você morder se parece com um caqui. Que confusão né? Pois é, além disso ela tem um sabor cítrico, portanto não é uma fruta doce. Muito rica em vitamina C, muito mais que uma laranja. Essa é uma fruta nativa da região Sul, ganhou o mundo e se popularizou em outros países da América do Sul. Não podemos esquecer que se trata de uma fruta bem ácida, por isso ela não é utilizada in natura e sim em receitas de bolos, geleias, saladas entre outros. Além disso ela ainda tem propriedades incríveis de tratamento, é útil no controle do colesterol, quem tem problema de artrite e afins, além de super fortalecer o sistema imune. Dizem que ela super ajuda no processo de perda de peso por conta de algumas composições e reações dentro do nosso corpo.

Jenipapo

Jenipapo
Jenipapo

Uma fruta nativa da Mata Atlântica e da Amazônia muito especial, que é utilizada bastante na pintura de louças e do corpo. Curioso não é? Pois, do jenipapo é possível extrair uma espécie de tinta não tóxica que é usada por moradores da região.

O consumo do jenipapo como fruta do pé não é comum, pois ele exala um aroma muito intenso e a sua polpa é difícil de comer, mas ela é bastante incluída em receitas diversas.

Ele pode ter algumas propriedades medicinais, a sua polpa fibrosa é muito utilizada por pessoas que precisam de remédio laxante, pois possui muita fibra. Além disso, é rica em vitamina C, complexo B e vitaminas diversas. Infelizmente é pouco conhecida aqui no Brasil, por isso nunca ganhou visibilidade internacional.

Ciriguela

É uma fruta nativa do Nordeste do nosso país, muito consumida por lá e bastante apreciada. Tem um tamanho pequeno, se parecendo com tomate cereja, elas nascem juntinhas em cachos.

Essa fruta sim pode ser consumida direto do pé, uma espécie doce e muito saborosa, também usada em receitas de geleias, sucos e até sorvetes.

Trás inúmeros benefícios ao corpo humano pois tem uma série de vitaminas que auxiliam no bom funcionamento do nosso corpo. Muito famosa pelo seu poder antioxidante, ela previne uma série de doenças e tem ação anti envelhecimento.

Cardeiro

Uma fruta também infelizmente na lista de frutas com risco de ser extinta, fruta nativa do bioma da Caatinga, presente no Nordeste do nosso país.

Ela faz parte da família dos cactos, e dele surge essa fruta, importante por ser capaz de regenerar o solo. Além disso, atraem abelhas que são super importantes para o ecossistema. A planta possui espinhos e passa uma aparência rústica, já a fruta é delicada e muito linda, uma polpa saborosa e diferenciada. Por dentro ela se parece muito com uma Pitaya. É outra fruta cheia de benefícios para a nossa saúde, ela tem muita água, tem açúcar, tem sódio, tem magnésio e tem fósforo trazendo vida a quem dele depende para sobreviver nessa região tão seca. 

Esperamos que ações sejam tomadas para livrar essa fruta da extinção, pois ela exerce um papel fundamental onde se encontra, em respeito às pessoas que vivem ali e também a vida dos animais que se alimentam dela.

Veja também

Lírios da Chuva

Tudo Sobre a Flor Lírio-da-Chuva: Características e Nome Científico

Hoje vamos falar de mais uma flor incrível e bem bonita para a coleção dos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.