Home / Plantas / História, Origem da Canela e Surgimento da Canela

História, Origem da Canela e Surgimento da Canela

A canela é uma especiaria que tem tudo a ver com a história do Brasil. Em última instância, com um pouco de licença poética, é possível dizer que os portugueses apenas chegaram ao Brasil por conta da canela.

Porém, a relação dessa especiaria com o Brasil vai muito além disso, já que até hoje a canela é utilizada para a produção de alimentos ou para dar um sabor a mais em alguns pratos. Contudo, é sempre interessante descobrir mais sobre a história da canela, que vai muito além da sua forma de uso atual. Quem “descobriu” a canela? Como se deu a movimentação dessa especiaria pelo mundo?

Todas essas questões são muito importantes para entender melhor o desenvolvimento da canela pelo mundo, pois ajuda a entender, também, qual foi o impacto da canela para as sociedades ao longo da história. Se você possui interesse em saber mais sobre a canela, entendendo a evolução da especiaria ao longo do tempo, desde que foi descoberta no Sri Lanka até os dias atuais, veja abaixo algumas das informações mais importantes para o correto entendimento. E não esqueça, uma dose de canela é sempre bom para incrementar a vida.

Como Um Português “Descobriu” a Canela

A canela começou a ser usada no Egito, ao menos segundo as principais referências em historiografia. Mas foi no Sri Lanka, país do Sudeste asiático que possui grande tradição na produção de canela até hoje – o país ainda produz cerca de 90% de toda a canela mundial – que a especiaria ganhou escalabilidade.

Porém, quando os portugueses compravam a especiaria com os árabes, ainda no século XV, esses árabes não diziam como conseguiam acesso à canela. Na verdade, o objetivo era justamente manter a exclusividade sobre a compra da canela diretamente com o fornecedor. Isso começou a mudar no ano de 1506, quando Lourenço de Almeida encontrou a canela. Na realidade, o europeu pôde descobrir que a canela era extraída não a partir de um fruto da árvore, mas a partir do tronco da caneleira.

Árvore de Canela
Árvore de Canela

Assim, Lourenço viu que produzir canela em larga escala não seria uma tarefa muito complicada. Depois, com o tempo, Portugal conseguiu desenvolver a técnica de plantação e cultivo da canela, ainda que jamais tenha sido tão bom quanto os nativos do Sri Lanka na arte de cultivar a caneleira. Na realidade, como já explicado, o país asiático ainda detém o título de maior produtor da especiaria em todo o mundo, com muita qualidade em sua produção.

Origem da Canela

A canela, segundo os principais historiadores, teve origem no Egito, que foi a primeira nação a fazer uso dessa especiaria.

Contudo, é muito complicado entender ao certo como se deu esse processo histórico, já que é simplesmente impossível acessar as informações relativas a certas partes do planeta em determinados períodos. Há referências a um item parecido com a canela até mesmo no Antigo Testamento da Bíblia, que trata de acontecimentos antes do nascimento de Cristo.

Portanto, o certo mesmo é que, ainda sem origem plenamente definida, a canela é importante para o mundo há milhares de anos. O produto chegou a ser usado como aromatizante, mas com o tempo foi possível perceber a sua importância para a alimentação, o que gerou benefícios ainda maiores para as pessoas.

A canela passou por problemas de produção ao longo da Idade Média europeia, conhecida como a Idade das Trevas. Todavia, com o tempo os europeus foram descobrindo fontes de canela na Ásia e na África, o que faz com que chegassem ao Sri Lanka, principal produto de canela do mundo até hoje.

A Canela no Brasil

Quando os portugueses resolveram colonizar o Brasil e não mais realizar apenas algumas trocas pontuais com os grupos indígenas (escambo), a canela já era uma velha conhecida da Europa. Portanto, com a onda de europeus chegando ao Brasil, a canela também chegou ao país, se dando muito bem em território brasileiro.

Pó de Canela
Pó de Canela

A plantação e o cultivo da canela funcionaram nas terras nacionais, o que foi um grande incentivo para que os portugueses continuassem produzindo ainda mais por aqui em vez e comprar a canela na Ásia. Portanto, de uma maneira ou de outra, é possível dizer que o Brasil ajudou a mudar a rota da canela pelo mundo, embora a Ásia ainda domine a produção de canela.

Canela Contra Inflamações e Infecções

A canela pode ser usada para muitos objetivos, entre eles acabar com inflamações pelo corpo. Dessa maneira, a canela é muito eficiente quando se trata de melhorar a circulação do sangue, o que, por consequência, torna as inflamações menos comuns. Ademais, como as inflamações podem gerar problemas ainda mais graves para as pessoas, o mais natural é que o uso frequente da canela também diminua o efeito dessas doenças.

Chá de Canela
Chá de Canela

Alguns estudos da Universidade da Califórnia chegaram a constatar que a canela possui efeitos quase tão positivos quanto os remédios industriais – a diferença é que esses remédios também têm uma série de efeitos negativos para o organismo. Além das inflamações, a canela ainda pode ser eficaz para combater as infecções, sobretudo aquelas ligadas ao trato respiratório.

Até mesmo respirar perto da canela pode ser uma boa opção para quem sofre de dor de garganta ou de possíveis infecções, além de o chá de canela ser ótimo para acabar com o problema. Assim, o uso frequente dessa especiaria pode ser muito positivo para as pessoas, até mesmo pelo fato de a canela encaixar bem com muitos pratos, o que é mais um benefício, mas dessa vez para o paladar.

Bebendo Chá de Canela
Bebendo Chá de Canela

Canela Para Quem Sofre de Diabetes

A canela é muito eficaz para quem sofre de diabetes, já que consegue controlar melhor os níveis de açúcar no sangue. Dessa maneira, a canela faz o trabalho de “limpar” a corrente sanguínea, de forma a tornar o sangue menos sobrecarregado com açúcar.

Como consequência, a canela pode ajudar a perder peso, então essa também é uma boa opção para quem deseja eliminar gordura. No fim das contas, o uso frequente dessa especiaria funciona muito bem para a cura de muitos problemas de saúde.

Sendo assim, a dica final é: use a canela!

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *