Home / Plantas / Quais As Flores Que Exalam Perfume?

Quais As Flores Que Exalam Perfume?

As flores são popularmente conhecidas por exalarem um perfume adorável, com certeza você já sentiu o cheiro de rosas, margaridas, jasmins, enfim. Alguns cheiros são bem característicos como lavanda ou violeta. Essas flores são as mais populares por seus cheiros e sensações. Trazem um clima agradável além de serem lindas e delicadas. Seus formatos e cores também tem o poder de trazer vida ao ambiente em que elas estão. Vamos conhecer melhor sobre essas flores e diferentes aromas.

Madressilva

As Madressilvas são flores diferenciadas, elas não são comuns como aquelas florezinhas que aprendemos a desenhar, onde há um bulbo central com pétalas ao redor. Seu formato é bem diferente, e seu aroma é inconfundível. A planta das madressilvas é considerada um arbusto pelo tamanho que atinge. A floração dessa planta acontece muitas vezes durante sua vida. Uma curiosidade interessante é o fato de que elas exalam um aroma diferenciado e suave durante o dia e durante a noite esse cheiro se intensifica. As madressilvas são trepadeiras, ou seja, são ótimas para cobrir cercas, muros e paredes. Assim como a maioria das plantas elas precisam de solo fértil e bem drenado e no início de seu desenvolvimento é necessário que elas tenham apoio para começarem a grudar onde ela ficará como trepadeira. Além do aroma, elas possuem um significado muito lindo. Ela é utilizada para presentear como demonstrações de amor, afeto e significando a união entre a família.

Gardênias

As gardênias são muito versáteis. Elas são consideradas por muitos uma das flores mais bonitas, juntamente com rosas e lírios. As gardênias são brancas, grandes, e quando estão em seu ápice de desenvolvimento elas se abrem com beleza e singeleza. Com o tempo, a flor toma uma coloração bege e depois amarelada. As flores de uma mesma planta podem variar em formato e tamanho, mas o perfume é inconfundível. O aroma exalado por elas faz com que elas sejam uma das flores mais escolhidas para cultivo em jardins de iniciantes, pois além de serem flores lindas e cheirosas, elas são de fácil cultivo.            Basicamente é necessário que permita que ela se desenvolva naturalmente, com regas frequentes e bem dosadas. A poda só é necessária depois de sua floração e a limpeza é muito simples.

Uma curiosidade interessante é que gardênia não se trata apenas de uma planta, elas são consideradas um gênero botânico pois existem mais de 200 espécies diferentes de gardênias. Elas são bem resistentes a diversos fatores e se mantem belas e cheirosas.

Lavanda

Uma coisa que poucos sabem é que a lavanda verdadeira é bem difícil de ser encontrada, a que temos no Brasil chama-se Alfazema. Na verdade, as lavandas são adeptas a um clima totalmente diferente do clima brasileiro, por isso raramente são encontradas aqui. A alfazema é basicamente uma espécie mais tropical e mais adepta ao clima úmido e quente do nosso país. Porém, no geral, as características das duas são bem parecidas, elas são perenes, ou seja, duram mais que 10 anos, seu cresimento e desenvolvimento se dá em touceiras e o perfume é característico.

Elas são resistentes a solos pobres, e não são muito fãs de água em excesso. Não são muito vistas em jardins ou canteiros de casas brasileiras justamente por nosso clima não ser tão favorável. É mais fácil encontra-las em estados mais frios como Rio Grande do Sul. De qualquer forma, são inconfundíveis por seu perfume, que é muito utilizado pela indústria para fabricação de produtos de limpeza, cosméticos, entre outros.

Rosas

Chegamos nas flores mais populares e cheirosas no Brasil. As rosas são muito significativas, são sedutoras, singelas e o aroma delas é muito bom. Uma de suas características mais marcantes é o fato de serem lindas, porém contém espinhos. As rosas são uma das flores participantes da família das rosáceas. Existem diversas espécies diferentes de rosas, elas possuem diversas cores diferentes, formatos e tamanhos também diferentes. Há espécies que crescem em arbustos, algumas são rasteiras e existem até trepadeiras! Enfim, essa infinidade se agrupa em uma característica que é o perfume que elas exalam. Assim como a lavanda, o cheiro das rosas é muito utilizado como referência para fabricação de diversos produtos da indústria de limpeza e beleza.

Dama da Noite

O nome dessa planta já sugere sua característica principal, ela tem um aroma suave e doce que se intensifica durante a noite. As damas da noite são plantas arbustivas, e seu caule é semi lenhoso, ou seja, são endurecidos, diferente das herbáceas que possuem o caule amolecido. Apesar de ser arbustiva ela pode ser conduzida e tornar-se uma trepadeira. São ótimas para jardins e espaços abertos, mas curiosamente, elas não são recomendadas para se ter dentro de casa, ou em janelas. Seu aroma é tão forte durante a noite que pode ser até enjoativo.

Já em jardins o cheiro se espalha tornando-se mais suave. As damas da noite são ótimas atrativas para diversos insetos polinizadores. Elas não são muito resistentes a alguns fatores climáticos, precisam do clima tropical, solo rico em matéria orgânica e alguns cuidados específicos. Elas podem chegar a 1 metro e meio de altura e são plantas perenes, vivem por muito tempo. A floração acontece com mais vida na primavera e no verão, mas é possível ver algumas flores em outras estações também.

Cravos

Por fim, vamos falar dos cravos. Os cravos são flores lindas e chamativas. Existem diversos tamanhos, cores e formatos diferentes de cravos. Uma das características mais marcantes dos cravos é a quantidade de pétalas que eles têm. Elas são rugosas e se organizam numa espécie de espiral. O cravo é uma ótima escolha para o cultivo, mas precisa de algumas especificações para seu desenvolvimento. Uma delas é que eles precisam de uma temperatura amena. Se as condições forem favoráveis para seu crescimento, os cravos podem florescer durante o ano todo e com mais frequência na primavera. Eles precisam de sol pleno durante boa parte do dia, mas não deve ser confundido com alta temperatura. Cravos precisam de muita luz e pouco calor. Por isso são mais comuns em estados mais frios.

Veja também

Tudo Sobre a Planta Cíclame: Características da Flor e Fotos

Cíclame, também conhecida como cyclamen ou cíclame-da-pérsia, é uma planta que tem origem nos continentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *