Home / Plantas / Qual a Diferença entre Abobrinha Italiana e Brasileira?

Qual a Diferença entre Abobrinha Italiana e Brasileira?

O papo hoje é sobre abobrinhas, você é do time que ama ou que odeia abobrinha? Se for do time que ama vai adorar o post de hoje, onde vamos falar das variações dessa hortaliça e dar muitas dicas muito legais que você não pode perder de jeito nenhum.

A abobrinha é um tipo de hortaliça muito consumida no brasil, aliás por aqui ela é conhecida por muitos nomes populares diferentes. Em todo país é consumida e apreciada por muitos brasileiros. Saiba que o estado que mais produz esse produto é o estado de São Paulo.

Qual a Diferença entre Abobrinha Italiana e Brasileira?

  • Abobrinha Italiana, conhecida cientificamente como Cucurbita pepo.
  • Abobrinha brasileira, conhecida cientificamente como Cucurbita moschata.

A principal diferença entre elas está no formato e na composição nutricional. Com relação ao formato, a primeira abobrinha tem uma forma mais alongada, por outro lado a segunda tem uma parte com um diâmetro maior, como se tivesse um pescoço.

Referente a composição nutricional, segue a composição a cada 100g de abobrinha:

Abobrinha
Abobrinha
  • Energia a cada 100g de abobrinha Italiana – 19 cal
  • Energia a cada 100g de abobrinha brasileira – 31 cl
  • Fibras a cada 100g de abobrinha Italiana  – 2,6g
  • Fibras a cada 100g de abobrinha brasileira – 1,4g
  • Proteínas a cada 100 g de abobrinha Italiana – 1,1g
  • Proteínas a cada 100 g de abobrinha brasileira – 0,6g
  • Magnésio a cada 100 g de abobrinha Italiana –  20mg
  • Magnésio a cada 100 g de abobrinha brasileira – 9 mg
  • Carboidratos a cada 100 g de abobrinha Italiana – 4,3g
  • Carboidratos a cada 100 g de abobrinha brasileira – 7,9 g
  • Potássio a cada 100g de abobrinha Italiana – 253 mg
  • Potássio a cada 100g de abobrinha brasileira – 213 Mg

Tudo Sobre a Abobrinha

Essa hortaliça é do tipo anual, ela quando cultivada cresce para cima, possui caules flexíveis, as suas folhas são quase bordadas a mão nas bordas, podem ter algumas manchas de cor branca. Ela apresenta flores de coloração amarela, ela tem flores masculinas e femininas. As abelhas são as responsáveis por polinizar o pé de abobrinha.

A abobrinha italiana por exemplo é vendida antes mesmo de estar madura, por isso muitas a chamam de abobrinha verde. Essa abobrinha tem uma forma cilíndrica, a sua cor pode variar um pouco entre um verde mais clarinho com algumas listras de um verde mais forte. Essa coloração pode variar bastante, principalmente na tonalidade do verde que pode ser mais claro ou mais escuro. Possui sementes bem lisas e um formato elíptico.

Já a abobrinha brasileira tem um formato cilíndrico também, mas na ponta ela toma um formato redondo, depois de uma espécie de pescoço. Também tem uma coloração que vai do verde claro ou mais escuro, mas ao contrário da outra tem listras brancas.

Cultivo de Abobrinha

Para cultivar abobrinha é preciso saber algumas coisas antes, por exemplo ela precisa de um temperatura entre 18ºC e 35ºC, o clima precisa ser seco, ela precisa disso para se desenvolver com qualidade. A quantidade de água em forma de vapor dispersa pelo ar precisa ser de 40% a 50%, ou seja ela deve ser médio, ela precisa disso para ter um bom desenvolvimento.

As estações mais favoráveis para o cultivo da abobrinha são o verão e a primavera. Se você tiver um ambiente controlado, pode cultivar entre o outono e o inverno, isso é importante pois ela não tolera geadas, por exemplo. Depois de plantadas, você pode colher as primeiras abobrinhas cerca de 45 a 60 dias depois.

Benefícios da Abobrinha Para a Saúde

Abobrinha
Abobrinha

Saiba que a abobrinha é muito rica em fibras e tem muitos sais minerais importantes para nossa saúde, como ferro, fósforo e cálcio, além de muitas vitaminas, claro. Ela é fonte de vitamina B e também de vitamina A. A abobrinha também é fonte de vitamina B3, aliás tem muito dessa vitamina na nossa abobrinha, elas são super úteis para auxiliar a diminuir o triglicérides e também o colesterol no sangue, favorece também o bom funcionamento do nosso sistema imunológico e do sistema nervoso. A abobrinha é facilmente digerida pelo nosso organismo, por conter muita fibra favorece que nosso intestino funcione adequadamente. Até as sementes da abobrinha nos fazem bem, aliás elas são ricas em zinco que ajuda a prevenir problemas de próstata. Para quem busca outras formas de proteína, saiba que as sementes da abobrinha tem muita.

Dicas Para Comprar Abobrinha

Essa é uma hortaliça bem sensível, é necessários alguns cuidados na hora de escolher e comprar a sua. Mexa nela com muito cuidado, se perceber muitos machucados nela, não leve, pois isso vai facilitar que ela estrague bem mais rapidamente. Opte pelas abobrinhas de casca mais firme e que estejam mais vistosas e brilhantes. Se perceber que alguma parte está mais amolecida ou mais escura, também não leve para casa. Quando chegar em casa com as suas abobrinhas, saiba que elas precisam ir diretamente para geladeira, lá elas estão boas para consumo por até 5 dias.

Como Fazer Abobrinha?

Abobrinha Grelhada
Abobrinha Grelhada

Existem infinitas formas de preparar abobrinha em casa para você e sua família, algumas pessoas inclusive gostam de consumir crua mesmo, mas você pode fazer um refogado de abobrinha, pode fritar lascas de abobrinha ou simplesmente comer cozida. Existem uma infinidade de receitas bem elaboradas que levam abobrinha, ou também simples saladas ou refogados dela. Talvez a receita mais famosa na internet no momento é o macarrão de abobrinha que tem feito parte da dieta de muitas pessoas, basta fazer fatias finas que imitam macarrão e adicione molho . É uma ótima forma de substituir a macarronada e ainda economiza muitas calorias. Você sabia que as sementes dela também podem ser consumidas? Podem sim, o ideal é torrar as sementes e adicionar em frutas e iogurtes, elas são ricas em proteínas e fazem muito bem para nossa saúde.

Veja também

Chuchu

Quais São os Benefícios do Chá da Casca do Chuchu?

Hoje vamos falar um pouco sobre o chuchu, ela na realidade é uma fruta, assim …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.