Home / Plantas / Plantas para Solo Argiloso

Plantas para Solo Argiloso

A prática de paisagismo vem crescendo muito no Brasil e no mundo, isso aliado ao fato de que está sendo de alta recomendação para aliviar o estresse e ajudar com outros problemas psicológicos. O desejo de ver um jardim bonito e que faça você se sentir bem ajuda, e fazer tudo você mesmo, além da terapia, também é um bom economizador de dinheiro.

Cada região terá que se adequar com as diferenças de clima, e para o seu jardim dar certo, você não pode simplesmente trazer para o Norte do Brasil algo que você viu na Rússia. A escolha das plantas é de extrema importância, pois elas devem se adequar ao tipo de solo que você tem, em relação à incidência solar, temperatura ambiente e vários outros.

Se você já tiver o solo definido de seu quintal, não há de se acanhar. Cada solo tem uma variedade enorme de plantas para você criar um espaço único e seu. O caso do solo argiloso não é uma exceção, apesar de para muitos ser considerado o mais complicado, há muito o que se fazer com ele. E no post de hoje, iremos mostrar algumas plantas ideais para você utilizar em seu solo argiloso.

O que é um Solo Argiloso?

Primeiro, é preciso que você saiba reconhecer o seu solo, e entender os princípios dele. Se você quiser escolher o solo argiloso, é ainda mais importante você ter em mente alguma dessas questões básicas. De uma forma geral, o solo argiloso é rico em vários tipos de minerais, em especial o alumínio e o ferro. Como o próprio nome já diz, ele é composto e rico em argila.

É ela que dá o aspecto de terra úmida e macia. Nesses casos, ela pode ter mais de 30% de argila em sua composição, varia bastante de uma terra para a outra. Mas entenda, essa terra macia somente ocorre quando elas absorvem uma boa quantidade de água, pois quando o período de seca chega, fica com uma camada bem dura. Ambas as formas são prejudiciais para sua vegetação, por isso ter alguns cuidados maiores.

A taxa de permeabilidade desse solo é bem alto, mas é um solo compacto, ou seja, com uma menor quantidade de poros do que os outros. Por isso a água fica acumulada no solo. Outra questão muito importante é que é um dos solos mais difíceis de ocorrer erosão, o que é uma boa para qualquer tipo de jardim e quintal. Há também alguns tipos de solo argiloso, que são chamados de “solo pesado”, devido suas características. Um desses tipos é a conhecida Terra Roxa, que é aquele solo bem avermelhado,  mais encontrado no sul e sudeste do Brasil.

A seguir, vamos colocar algumas plantas ideais para você ter no seu solo argiloso.

Flor de Helen

A flor de Helen é bem resistente, ótima para um solo que pode sofrer certas mudanças. Ela é uma planta perene, ou seja, não perdem suas folhas e flores em nenhuma época do ano. Apesar de se adaptarem em alguns outros solos, seu preferido ainda é o solo argiloso. Quem busca beleza encontra, já que suas flores variam entre vermelho, laranja e amarelo.

Para quem quer trabalhar como uma medicina tradicional e natural, ela também te dará o que precisa. Pois sua raiz tem um sabor meio amargo, além de um cheiro forte e agradável. Os benefícios são múltiplos, sendo um ótimo ajudante.

Madressilva

A madressilva é uma trepadeira que escala paredes, suportes e o que mais tiver. Ela é conhecida por ter uma fragrância bem doce, o que é ótimo para você ter em seu quintal, dando uma leveza maior ao ambiente. Além disso, é uma planta bem resistente, o que a deixa apropriada para ser plantada no seu solo argiloso.

Madressilva
Madressilva

As flores só ocorrem no comecinho de Maio e vão até o final do outono, e sua coloração varia. Começa bem branca, e com o tempo vão ficando amarelas. O formato das flores é como se fosse um trompete. Lembre-se que ela possui um imã em seu néctar que chama bastante pássaros e abelhas, caso seja alérgico ao segundo, é interessante evitar a planta.

Hortênsias

As hortênsias são muitíssimo conhecidas por todo o mundo. Para muitos, é até mesmo como a flor que toda avó já teve no quintal. Mas isso tudo, porque durante muito tempo, elas eram consideradas as flores mais bonitas e preferidas de todo mundo, vencendo até das queridas rosas. Elas são bastante resistentes e ótimas para o solo argiloso.

Suas flores podem ser azuis ou rosas, a coloração muda de acordo com o pH do solo. No caso do solo argiloso, ele tem um pH um pouco mais ácido, por isso, as flores tendem a ser de coloração azul. Porém, se você souber tratar o solo e ter alguns cuidados a mais, é possível sim adquirir a flor em coloração rosa. Essa planta é melhor evitar de se consumir, pois é bastante venenosa para os seres humanos, podendo chegar até a causar o coma.

Peônias

As peônias são consideradas símbolo de amor e várias outras coisas, porém infelizmente, são mais complicadas de se encontrarem no Brasil. Entretanto, procurando em floriculturas, é possível encontra-las. São bastante resistentes, porém preferem um clima mais temperado. A primeira coisa que a faz ser ótima para seu jardim é o seu cheiro, bem doce, mas sem ser enjoativo.

São 80 espécies diferentes de peônias, que mudam em alguns aspectos como a cor, aroma e formato. Você pode escolher qual mais combina com seu quintal. Infelizmente, ela possui um período de florescência bem curto.

Esperamos que o post tenha te ajudado a escolher suas próximas plantas para seu solo argiloso. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em responde-las. Leia mais sobre solos e outros assuntos de biologia aqui no site!

 

Veja também

Mangue Preto: Características e Fotos do Avicennia Schaueriana

Muitos podem até se confundir, e dizer que não é uma floresta de verdade. Afinal, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *