Home / Plantas / História da Flor Falsa-Érica, Origem da Planta e Significado

História da Flor Falsa-Érica, Origem da Planta e Significado

O Brasil é um país que se destaca pela diversidade de plantas e animais. Para se ter uma ideia dessa riqueza, são inúmeros as espécies que nem sequer possuem catalogação pelos cientistas. Uma das plantas genuinamente brasileira é a falsa- érica. No nosso artigo de hoje vamos falar um pouco sobre esse vegetal que produz uma flor muito exuberante. É só continuar acompanhando para conhecer um pouco mais da falsa-érica!

Origem da Falsa-Érica

A falsa-érica pode ser conhecida também por cuféia ou apenas érica. Teve origem no Brasil e é uma planta perene que pertence ao grupo das herbáceas e pode chegar a medir entre vinte e cinco e trinta centímetros. O que mais chama atenção são suas linda flores e o formato diferentes de suas folhas.

A floração da falsa-érica pode aparecer durante todo o ano e as florzinhas desabrocham nas cores branca, lilás e até mesmo nas duas cores simultaneamente na mesma árvore. É uma planta amplamente indicada para o cultivo em casa, pois além de ser fácil de cuidar, também deixa o ambiente colorido e florido durante muito tempo.

Caso você esteja pensando em iniciar um jardim, ela pode ser uma excelente opção já que se adaptam muito bem em jardineiras e canteiros caseiros.

Cuidados com a Falsa-Érica

Mesmo sendo uma planta de cultivo muito simples, a falsa-érica precisa de atenção em alguns aspectos. O primeiro deles é a necessidade de um solo rico em matéria orgânica para um desenvolvimento pleno. Além do adubo, a terra precisa se encontrar úmida e fofinha. Portanto, não descuide nas regas frequentes.

Por ser uma planta de origem brasileira, ela se adapta muito bem ao clima tropical do nosso país. A falsa-érica gosta de receber luz intensa do sol e a falta dos raios pode prejudicar o desenvolvimento da árvore. Assim, coloque sua érica diretamente ao sol ou em meia sombra.

Planta Falsa-Érica
Planta Falsa-Érica

Uma dica importante para quem mora em regiões mais frias, é que a falsa-érica não gosta de temperaturas mais baixas. Assim, se você mora em locais em que o inverno é mais intenso saiba que será mais difícil cultivar a planta.

Além do frio, a érica também não gosta de ser podada. Os cortes podem, inclusive, levar a planta a morte.

Cultivo da Falsa-Érica

A reprodução da planta pode ser feita por galhos ou sementes que podem ser compradas em lojas especializadas ou pelo comércio online. São vegetais amplamente utilizados por quem realiza bonsai, já que suas folhas e flores não necessitam de modificação. A falsa-érica costuma se desenvolver bem em todo o Brasil, em especial, na região sudeste do país.

Não esqueça de selecionar um local que receba muita iluminação dos raios solares. O enriquecimento do solo com adubo orgânico pode ser uma boa alternativa para garantir que o solo fique preparado para receber a planta.

Caso utilize sementes, não esqueça de deixar um espaço de pelo menos vinte centímetros entre um plantio e outro. A drenagem deve ser outro ponto importante a ser observado: o excesso de água pode trazer o enfraquecimento das raízes e, consequente, pode fazer a falsa-érica murchar. Procure realizar o plantio no final do inverno e privilegie as estações mais quentes, ok?

Utilização da Falsa-Érica

A falsa-érica é amplamente utilizada pelos paisagistas. Elas conferem um visual muito bonito e diferente para as suas composições. Você sabia que ela também é utilizada de forma medicinal? Pois é! Algumas espécies da érica podem ser usadas na cura de febre e diarreias.

Falsa-Érica em Paisagismo
Falsa-Érica em Paisagismo

As éricas são plantas que existem há muito tempo e algumas de seus tipos foram encontradas no continente africano. Atualmente já foram catalogadas mais de 600 espécies do mesmo gênero, dentre elas: érica ciliares, érica lusitânica e érica arbórea.

Ficha Técnica da Falsa-Érica

Preparamos um resumo com as principais informações da falsa-érica. Confira:

  • Possui nome científico de Cuphea gracilis.
  • Origem: Brasileira
  • Também pode ser conhecida como: érica, cuféria.
  • Folhas em formato de lança, pequenas e verdes. As flores têm pétalas pequenas e delicadas que podem aparecer nas cores lilás e branca.
  • Adaptação melhor em regiões de clima quente e tropical. A falsa-érica não costuma resistir em locais em que o frio é muito intenso.
  • Pertencem à família das
  • Pode chegar a medir quase trinta centímetros.
  • Dicas de cultivo: necessita de solo adubado, drenagem adequada e se adaptam bem em jardins, jardineiras e canteiros. Precisam de muito sol para se desenvolver além de regas constantes.
  • Evite podar a falsa-érica.
  • A multiplicação pode ser feita por estacas ou sementes da planta. Prefira realizar o plantio quando o inverno estiver encerrando.
Plantas Falsa-Érica
Plantas Falsa-Érica

As plantas são sempre uma forma de deixar sua casa mais colorida e alegre.  Para montar o jardim dos seus sonhos é muito importante realizar a escolha certa das plantas que se adaptam bem ao clima da cidade em que você vive.

A falsa-érica é uma das plantas mais versáteis e pode ser uma excelente aposta para o seu canteiro. Além de exigir poucos cuidados, ela é uma alternativa muito colorida e vibrante!

Agora que você já conheceu algumas das suas características e a forma de cultivo da falsa-érica, que tal incluí-la no seu jardim? Mãos à obra e boa sorte!

Mas se você já conhece a planta, que tal nos deixar um comentário logo abaixo contando para a gente aqui do Mundo Ecologia a sua experiência com o cultivo de falsa-érica? Ah, não esqueça de compartilhar nossos artigos com os seus amigos e também nas suas redes sociais. Até a próxima!

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *