Home / Animais / Pica-Pau-Anão-Dourado: Características, Nome Científico e Fotos

Pica-Pau-Anão-Dourado: Características, Nome Científico e Fotos

As aves podem ter variações complexas, podendo atingir níveis de diferenciação muito profundos. Dessa forma, um belo modo de analisar isso se dá a partir do pica-pau, que tem variações em grande parte do mundo e, assim, possui espécies muito diferentes entre si. Um belo caso se dá com o pica-pau-anão-dourado, também chamado de pica-pauzinho-dourado, animal de pequeno porte e bastante interessante.

Esse tipo de ave está presente na América do Sul, mais precisamente entre a região Norte do Brasil e países como Bolívia e Peru. A ave gosta de ambientes quentes, mas também úmidos, o que faz com que os países citados sejam ótimos para o seu desenvolvimento. A parte Norte brasileira, também com tais condições climáticas, é mais um ambiente positivo para o crescimento do pica-pau-anão-dourado.

Em todo caso, se você visse o pica-pau em questão na rua, saberia identificar o animal? Será que seus conhecimentos sobre o mundo das aves estão em dia? Para entender mais sobre o modo de vida do pica-pau-anão-dourado, veja tudo sobre o bicho logo abaixo. Após a leitura, é muito provável que você seja mais um apaixonado por essa espécie tão bela e delicada.

Características do Pica-Pau-Anão-Dourado

O pica-pau-anão-dourado é um pequeno exemplar de pica-pau e, como tal, possui um modo de vida condizente com o seu tamanho reduzido. Assim, o mais natural é que o animal se mantenha afastado dos grandes predadores, ficando quase sempre no topo das árvores. Em locais mais altos, como é de se imaginar, os predadores pouco podem fazer para alcançar o pica-pau.

Em geral, essa espécie chega até os 8 centímetros de comprimento, mas há exemplares menores do que isso. Macho e fêmea possuem muitos detalhes em comum quando se trata da coloração, com a diferença que a fêmea tem manchas brancas na região na cabeça – o macho, por outro lado, possui manchas amarelas na cabeça.

Porém, ambos têm o corpo amarelado, quase um verde-oliva, em um tom que passa desapercebido com facilidade em meio às plantas e árvores altas. As garras do animal são parte muito importante da sua rotina, já que o animal faz uso delas para se manter no topo das árvores. Dessa forma, o pica-pau-anão-dourado pode passar grandes períodos nas árvores, sem sequer esboçar qualquer tentativa de voo. O animal faz isso para descansar após longos voos ou, então, para se esconder dos principais predadores que podem atacar.

Alimentação e Habitat do Pica-Pau-Anão-Dourado

O pica-pau-anão-dourado é um animal muito pequeno e, dessa maneira, não consegue comer muito. Portanto, o mais natural é que a ave consuma pequenos insetos e larvas, que costumam viver no interior de árvores ou perto das mesmas. O pica-pau-anão-dourado os captura com o bico, que é alongado e serve muito bem para esse serviço. A busca por alimentos explica o porquê de o pica-pau-anão-dourado se movimentar tanto, já que os principais insetos que fazem parte da rotina alimentar do bicho vivem em árvores.

Logo, quando se cansam de uma árvore ou acham que ela já não oferece os nutrientes adequados para o seu desenvolvimento, os animais da espécie buscam por outra. Quanto ao habitat, o pica-pau-anão-dourado gosta de ambientes florestais para crescer e se desenvolver. Assim, florestas secundárias, bosques e outros ambientes de mata podem servir muito bem.

Pica-Pau-Anão-Dourado na Madeira
Pica-Pau-Anão-Dourado na Madeira

Ademais, o animal ainda precisa de altos níveis de umidade e altas temperaturas para se manter saudável, o que encontra, no Brasil, na região Norte. A Floresta Amazônica, com todo o seu tamanho, acaba por servir de casa para o pica-pau-anão-dourado, uma ave tão minúscula em comparação aos outros animais que vivem por ali.

Hábitos e Comportamento do Pica-Pau-Anão-Dourado

O pica-pau-anão-dourado costuma ser um animal solitário, que voa sozinho e permanece assim por longos períodos. Esse animal apenas se junta a outros ao longo da fase de reprodução, quando sente a necessidade de passar seu código genético adiante através do parceiro ou parceira.

Pode ser que você veja um exemplar de pica-pau-anão-dourado junto a um bando de outras aves, mas, quando isso acontece, os animais que o acompanham costumam ser de espécies completamente variadas. Além disso, o mais natural é que o pica-pau-anão-dourado apenas se aproxime desses bandos por curtos períodos, seguindo o seu caminho solitário no futuro. Perto das pessoas, o mais comum é que a ave seja tímida e busque sempre por proteção, já que enxerga o ser humano como uma ameaça à sua vida.

Portanto, se você deseja se aproximar de um pica-pau-anão-dourado, tenha em mente que a tarefa não será nada simples. Esses animais gostam de ficar perto de fontes de água, pois a necessidade de se hidratar, por mais que não seja tão frequente, ainda existe no animal. Isso também ajuda a explicar o porquê de o pica-pau-anão-dourado viver de forma mais livre na região Norte, onde a oferta hídrica é muito maior.

Nome Científico e Mais Algumas Informações Sobre o Pica-Pau-Anão-Dourado

O pica-pau-anão-dourado atende pelo nome científico de Picumnus aurifrons. No Brasil, a ave pode ter muitos nomes diferentes, o que depende bastante do local em que o animal vive – ainda que sua presença seja predominante na região Norte, mesmo por lá há muitas variações na nomenclatura do pica-pau-anão-dourado. O animal, assim, pode ser chamado ainda de pica-pau-testa-dourada e pica-pau-anão-amarelo. Logo, os nomes dependem muito das tradições regionais de cada parte do Norte brasileiro, que é diverso culturalmente.

Vale lembrar que esse tipo de ave é considerado o menor pica-pau do mundo, podendo pesar cerca de 8 gramas em alguns casos. Porém, ainda que pareça frágil por conta do tamanho reduzido, o pica-pau-anão-dourado pode ser resistente quando necessário. Em confrontos com outras aves, em geral maiores, o animal costuma utilizar seu bico como forma de proteção.

Pica-Pau-Anão-Dourado Fotografado de Frente
Pica-Pau-Anão-Dourado Fotografado de Frente

Um detalhe muito marcante sobre a espécie é o seu canto, poderoso e capaz de fazer com que o animal se comunique com outras aves em raio de alguns quilômetros. O som pode até não ser ouvido quando o animal se coloca mais perto de áreas urbanas, mas na mata fechada o pica-pau-anão-dourado pode se fazer escutar em claro e bom som.

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *