Home / Plantas / Flores que Começam com a Letra M: Nome e Características

Flores que Começam com a Letra M: Nome e Características

As flores são um presente da natureza para nós. Suas belíssimas pétalas, de diferentes colorações, formatos, enfeitam e encantam qualquer pessoa. 

Cultivar belas flores no seu jardim não é uma tarefa complicada como muitos pensam, ao contrário, pode ser mais fácil do que você imagina! 

Como são muitas plantas, elas são divididas pelos nomes, sejam eles científicos, ou mesmo populares. 

Neste artigo você pode conferir as flores que começam com a letra M, suas principais características, peculiaridades e muito mais. Veja a seguir! 

Nome e Características das Flores que Começam com a Letra M

Elas estão por todos os lugares, em jardins ou mesmo em floresta e vegetações nativas. Fato é que elas proporcionam um efeito visual muito interessante e agradável a todos. 

Para cultivar as flores, você precisa de um vaso, de uma terra de qualidade, regas e uma quantidade significativa de iluminação solar. É claro, cada qual possui suas determinadas características e cuidados necessários. Falaremos de cada uma delas a seguir! 

Margarida

As margaridas são muito populares aqui no Brasil, elas estão presentes em diversos canteiros e jardins residenciais. Fato é que elas são muito bonitas e são excelentes opções de cultivo, ótimas para enfeitar qualquer ambiente. 

Conhecida cientificamente como Leucanthemum Vulgare e recebem nomes populares de bem me quer, mal me quer, margarita, margarita maior, entre outros. Elas se destacam pelas suas belas pétalas esbranquiçados que contrastam com o núcleo amarelado.

Ela é uma planta herbácea e perene, oriunda da Europa. Sendo assim, se adaptam com facilidade em climas temperados. Não gostam de iluminação solar contínua, e devem ser cultivadas em meia sombra. 

Inflorescência da margarida é conhecida como capítulo e podem ultrapassar os 10 centímetros de altura. São belas flores que vale a pena experimentar o cultivo. Outro fator que merece destaque a respeito das margaridas é a sua família, ela está presente na família Asteraceae, onde também estão os girassóis, as dálias e o crisântemo, entre outros. 

Morangueiro Silvestre

O morangueiro silvestre, diferente das margaridas é uma planta frutífera que proporciona deliciosos morangos. Não se trata de um morangueiro comum, e sim silvestres com grandes poderes medicinais que auxiliam no combate a diferentes doenças. Ela é uma planta herbácea e perene, que adora climas subtropicais. 

Ele está presente na família Rosaceae, onde também estão presentes muitas outras árvores frutíferas, como é o caso da maçã, das peras, pêssego, ameixas, amêndoas, entre outras que também são utilizadas para fins ornamentais.

O morangueiro silvestre possui algumas características distintas do morangueiro comum. As principais estão no tamanho e formato das folhas e também no  uso medicinal da planta. Eles possuem muitas propriedades antioxidantes e antibacterianas e é indicado o consumo do seu chá para pessoas com anemia, infecções aviárias, problemas respiratórios, intestinais, entre outros. 

É importante destacar também que seus frutos são semelhantes ao morango comum e possuem o gosto muito parecido, ou seja, também são deliciosos. 

Manacá

O manacá é uma das mais belas flores que existem. Elas possuem a coloração branca, roxo claro ou roxo escuro. Elas se formam basicamente durante o inverno. Quando nascem, são esbranquiçados, depois adquirem outros tons de roxos. Se cultivado com espaço adequado a árvore pode alcançar os 4 metros de altura. Suas folhas são arredondadas, de tamanho médio, com as flores dispostas uma separada da outras. 

Ele está presente na família Melastomataceae, da ordem Myrtales, onde estão presentes também a Miconia, Melastoma, o Morini, Leandra, entre muitas outras. Estima-se que nessa família estão presentes mais de 5.000 espécies divididas em 200 gêneros. O nome científico que a planta recebe é Tibouchina Mutabilis e desta maneira, é classificada dentro do gênero Tibouchina. Os nomes populares da planta variam entre as várias regiões do país, sendo eles:  Manacá da Serra, Cangambá, Jaritataca, Manangá e Cuipeúna.

Os frutos do Manacá são dotados por uma cápsula, essa que é constituído por vária sementes. Vale destacar que não é uma planta que vive bem no Sol constante, deve ser cultivada a meia sombra, seja isoladamente ou mesmo com várias outras espécies ao seu lado. 

Mulungu

O Mulungu é uma belíssima árvore que dá flores ainda mais bonitas. Elas recebem outros nomes populares, como: canivete, bico de papagaio ou Corticeira. Isso se deve ao formato de suas flores, que possuem uma curvatura quando estão florescendo.

O Mulungu é conhecido cientificamente como Erythrina mulungu e está presente na família Fabaceae, onde também estão presentes várias outras plantas que formam vagens, como feijões, ervilhas e também outras que possuem a casca dotada de poderes medicinais, como é o caso do Mulungu.

O chá de Mulungu é muito conhecido devido as suas propriedades. Ele pode ser encontrado com facilidade em feiras e mercados. O chá é indicado para pessoas que possuem problemas de ansiedade, depressão, gengivite, dores de garganta, etc. Vale destacar que a planta possui propriedades anti inflamatórias, narcóticas, calmantes e analgésicas. 

É uma excelente alternativa para pessoas que procuram por um “calmante natural” e desejam melhorar a qualidade de vida. 

Madressilva

A Madressilva é uma belíssima flor. Ela é composta por diversas ramificações, e possui um formato arbustivo. Suas flores são brancas e com o passar do tempo, tornam-se amareladas. Os ramos da planta que sustentam as flores são de coloração verde viva, com grande dispersão, sendo considerado por muitos até uma trepadeira. 

Ela é oriunda do Japão e da China e é muito cultivada no continente asiático, se adaptou ao clima e as temperaturas do local. Seu nome científico é Lonicera caprifolium e está presente na família Caprifoliaceae onde também são classificadas as Weigelas, Abélias, entre outras. A Madressilva está dentro do gênero Lonicera. Popularmente, ela recebe o nome de Maravilha e Madressilva da China.

Ela floresce na primavera e o que mais chama atenção de todos, além das flores, é o perfume que ela libera em determinados períodos. Ela adora temperaturas mais quentes e clima tropical, se dá bem quando recebe iluminação solar em grande quantidade. As folhas da planta possuem propriedades antioxidantes e antibacterianas.  

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário logo abaixo!

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *