Home / Plantas / O Que é Amaranto e Quanto Custa? Onde Comprar?

O Que é Amaranto e Quanto Custa? Onde Comprar?

A alimentação é parte essencial da vida das pessoas desde sempre, já que, como bem diz o popular ditado, você é o que come. Dessa maneira, as reações que acontecem a todo momento no seu corpo precisam de combustíveis, que são encontrados justamente nos alimentos. Portanto, os alimentos são fundamentais para todos e devem ser consumidos com muita cautela, analisando bem o que está ingerindo.

Assim, ainda que a importância dos alimentos seja grande há muito tempo, apenas mais recentemente as pessoas passaram a ter mais preocupações com aquilo que consomem.

Logo, foi possível notar que a dieta média dos brasileiros, por exemplo, costuma ser mais gordurosa o que o recomendado. Com isso, cada vez mais cresceu a busca por alimentos mais saudáveis, que pudessem melhorar o modo de vida humano e transformar problemas em soluções.

Esse é o exemplo do grão amaranto, um tipo de cereal que pode substituir alguns alimentos na dieta das pessoas e, dessa maneira, somar variedades mais saudáveis para a alimentação. Muito comum no México, o amaranto foi um alimento bastante usado pela sociedade asteca, já que servia muito bem a muitas pessoas e era tido como uma comida rica em energia.

O Que é Amaranto?

O amaranto é um grão, que pode ser comparado a outros grãos. Contudo, sendo um “pseudocereal”, o amaranto não deve ser comparado ao trigo e ao arroz, por exemplo, pois se encontra em outra família em relação a esses animais.

De qualquer forma, há aquelas pessoas que substituem o arroz pelo amaranto em sua alimentação diária, já que imaginam o grão como mais energético. Contudo, além da questão relacionada ao ganho de energia para a realização das atividades do dia a dia, o amaranto também é conhecido por ter uma longa série de outros benefícios.

Entre eles, é possível citar a forma como o alimento ajuda o sistema de defesa do corpo e recupera a musculatura humana, por exemplo. Porém, mais adiante será possível ver todos os benefícios do amaranto mais a fundo.

Em todo caso, o alimento foi cultivado no México quando a região ainda era dominada pelos astecas, sendo parte essencial da refeição tradicional dessa sociedade.

Com o tempo, contudo, a conquista do local pela Espanha fez com que o amaranto passasse a ser visto como uma espécie de erva daninha, acabando com um alimento antes tão importante e tão rico em nutrientes. No fim das contas, levou alguns séculos até que o amaranto voltasse a ser consumido, rapidamente se espalhando para muitas partes do mundo.

Conheça os Benefícios do Amaranto

O amaranto é um grão que possui muitos benefícios para as pessoas, sendo recomendado ingerir esse tipo de alimento em meio às refeições.

Entre os diversos benefícios de comer o amaranto, portanto, é possível citar o fato de o alimento ser um forte aliado do sistema de defesa do corpo humano. Logo, o consumo do amaranto deixa as células do corpo mais fortes e faz com que a pessoa se torne mais propensa a ser atacada por bactérias ou vírus.

Ademais, o amaranto ainda é muito bom para o combate ao enfraquecimento dos músculos, algo essencial quando se trata do ganho de massa muscular, algo muito almejado pelos atletas, mas que deveria ser também objetivado por todas as outras pessoas.

Mais um ponto de benefício do amaranto para o corpo humano está no fato de o grão ser ótimo quando se trata de combater o câncer, mantendo as células muito mais fortes contra uma das doenças mais perigosas de todo o planeta, não importando muito o local do câncer em questão.

Quanto Custa o Amaranto e Onde Comprar o Grão

O amaranto pode ser adquirido em muitas lojas de todo o Brasil voltadas para o mundo natural, além de ser facilmente encontrado em grandes mercados de todo o país. Dessa maneira, não deve ser muito complicado ter acesso a esse material. Porém, caso você não encontre o produto na sua região, pode ser uma grande ideia realizar a compra do amaranto através da internet.

Isso porque há vários sites que fazem a venda do amaranto, seja sites especializados em produtos naturais ou aqueles de classificados, como é o caso do Mercado Livre. De toda maneira, não faltam opções para você escolher. Já quanto ao preço do amaranto, é possível encontrar uma grande variedade de valores em toda a internet, já que esse tipo de produto possui algumas diferenciações em alguns casos.

Grão de Amaranto

Contudo, em geral, é possível adquirir 1 quilo de amaranto a partir de 15 ou 20 reais, bastando saber procurar nos locais mais adequados. Já nos ambientes de venda física, o valor pode ser um pouco mais elevado, chegando até mesmo aos 35 reais. Contudo, nesse caso você terá o benefício de receber o produto na hora, além de não pagar pelo frete.

Os Nutrientes do Amaranto

O amaranto é um grão bastante popular em grande parte da América do Sul e, como tal, possui muitos nutrientes essenciais para a vida das pessoas. Dessa forma, é possível citar, por exemplo, o cálcio e o fósforo como alguns dos nutrientes mais presentes no amaranto. Assim, o amaranto se torna um grande alimento para o fortalecimento dos ossos e dos dentes, algo vital quando se trata, sobretudo, de idosos e crianças ainda me fase de desenvolvimento.

Outro nutriente muito presente no grão de amaranto é o magnésio, também importante para fortalecer os ossos e manter o corpo humano mais resistente aos problemas da vida.

O ferro, por outro lado, é mais um nutriente famoso a compor o amaranto, sendo essencial para o combate à anemia e a problemas ligados ao sangue.

Portanto, como se pode ver claramente, o amaranto é um dos grãos mais famosos da América Latina e, na prática, é possível notar muitos dos seus benefícios ao corpo e à saúde das pessoas. O alimento deve ser consumido nas refeições, de forma moderada, para que não haja problemas de aceitação.

Vale lembrar que o amaranto é um produto totalmente natural, um grão que não possui interferência química em sua produção.

Veja também

Flor de Cerejeira

Tudo Sobre a Cerejeira: Características e Nome Científico

Para pessoas que adoram admirar plantas, hoje temos um post recheado de informações bacanas. Quem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.