Home / Plantas / Nectarina: Características, Muda e Fotos

Nectarina: Características, Muda e Fotos

A nectarina é uma fruta que não se sabe ao certo de onde ela se originou e nem como isto ocorreu, mas a suspeita que as pessoas mais acreditam é na que ela foi lançada por volta do ano de 1987 pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e de que ela é um resultado entre o cruzamento de um pêssego com uma ameixa. Mesmo que essa seja a suspeita que as pessoas mais afirmam, nada ainda foi comprovado com total certeza de que foi isso mesmo que ocorreu, até porque há outra suspeita de que essa fruta foi lançada pela China, se levarmos em conta que o pêssego se originou lá, essa tese também possui muita força.

Conforme você for lendo este texto, você vai saber mais sobre a classificação dessa fruta e de seu nome científico, suas principais características, quais são as diferenças entre a nectarina e o pêssego e quais são os benefícios que essa fruta pode trazer a sua saúde.

Classificação e Nome Científico

A nectarina é uma fruta conhecida e chamada no mundo da ciência de Prunus Pérsica Nucipersica, esse é seu nome cientifico e é também o nome da espécie ao qual ela pertence. Ela é uma fruta que está inclusa no Reino Plantae, pelo simples fato dela ser uma planta.

Faz parte da Divisão Magnoliophyta, esse é o nome do maior grupo de plantas que existe, ele engloba todas os tipos de plantas que possuem a sua semente protegida pelo fruto. Pertence a Classe Magnoliopsida, esse é o grupo que engloba as plantas que produzem flores. Faz parte da Ordem Rosales, essa ordem inclui vários tipos de espécies e géneros de plantas que produzem flores. A nectarina se inclui na família Rosaceae, essa é a família que engloba muitas espécies de plantas que possuem flores, independente se são arbustos ou árvores, e se inclui também dentro do género Prunus.

Prunus Pérsica Nucipersica

Principais Características da Nectarina

A nectarina é uma fruta que possui uma casca de cores que podem variar entre o vermelho, o amarelo e o branco, algumas possuem praticamente toda a casca vermelha cobrindo quase que todo o fundo amarelo que ela possui. Essa fruta não possui pelos na casca (diferente do pêssego), ela pode possuir um formado mais oval ou arredondado e sua polpa é suculenta e saborosa, possuindo um sabor adocicado.

Igual ao pêssego, a nectarina possui muitas fibras e vitaminas, fazendo com que ela se torne uma fruta muito rica e que possui muitos benefícios aos que a consomem. As vitaminas que essa fruta mais possui são as Vitaminas A e C, contendo também uma alta quantidade de potássio e ferro. Durante o verão é quando essa fruta mais da nas plantações, esse é o período em que elas estão em mais abundância no mercado.

A nectarina é uma fruta que amadurece rápido, entre dois a três dias, e que pode ser congelada também, porém por apenas cinco dias no máximo. É uma fruta muito consumida nas festas de final de ano e que possui grande presença nas mesas das ceias de natal, além de ser consumida em natural, ela também pode ser consumida na forma de compotas, sucos ou em saladas.

Principais Diferenças Entre a Nectarina e o Pêssego

Como já citamos, a fruta nectarina possui uma grande semelhança com o pêssego, até pelo fato delas pertencerem à mesma família e da nectarina ser o resultado de um cruzamento do pêssego com outra fruta. Mesmo com tudo isso, elas possuem algumas diferenças, a maior de todas elas é o fato do pêssego possuir uma casca com uma textura mais de aveludada, enquanto a nectarina possui uma casca extremamente lisa.

Outra diferença que elas possuem é a da nectarina ser menor, mais doce e possuir um aroma mais forte quando comparada ao pêssego. As nectarinas possuem bem mais nutrientes que os pêssegos, enquanto os pêssegos possuem bastante Vitamina A e C, potássio e fibras, as nectarinas possuem o dobro da quantidade de Vitamina A encontrada no pêssego, um pouco mais de Vitamina C e também mais potássio. Já uma semelhança entre essas duas frutas é que tanto uma quanto a outra possuem variedades, que são classificadas através do requisito de possuir caroço solto ou não.

Onde as Nectarinas São Cultivadas?

As nectarinas geralmente são cultivadas juntas e no mesmo lugar que os pêssegos. As árvores de nectarina possuem pequeno porte, sendo coberta por folhas estreitas e longas. As mudas dessa árvore preferem locais que possuam climas mais quentes e secos, e que seu solo seja arenoso e drenado. A França e a Espanha são os países que mais produzem a nectarina, já no Brasil elas são mais cultivados na região do Rio Grande Do Sul e de São Paulo.

Benefícios que as Nectarinas Possuem

Pelo fato de ser uma fruta muito rica em vitaminas e nutrientes, ela possui vários benefícios para a saúde de quem a consome, esses benefícios podem ser:

  • Rico em antioxidante: por possuir uma grande quantidade de Vitamina C, essa fruta possui a função de antioxidante. A quantidade dessa vitamina está mais concentrada na casca. Esses benefícios vão ajudar na eliminação de radicais livres.
  • Ajuda a combater a obesidade: estudos mostraram que as frutas que possuem caroços possuem compostos bioativos, que ajudam a evitar e a controlar a obesidade, como também ajuda em doenças cardiovasculares e na diabetes.
  • Beneficio para os olhos: a nectarina é uma fruta que possui um nutriente que é bastante importante para a saúde dos olhos, esse nutriente é chamado de luteína, e ele ajuda a reduzir o risco da pessoa acabar sofrendo de cataratas nucleares.
  • Benefícios para o coração: a nectarina possui nutrientes que ajudam que as arteriais não se endurecessem e que as plaquetas fizessem a circulação adequada.
  • Ajuda na prevenção do câncer: essa fruta possui o ácido cloro gênico, esse ácido ajuda a prevenir vários tumores e câncer.
  • Melhora o sistema imunológico: por possuir uma boa quantidade de Vitamina C e de Zinco, essa fruta ajuda a combater vários tipos de infecções e também estimula a realização de produção de anticorpos, fazendo com que o sistema imunológico seja melhorado.
  • Ajuda na gravidez: por conta das vitaminas e dos minerais presentes na nectarina, o consumo dessa fruta vai ajudar a reduzir o risco de defeitos que podem ocorrer no tubo neural e também vai contribuir para uma saúde melhor, tanto para a mãe quanto para o bebê.

Se interessou sobre o mundo da nectarina e sobre o fato dela ser resultado de uma mistura entre duas outras frutas? Então caso você queira ler mais sobre essas frutas, acesse este link e confira mais um de nossos textos: http://Diferenças Entre Pêssego, Nectarina, Damasco e Ameixa

Veja também

Como Fazer Mudas de Hibisco por Estaquia?

As plantas e flores têm diversos usos possíveis na civilização mundial, havendo diferentes formas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *