Home / Natureza / Como Funciona o Xisto Betuminoso? Qual sua Composição?

Como Funciona o Xisto Betuminoso? Qual sua Composição?

Quando paramos para pensar na natureza não sabemos exatamente quais são os componentes mais importantes dela ou até mesmo quais são os componentes que existem, já que muitas coisas da Ecologia estão além de nosso conhecimento e nós nem sabemos.

Por esse motivo, é cada vez mais importante que as pessoas tirem um tempo para estudar de maneira mais profunda os fenômenos da ciência, de modo que tudo acabe ficando mais simples de se entender, mesmo que não pareça em um primeiro momento.

O xisto betuminoso é um grande exemplo de elemento que é muito famoso em nosso planeta mas ao mesmo tempo não possui tanto reconhecimento e, por esse motivo, as pessoas não o conhecem tão bem, mesmo que ele seja tão importante.

Portanto, neste artigo vamos falar mais informações interessantes e importantes sobre o xisto betuminoso. Assim, continue lendo o texto para entender exatamente o que é o xisto betuminoso, do que ele é composto, quais são as suas características principais e muito mais!

O que é o Xisto Betuminoso?

Antes de mais nada, é de extrema importância que você entenda exatamente o que é o xisto betuminoso para que dessa maneira fique ainda mais simples estudar sobre ele.

Basicamente, podemos dizer que o xisto betuminoso é na verdade uma camada existente nas rochas sedimentares. Essa camada recebe esse nome porque ela se diferencia quimicamente das outras e também é formada de maneira diferente.

Isso porque ela é criada quando a rocha está exposta a condições de temperatura e pressão mais altas do que o normal, fazendo com que a composição química mude e, consequentemente, um novo material seja criado.

Além de tudo isso, podemos também dizer que existem dois tipos diferentes de xisto: o xisto pirobetuminoso e o xisto betuminoso, e os dois possuem características químicas diferentes.

Dessa maneira, o xisto nada mais é do que um material proveniente das rochas sedimentares que possui alta concentração de material orgânico, e isso faz com que ele seja muito importante para a Ecologia.

Como já dissemos anteriormente, o xisto é diferente do resto da rocha sedimentar porque ele se modifica quimicamente; mas afinal, qual é a diferença química existente na rocha sedimentar?

Vamos ver um pouco mais sobre a composição dela agora.

Qual a Composição do Xisto Betuminoso?

Agora que você já aprendeu mais informações sobre o xisto betuminoso, chegou a hora de aprender mais sobre a composição dele para que tudo faça mais sentido.

Em primeiro lugar, já dissemos anteriormente que o xisto betuminoso possui uma composição diferente da rocha sedimentar, e isso ocorre basicamente porque ele passou por diversos processos químicos diferentes.

Em segundo lugar, ele é rico em querogênio, que se trata basicamente de uma mescla de compostos orgânicos quimicamente tratados, o que já é a primeira etapa da diferenciação dele para uma rocha sedimentar.

Em segundo lugar, podemos dizer também que hidrocarbonetos são produzidos através do xisto. Isso significa basicamente que produtos feitos a partir de hidrogênio e carbono derivam do xisto, e esses produtos são chamados de petróleo de xisto.

Em terceiro lugar, o xisto possui em sua composição diversas rochas que são uma herança da rocha sedimentar a qual ele faz parte, e por isso podemos perceber como esses dois elementos acabam se misturando e se tornando um só.

Além de tudo isso, também é possível afirmar que o xisto possui uma composição primária e uma composição secundária, e essa composição depende basicamente de quais são os elementos que estão presentes nela, e é por isso que podemos aprender mais sobre isso.

Portanto, vamos agora ler um pouco mais sobre a composição primária e secundária do xisto!

Composição Primária do Xisto Betuminoso

A composição primária de algum elemento basicamente diz respeito a quais são os principais componentes presentes nele; ou seja, aqueles que existem em maior quantidade.

Dessa maneira, podemos afirmar que o xisto betuminoso é composto primariamente por 6 elementos diferentes: o querogênio, o quartzo, o feldspato, a argila, o carbonato e a pirita.

Basicamente, temos no meio desses elementos primários diversos tipos de pedras, já que o xisto betuminoso justamente se trata de uma camada de rocha sedimentar, e a rocha sedimentar é formada por sedimentos de outras rochas.

Além disso, temos o querogênio que já explicamos anteriormente, o feldspato (um grupo de silicatos) e o carbonato, que também são muito importantes na composição do xisto.

Dessa maneira, esses são os elementos presentes em maior quantidade; e podemos ver como estudar os elementos do xisto pode ser algo interessante, já que por meio deles também podemos aprender mais sobre a composição das rochas sedimentares.

Falamos agora sobre a composição primária do xisto, mas vale a pena aprender um pouco mais sobre a composição secundária do mesmo, vamos ler mais sobre isso!

Composição Secundária do Xisto Betuminoso

A composição secundária do xisto betuminoso diz respeito aos elementos que são importantes para constitui-lo como um todo, mas ao mesmo tempo não são essenciais o bastante para serem considerados como composição primária.

Dessa maneira, não encontraremos de forma alguma elementos da composição primária na composição primária, pois isso seria completamente sem sentido levando em conta o que já estudamos.

Assim, podemos dizer que são 5 os elementos que compõem o xisto betuminoso em sua maneira mais pura e original: urânio, ferro, vanádio, níquel e molibdênio.

Como podemos perceber, diferentemente da composição primária, aqui na composição secundária não temos rochas compondo o xisto. Isso tem uma explicação simples: as rochas estão presentes em grande quantidade no xisto, e dessa maneira elas não podem ser consideradas uma composição secundária.

Portanto, agora você já sabe também quais são os elementos responsáveis por fazer parte da composição secundária do xisto de maneira geral e pura. Viu como pode ser interessante aprender mais sobre eles assim?

Gostou desse tema e tem interesse em aprender de maneira mais profunda outros assuntos que possuem relação com Ecologia? Sem problemas, aqui em nosso site temos textos para todos os gostos! Sendo assim, confira aqui também: O Que é Um Horizonte Diagnóstico? Como Ele Acontece?

Veja também

Esqueletos de um Corais

Como é o Esqueleto de um Coral?

Você sabia que o coral é um animal? Sim, por mais que pareçam fazer parte …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *