Home / Plantas / Planta Hortênsia Gosta de Sol ou Sombra? Onde Plantar?

Planta Hortênsia Gosta de Sol ou Sombra? Onde Plantar?

O plantio de diferentes espécies vegetais é uma atividade cada vez mais comum não apenas no Brasil, mas em praticamente todos os outros países do mundo em que a população segue uma rotina estressante e necessita de um hobbie para acalmar, o que é exatamente o que o cultivo de plantas pode fazer.

Dessa maneira, a pesquisa por maneiras de cuidar de diferentes espécies também aumentou, o que é essencial para o sucesso da plantação, já que ao pesquisar mais informações sobre uma espécie você estará preparado para futuros problemas e terá a solução para tudo que precisar.

As hortênsias são plantas extremamente famosas no Brasil, já que elas estão presentes em muros e moitas ao redor de todo o nosso país, servindo como plantas ornamentais e também como uma maneira de melhorar a qualidade do ar em ambientes muito urbanos.

Porém, a grande verdade é que algumas pessoas ainda possuem dúvidas sobre como criar as hortênsias da maneira correta, já que essa planta pode ser considerada até mesmo um pouco frágil, o que poderia fazer com que ela morresse rapidamente sem os devidos cuidados.

Portanto, neste artigo vamos falar de maneira mais específica sobre a hortênsia. Continue lendo o texto para entender se essa planta gosta ou não de sol, onde ela pode ser plantada e muitas outras informações que te ajudarão a deixar seu cultivo ainda mais bonito e produtivo!

Hortênsia Gosta de Sol ou Sombra?

Antes de mais nada, devemos responder esse questionamento para que você já comece sabendo em que tipo de local posicionar a sua hortênsia, já que a iluminação é um fator de extrema importância no plantio de qualquer espécie vegetal.

Podemos já dizer que a hortênsia não gosta nem de sol e nem de sombra, mas sim de meia sombra. Isso significa basicamente que ela gosta de ficar exposta ao sol de maneira indireta, de forma que os raios solares atinjam a planta apenas indiretamente, enquanto ela fica posicionada na sombra.

Planta Hortênsia no Sol
Planta Hortênsia no Sol

Essa exposição de meia sombra faz com que a planta consiga adquirir o sol que precisa para fazer fotossíntese, mas ao mesmo tempo não queime por conta do contato direto dos raios solares com as folhas, o que poderia fazer com que ela morresse muito rapidamente.

Dessa forma, é interessante posicionar a sua hortênsia em locais com exposição solar indireta, ou, caso você não tenha locais assim, colocar uma exposição solar direta e então algo cobrindo a planta para que ela fique protegida de maneira bem simples.

Portanto, agora você já sabe exatamente qual é o tipo de iluminação solar que essa planta gosta, comece a pensar em locais assim na sua casa!

Onde Plantar a Hortênsia?

A verdade é que a hortênsia é classificada como uma planta rústica, o que significa de maneira básica que ela não exige muitos cuidados de quem a cultiva, principalmente em regiões com clima ameno e com a exposição solar adequada que já falamos anteriormente.

Porém, é interessante entender um pouco mais sobre onde plantar a sua hortênsia para que você consiga fortalecer a sua planta ao máximo possível durante o período inicial do cultivo e depois não precise se preocupar com mais nada em relação a ela.

Em primeiro lugar, o solo para plantio de hortênsia deve ser muito rico em material orgânico, já que por meio dele a planta conseguirá ficar cada vez mais forte, e consequentemente, acabar por crescer de maneira mais rápida com o passar do tempo.

Em segundo lugar, procurar adubos que se adequem a esse tipo de planta é essencial caso a sua terra não seja muito fértil. Por isso, vá em lojas especializadas e compre um adubo específico para hortênsias, ou então faça o seu próprio adubo utilizando cascas de ovo, por exemplo.

Portanto, essa escolha é extremamente importante e mostra que deve haver um cuidado na hora de se decidir onde a hortênsia deve ser plantada. Dessa maneira, será mais simples manter o plantio ao longo do tempo.

Quando Fazer o Plantio?

Muitas pessoas podem não saber dessa informação, principalmente aquelas que começaram agora a cultivar espécies vegetais, mas o plantio de determinadas espécies possui melhores épocas para ser feito, já que tudo irá depender do clima e das condições do ambiente em que a planta está.

No caso da hortênsia, podemos dizer que ela pode ser plantada em praticamente todas as fases do ano, mas é bom evitar os períodos muito quentes para transplantar mudas, porque isso pode tornar o processo muito mais difícil, já que a possibilidade da muda não vingar será muito mais alta.

Porém, é por isso que a analisar o clima do seu território é essencial: se o verão no local em que você vive for mais frio, o transplante da muda pode ser também feito durante essa época também; assim, tudo irá depender das condições mesmo.

Dessa maneira, pare para analisar como é o clima no local em que você vive e então pense um pouco mais sobre qual seria a melhor época para fazer o plantio da sua hortênsia de forma que ela se torne muito saudável.

Obs: se estiver muito quente e você já quiser plantar, arrisque! Se você cuidar muito bem dela, provavelmente o transplante da muda dará certo mesmo durante o calor.

Conclusões Sobre o Cultivo

Agora que você já leu todos os tópicos anteriores, vamos concluir o assunto relembrando as partes mais importantes.

Cultivo de Hortênsia
Cultivo de Hortênsia
  • É importante que você escolha o melhor tipo de solo para a sua hortênsia por meio da escolha de solos ricos em matéria orgânica;
  • Pode ser também utilizado um adubo natural, como por exemplo cascas de ovos;
  • A hortênsia não deve ser exposta nem ao sol e nem à sombra, mas sim à meia sombra para que ela consiga se desenvolver de maneira plena;
  • O transplante das mudas deve ser feito em épocas mais frias para que a planta fique mais forte.

Logo, essas foram as dicas que você deve levar em consideração na hora de plantar sua hortênsia!

Quer aprender mais? Confira: Como Funciona o Xisto Betuminoso? Qual sua Composição?

Veja também

Quais os Males que a Chia Pode Causar?

A chia (nome científico Salvia hispanica L.) é uma semente que vem se tornando bastante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *