Home / Plantas / Óleo de Gerânio para o Cabelo é Bom? Para que Serve?

Óleo de Gerânio para o Cabelo é Bom? Para que Serve?

O óleo essencial de gerânio é amplamente utilizado dentro da aromaterapia, é conhecido como óleo essencial da feminilidade ou ainda Hormon-like, nomenclatura que faz alusão à capacidade de regular tanto os hormônios masculinos, quanto femininos.

Entre outras propriedades estão o poder anti-inflamatório, regenerador, fungicida, diurético e estimulante da circulação linfática. Também auxilia a aliviar estados mentais.

Óleo da Flor de Gerânio
Óleo da Flor de Gerânio

Alguns óleos essenciais também podem ser utilizados em tratamentos capilares, embora este não seja a principal e mais famosa modalidade de uso deste.

Mas, no caso, o óleo de gerânio para o cabelo é bom? Para que serve?

Neste artigo, essa dúvida será respondida e você ainda conhecerá outras informações relacionadas a este óleo.

Então venha conosco e boa leitura.

Gerânio Classificação Botânica

O gerânio pertence à família botânica Geraniaceae e pode estar agrupado em 2 gêneros:  Geranium e Pelargonim. Dentro da aromaterapia, o gênero mais utilizado é o Pelargonim.

Desconsiderando as espécies tidas como gerânio, a família botânica Geraniaceae abriga cerca de 7 a 10 gêneros, de acordo com os dados divulgados no Royal Botanic Gardens de Knew.

Gerânio Gênero Pelagornim

Neste gênero, estão presentes 280 espécies, facilmente confundidas com os exemplares do gênero Geranium. A separação entre esse dois gêneros ocorreu no ano de 1789 pelo botânico francês Charles I’Héritier.

Flor de Gerânio Cor de Rosa
Flor de Gerânio Cor de Rosa

Os gerânios, de modo geral, são nativos da África do Sul e foram introduzidos na Europa no ano de 1690. No ano de 1847, começaram a ser cultivados na indústria francesa com a finalidade específica de obtenção do óleo essencial de gerânio-rosa.

Óleo de Gerânio Indicações

Este óleo é estimulante do córtex adrenal, porção responsável pela produção dos hormônios sexuais.

Para as mulheres, ele auxilia a aliviar sintomas como a TPM, cólicas, menstruação em excesso ou ausência dela, inchaço nos seios, sintomas da pré-menopausa (climatério) e pós-menopausa. No caso dos homens, este óleo equilibra a produção e distribuição de testosterona, fator que auxilia bastante nos casos de prostatite.

Em razão das propriedades fungicidas e anti-inflamatórias, o óleo é um excelente aliado para combater quadros de corrimento vaginal, especialmente os causados pelo fungo Candida albicans.

Sua ação diurética e estimulante da circulação linfática se tornam excelentes aliados na diminuição da celulite, edema e inchaço nos tornozelos.

Óleo da Flor de Gerânio
Óleo da Flor de Gerânio

O consumo deste óleo pode se tornar um coadjuvante no tratamento da diabetes, uma vez que ele facilita a assimilação dos açúcares e do amido, e também estimula a produção de insulina.

Problemas de Pele

Em relação ao alívio dos problemas de pele, o óleo de gerânio tem ação hidratante e regenerador do tecido epitelial, além de regular a oleosidade, diminuir o aspecto ressecado e envelhecido; tratar psoríase, eczemas e acnes.

Sistema Nervoso

Óleo da Flor de Gerânio
Óleo da Flor de Gerânio

Para o sistema nervoso, o óleo de gerânio auxilia a combater a fadiga e a falta de ânimo. É indicado para alívio da depressão de origem hormonal. Em nível emocional, alivia o medo, insegurança, timidez, falta de confiança e falta de autoestima.

No caso daqueles mais esotéricos, o óleo de gerânio também auxilia na proteção contra más energias na casa e no trabalho.

Óleo de Gerânio Formas de Uso

Para utilizar as propriedades antioxidantes do óleo, basta pingar 3 gotas do mesmo no creme facial diurno.

Óleo da Flor de Gerânio
Óleo da Flor de Gerânio

A junção de 5 gotas do óleo essencial de gerânio mais 5 gotas do óleo essencial de sálvia sclera friccionados sobre a coluna vertebral ou sobre a planta dos pés auxilia a aliviar as oscilações humorais da TPM e da menopausa.

Utilizar o óleo de gerânio em um cordão aromático também auxilia a estabilizar as emoções.

Óleo de Gerânio para o Cabelo é Bom? Para que Serve?

O óleo de gerânio nos cabelos é bom e tem demonstrado excelentes resultados na eliminação das pontas duplas. Combinado ao óleo essencial de alecrim, também promove excelentes resultados para proporcionar brilho aos fios.

Esta receita consiste em colocar 3 gotas de óleo essencial de alecrim e 3 gotas de óleo essencial de gerânio em um frasco de 300 ml. Após basta pingar algumas gotas nas mãos, friccioná-las e aplicar na ponta dos cabelos. A aplicação deve ser diária.

Sugestão de Usos de Outros Óleos Essenciais Para o Cabelo

Combinação: Lavanda Francesa+ Melaleuca+Hortelã Pimenta+Jojoba

Esse mix de óleos consiste em 1 gota de óleo essencial de lavanda francesa, 1 gota de óleo essencial de melaleuca, 1 gota de óleo essencial de hortelã pimenta, 10 ml de óleo essencial de jojoba (o qual pode ser substituído por óleo de semente de uva).

Mix de Óleos
Mix de Óleos

Com essa misturinha, deve-se realizar uma massagem suave no couro cabeludo durante 5 minutos. Após a massagem, a mistura deve ser puxada para o comprimento e para as pontas e deixada para agir por mais 5 minutos. O último passo é a lavagem usual. Este processo deve ser repetido a cada 1 a 2 semanas.

O ideal é que a massagem seja realizada quando o cabelo estiver sujo, uma vez que os ácidos graxos facilitam a ação dos óleos essenciais.

Em relação à propriedade específica de cada um desses óleos essenciais, a lavanda atua como calmante e regenerativa; a melaleuca é cicatrizante e antifúngica; o hortelã pimenta ativa a circulação; a jojoba fortalece os fios e elimina o frizz; enquanto que a semente de uva é rica em antioxidantes e otimiza a elasticidade.

Combinação: Melaleuca+ Limão+ Menta

Esse mix é indicado para detox do couro cabeludo com objetivo de eliminar o excesso de impurezas e oleosidade. Deve ser conjugado com a argila

A receita consiste em 100 gramas de argila (específica para cabelo), 2 gotas de óleo essencial de limão, 2 gotas de óleo essencial de melaleuca e 1 gota de óleo essencial de menta. A máscara deve ser aplicada diretamente no couro cabeludo.

Aplicação de Óleo no Cabelo
Aplicação de Óleo no Cabelo

Ainda com a máscara no couro cabeludo, recomenda-se utilizar um mix adicional para o comprimento dos fios, o qual consiste em 5 gotas diluídas de óleo de semente de uva mais 5 gotas diluídas de óleo de limão siciliano.

Os dois mix devem ser deixados por um tempo de atuação de 10 minutos, e enxaguados com água morna, antes da lavagem habitual com shampoo. Recomenda-se realização a cada 15 dias.

*

Agora que você já conhece muitas das propriedades do óleo de gerânio, inclusive para os cabelos; nossa equipe o convida para continuar conosco e visitar também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

PENTEADO, O. Vogue. Faça em casa: três tratamentos capilares poderosos com óleos essenciais. Disponível em: < https://vogue.globo.com/beleza/noticia/2019/01/faca-em-casa-tres-tratamentos-capilares-poderosos-com-oleos-essenciais.html>;

Terraflor Aromaterapia. Óleo essencial da feminilidade- Gerânio. Disponível em: < https://terra-flor.com/blog/oleo-essencial-da-feminilidade/>;

Wikipédia. Pelagornium. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Pelargonium>.

Veja também

Pé de Limão no Vaso

Pode Plantar Limão em Vaso?

Se você gosta muito de limão e adoraria poder colher limões frescos diretamente do seu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.