Home / Plantas / Flores que Começam com a Letra T: Nome e Características

Flores que Começam com a Letra T: Nome e Características

As flores são um dos maiores presentes que a natureza pode nos proporcionar. Elas encantam os olhos e com sua beleza ímpar, impressionam todas as pessoas que as observam. Muitas flores parecem que foram confeccionadas, que são de mentiras, devido a quantidade de detalhes, formas e peculiaridades que nem mesmo o mais talentoso ser humano consegue reproduzir. 

Essas obras da natureza influenciam e são utilizadas pelos seres humanos há milhares de anos, seja na composição de medicamentos, pomadas, chás, temperos e até como alimento. Existem muitas espécies espalhadas pelo mundo, com diferentes tamanhos, formas, cores e características. Por isso a dividimos de acordo com a letra inicial de cada espécie. 

Neste artigo você pode conferir as flores que começam com a letra T, seu nome (tanto popular, quanto científico) e as principais características de cada espécie. Para saber mais sobre as flores que começam com a letra T, leia a seguir! 

Quais são as Flores que Começam com a Letra T?

As flores, devido a sua rara beleza e peculiaridade, recebem diferentes nomes populares de acordo com a região onde são encontradas. Por isso acontece uma recorrente variação no nome plantas, animais e outros seres vivos. O que não muda é o nome científico de cada espécie, esse sim é um nome mundial, onde elas podem ser reconhecidas em diferentes países. 

Aqui falaremos a respeito das flores que começam com a letra T de acordo com seu nome popular. Veja abaixo quais são elas! 

Tulipa

As tulipas possuem uma beleza ímpar. Elas são constituídas por diferentes colorações, podem ser amarelas, vermelhas, azuis, roxas, brancas, entre muitas outras cores. Ela está presente da família Liliaceae, onde também fazem parte os lírios. 

As tulipas são eretas e nascem no meio de mais de 100 folhagens. As flores são solitárias, únicas e dispõem de grande haste para exibir suas 6 belíssimas pétalas. Quando ainda estão em período de crescimento, ficam fechadas e no seu tempo, abre-se para o mundo e encanta todas as pessoas que são privilegiadas em observá-la. 

Existem muitas variações de tulipas, algumas naturais, outras desenvolvidas pelos seres humanos através de cruzamentos e enxertos. Elas são de diferentes tamanhos, formatos, colorações. Cientificamente, ela recebe o nome de Tulipa Hybrida. 

No Brasil as tulipas não tiveram boa adaptabilidade devido ao clima (apesar de muitas serem reproduzidas no Sul do país em estufas). Elas preferem o frio e temperaturas mais amenas, com adaptabilidade ideal na Europa, onde são plantadas no início do Outono e florescem na Primavera.   

Três Marias

As três marias são flores que encantam qualquer pessoa, assim como as tulipas. Suas pequenas flores rosas chamam atenção e causam um grande impacto visual quando florescem. Elas são dispostas em cima da árvore também conhecida como Primavera, muito popular aqui no Brasil. 

Ela possuem diferentes colorações, podem ser rosas, roxas, brancas, laranjas, vermelha ou amarela. Fato é que são dispostas uma ao lado da outra, como um conjunto de pequenas flores que quando observadas a longa distância parecem uma coisa só. Porém, quando a distância é reduzida e o olhar aproximado, pode-se notar as diferenças e analisar cada flor separadamente, sendo divididas em 3 pétalas (por isso o nome). 

Elas fazem parte do gênero Bougainvillea, dentro da família Nyctaginaceae, onde também são encontrados outros gêneros como: Mirabillis, onde encontra-se a flor Maravilha, muito famoso e também o gênero Boerhaavia.

São muitas as diferenças, mas fato é que trata-se de uma trepadeira, com caule lenhoso, que se adaptou perfeitamente ao clima brasileiro e é amplamente encontrada, sobretudo no Sul e Sudeste do Brasil. São flores de rara beleza que merecem toda nossa atenção quando observadas. 

Trombeta

A Trombeta é uma flor com características únicas e muito peculiares. Suas pétalas são grandes, e sempre parecem caídas, mas não, esse é o formato dela. Elas são amplamente difundida pelo mundo, e são utilizadas das mais variadas maneiras, alguns utilizam-na para fins ornamentais, já outros, fazem de uso de suas propriedades para rituais e experiências alucinógenas. 

Poucos sabem, mas a Trombeta possui efeitos alucinógenos quando ingerida pelo organismo humano. Elas são consumidas em forma de chá. Antigamente, muitos rituais ocorriam com o uso do chá de trombeta. Os povos primitivos faziam os rituais e através dos efeitos da planta, conectam-se com algo superior. 

A trombeta foi citada no livro A Odisseia, de Homero, onde ela é indicada pela ninfa Circe para que toda a população do navio de Ulisses se esqueça da sua origem. Muitos povos antigos da Ásia também da Europa e das Américas já utilizavam-na como elemento poderoso em rituais e em suas crenças. 

Ela é uma flor muito bonita, que pode ser encontrada em diferentes regiões aqui do Brasil. Hoje o seu consumo e disseminação é controlado pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa, porém, mesmo assim, muitas jardins ainda possuem as belíssimas e alucinógenas trombetas. 

Tussilagem

A Tussilagem uma planta oriunda da Europa, do Norte da África e Oeste da Ásia. Ela é pequenina e pode ser totalmente invasiva e tornar-se até uma praga se não for bem cultivada. Fato é que sua beleza está nas flores, estas que também são minúsculas e de coloração amarelada. 

Elas florescem na primavera, porém não alcançam grandes alturas. Elas eram utilizadas pelos antigo para o tratamento de catarros e gripes. 

Trevo Vermelho

O trevo vermelho é uma belíssima flor de formato redondo e se dispõem ereta. Ela nasce em uma única haste, assim como a tulipa. Porém o que impressiona é o seu formato ovalar composto por pequenas flores de coloração rosa, roxa ou vermelha. 

São flores excêntricas da família das leguminosas e possuem propriedades medicinais fundamentais na vida humana, como problemas respiratórios e colaterais. 

Tabaco

O tabaco, apesar de ser muito conhecido pelo fumo em si, é uma planta muito peculiar e cultivada pelos humanos há séculos. São muitas as espécies de tabaco, e apenas uma possui a nicotina, que de fato é inalada através do fumo. 

Suas folhas são muito características e suas flores são bem pequenas, com coloração avermelhada. Possuem o formato de estrelas e são dotadas de 5 extremidades. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes e deixe um comentário logo abaixo!

Veja também

Papel de Fibra de Algodão: Vantagens e Desvantagens

O papel é famoso pela sua origem através da madeira, ou melhor, das fibras de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *