Home / Plantas / Qual a Diferença entre Amora e Amora Silvestre?

Qual a Diferença entre Amora e Amora Silvestre?

Saiba que amora é na realidade o nome escolhido para identificar muitas frutas parecidas que podem ser de famílias e gêneros distintos. Então é assim que as pessoas conhecem essa fruta e acabam chamando todas de amora.

Qual a Diferença entre Amora e Amora Silvestre?

A principal diferença entre elas é que a Amora vem da Ásia e da Oceania, enquanto a Amora Silvestre é nativa do Brasil.

Amora

Amora
Amora

A amora não é natural daqui, mas sim são originárias da Oceania e da Ásia, elas foram trazidas para cá por serem atrativas. São variedades dessa espécie as amoras pretas, as amoras brancas e as amoras vermelhas.

Amora Branca – Nome Científico – Morus Alba

Amora Preta – Nome Científico – Morus nigra

Amora Vermelha – Rubus rosifolius

A amora é proveniente da amoreira e faz parte do gênero Rubus. Ela pode ser encontrada especialmente onde nasceu, geralmente em regiões onde as estações do ano são bem definidas, na América do Norte, na Europa e na Ásia. A amora é adocicada, um pouco ácida, tem bastante açúcar e por conta dessas características são muito utilizadas para confecção de doces, licores, vinhos e muito mais.

As amoras mais populares são a amora preta, que são pretas do lado externo e internamente são um vermelho bem escuro. Outra amora popular é a amora branca, essa tem uma coloração rosa claro do lado externo e não é consumida por nós humanos, apenas pelos animais.

A amora negra naturalmente possui 85% de água em sua composição, ela ainda possui proteínas, tem fibras, tem lipídeos e também carboidratos. Além disso ela ainda tem cálcio, tem fósforo, tem potássio, tem magnésio e selênio. Cada 100g da fruta tem apenas 52 calorias.

Benefícios da Amora

Essa fruta é pouco calórica e possui muita fibra, por isso ela é considerada uma opção de baixo índice glicêmico, com isso você acaba sentindo menos fome e se alimentando de menos calorias. Por isso podemos dizer que a amora auxilia o emagrecimento.

A amora tem bastante ácidos fenol carboxílicos, também tem Carotenóides, têm Flavonoides e Antocianin, esses compostos têm importante papel de ação anti inflamatória que trabalham nas artérias reduzindo a possibilidade de doenças no coração.

Além disso, ela também pode ajudar na prevenção de problemas com o colesterol, triglicerídeos pois tem ação antioxidante das células.

Como a amora é rica em fibras saudáveis, ela acaba controlando os níveis de açúcar no sangue, previne a resistência à insulina e consequentemente o diabetes.

Como já dissemos, a amora é rica em uma série de compostos que têm poder antioxidante, ele combate os radicais livres e podem prevenir o envelhecimento da pele por exemplo.

As folhas da amora tem importantes ativos que podem ajudar o corpo a não perder tantos líquidos em quadros de diarreia por exemplo que podem levar a desidratação. Eles vão equilibrar nutrientes importantes para o corpo nesse momento, como o sódio e também o potássio.

Por conta dos mesmos compostos que combatem os radicais livres, a amora também pode colaborar prevenindo que células malignas se multipliquem no organismo.

A amora também é muito conhecida por ser utilizada no combate a infecções no organismo, como infecção de garganta, infecções na gengiva e até aftas. Tudo isso pois tem compostos com capacidade anti inflamatória e antimicrobiana.

Amora Silvestre

Amora Silvestre
Amora Silvestre

Nativa do Brasil, nome científico – Rubus plicatus. 

A planta de amora silvestre pode crescer até 3 metros de altura. A amora silvestre é muito utilizada para a produção de sobremesas. Existem ainda algumas variedades híbridas dessa espécie que são chamadas também de forma vulgar como amora. Existe por exemplo a Marionberry que é o resultado híbrido da amora Olallieberry com a outro tipo, assim puderam juntar as qualidades de ambas como cor, aroma e textura. E dessa forma diversos outros cruzamentos puderam ser feitos e observados.

As árvores de amoras silvestres têm caules bem longos e um pouco curvos, uma espécie de espinhos curtos. O caule dessa planta em contato com o chão desenvolve raízes ramificadas, dessa forma totalmente assexuada nasce uma nova planta, que perdura por muitos anos e vai tomando grandes áreas. Não são exigentes quanto ao solo, por isso pode nascer espontaneamente em terrenos abandonados e sem nenhum cultivo. Possui uma folhagem que pode ser única, ou ramificada em várias, sempre com três folhas. As suas flores podem ter coloração branca ou cor de rosa, as flores surgem entre os meses de maio a agosto, depois  disso vem as amoras que inicialmente tem coloração vermelha e depois se tornam pretas.

Dessa planta tudo se é aproveitado, as frutas, as folhas, seus galhos, cascas e raízes, tudo é útil. A amora silvestre tem grande utilidade para a preparação de sucos de amora silvestre, em sorvetes, em sobremesas e muito mais. Essa fruta é muito saborosa, além disso ainda é rica em minerais importantes para o nosso corpo, bastante manganês também que é bem legal. Já as suas folhas podem ter uso em chás, ou em formas de suco para muitas funções, entre elas repor os minerais perdidos.

Outras utilizações para essa folha são para controlar a pressão arterial, dilatando os vasos e consequentemente reduzindo a pressão. Algumas pessoas com problemas de intestino preso podem se beneficiar bastante do seu fruto que auxilia nisso, tem ação anti bactérias, ajuda a fazer transpirar, age contra reumatismos, alivia a dor, ajuda no sono, tem ação diurético em pessoas com retenção e age também como expectorante.

Desde muitos anos atrás que os índios se beneficiam dos efeitos dessa planta, utilizando como remédio natural em diversas situações como dores de dente, inflamações bucais, febre e até para controlar o açúcar no sangue. Outro benefício que pouca gente conhece é sua ação no problema de calvície, pois ele vai ajudar na circulação do sangue no local, ajudando a reduzir a queda capilar.

Veja também

Botão de Ouro

Tudo Sobre a Flor Botão de Ouro: Características e Nome Científico

Hoje vamos falar sobre outra planta para os amantes de flores, sempre trazemos aqui algumas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.