Home / Plantas / Planta Ciclame: Como Cuidar da Planta, Regar, Podar e Cultivar

Planta Ciclame: Como Cuidar da Planta, Regar, Podar e Cultivar

A ciclame, cujo nome científico é cyclamen repandum, é uma planta pertencente à família Myrsinaceae – uma família pouco conhecida no Brasil em relação às flores. Também conhecida como ciclame-da-Pérsia, ciclame-de-Alepo, violeta-dos-alpes ou ciclâmen, possui lindas flores que se assemelham a borboletas e pode ser cultivada dentro de casa.

A ciclame é uma planta originária da Grécia, da bacia do Mediterrâneo e da Síria. Bastante pequena, possui um tamanho que gira em tono dos 20cm ou 25cm de altura. Seu gênero abarca 15 variedades diferentes de plantas.

É uma planta perene, ou seja, possui um ciclo de vida longo, que dura mais de dois anos e perde as folhas no período em que está hibernando – período esse em muitas pessoas acreditam que, por ter murchado, a planta morreu.

O que é Ciclame?

Porém, desde que seja mantida corretamente hidratada, a ciclame irá florescer novamente em seu próximo ciclo. A planta nasce a partir de um tubérculo, semelhante a um bulbo, com a forma ovalada, grosso e repleto de fibras.

Na parte inferior, local em que brotam as raízes, seus contornos são abaulados, já na parte de cima há uma espécie de depressão, na qual nascem as hastes que vão sustentar folhas e flores. Cada haste possui apenas uma única flor, que dura em torno de três semanas.

Suas folhas são verde-escuras, de aspecto suave e aveludado, de formato oval que lembra um coração, com raios verde-claros, acinzentados ou esbranquiçados, o que da às folhas um aspecto marmorizado.

As flores possuem grande beleza e se assemelham muito a uma borboleta pousada com as duas asas juntas, devido às suas pétalas invertidas. Elas podem ser simples ou duplas e são sobressalentes às folhas, ou seja, ficam acima da folhagem.

Cyclamen Repandum

Quando estão em botão, as flores, juntamente com o caule, acabam se parecendo com um cisne em sua pose característica, com a cabeça voltada para baixo e seu longo pescoço.

As flores da ciclame podem ser encontradas em diversas cores, como branco, cor-de-rosa, salmão, lilás, púrpura e vermelho. Também podem ser de duas cores diferentes e desprendem um suave perfume.

As flores silvestres, que contêm muito amido, são visitadas por diversos insetos e, o inseto responsável pela disseminação do ciclame na natureza é a formiga, que leva suas sementes a longas distâncias.

Como Cuidar

A ciclame pode ser cultivada no inverno, preferencialmente em ambientes internos. É uma planta que não tolera excesso de exposição à luz do sol e ao calor, por isso deve ficar à meia-sombra.

Em relação às temperaturas, é uma planta que tolera temperaturas de 5 °C e até menos, mas ambientes amenos, com temperaturas variando entre 15 °C e 18 °C durante o dia e entre 12 °C e 15 °C durante a noite são os considerados ideais.

Assim sendo, se cultivada dentro de casa, a ciclame não deve ficar nos cômodas mais quentes, mas é necessário que ela tome sol por algumas horas – no máximo quatro horas – e depois volte para a sombra. Uma boa ideia é colocá-la na janela para tomar sol, porém ela deve estar protegida do vento.

Na hipótese de se optar por plantá-la num ambiente externo, é preciso que ela tenha alguma sombra por perto, como de uma árvore ou um arbusto, por exemplo. Também é recomendado utilizar areia para cercar a planta, caso ela esteja no exterior, isso para que insetos rastejantes, como lesmas e lagartas, não cheguem até ela e a danifiquem.

A ciclame necessita de terra organicamente fértil, úmida e com boa drenagem, preferencialmente enriquecida. O tubérculo deve estar no mesmo nível do solo, para que a planta possa respirar.

Como Regar

A ciclame não deve ser regada todos os dias nem pode ficar muito tempo sem água. O excesso de água pode fazer com que ela apodreça ou fique doente e a falta de água pode fazer com que ela seque e morra.

Por isso o ideal é alternar os dias de rega, regando-a entre dois e três dias na semana. Para não errar, o recomendado é inserir um dedo na terra e, caso ele saia limpo, aguar a planta. Caso o dedo saia sujo é porque ainda há água na terra, então não é necessário colocar mais.

Ciclame Rega

Também não é recomendável regar a planta por cima, o mais indicado é colocar embaixo do recipiente em que a planta está um pratinho, bandeja ou pote com água. Isso porque os tubérculos da ciclame estão no mesmo nível da terra e a água pode fazer com que eles apodreçam.

Caso a ciclame esteja plantada diretamente no solo ou em algum local em que não seja possível posicionar um recipiente com água abaixo da planta, é importante adicionar pedrisco ao solo do plantio, para que a água da rega escoe com mais facilidade.

Como Podar

Para manter a ciclame sempre bonita é necessário realizar podas regulares. Isso faz com que novas flores nasçam e que isso ocorra de forma mais rápida. Deve-se cortar e retirar as hastes cujas folhas estejam mortas e remover as flores secas ou murchas.

Como Cultivar

Primeiramente é preciso entender como o ciclo da planta funciona. Enquanto a ciclame vai perdendo suas flores, é necessário que a terra seja fertilizada, preferencialmente com fertilizante líquido. O processo deve ser feito até que novas folhas nasçam.

As flores da ciclame costumam nascer entre o fim do outono e na primavera, porém é possível ter flores o ano todo – embora seja recomendado que a planta possa descansar por um período. Sendo assim, quando as folhas começarem a secar, a terra não deve ser fertilizada e a quantidade de água deve ser diminuída de forma gradual.

Depois que todas as folhas tiverem caído e quando o solo já estiver seco, a ciclame deve descansar em local fresco e protegido do sol por um período mínimo de seis semanas. Após o descanso, o tubérculo deve ser replantado em outro vaso, com terra nova.

Somente quando as novas folhas tiverem aparecido é que deve-se voltar a regar a planta e a fertilizar o solo uma vez ao mês até que as novos botões de flores nasçam. Assim inicia-se o novo ciclo da planta.

Veja também

Tabela De Ciclo Da Soja Precoce

A soja precoce, basicamente é uma variedade que desenvolve o ciclo entre o plantio e a colheita em um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *