Home / Plantas / Flores que Começam com a Letra I: Nome e Características

Flores que Começam com a Letra I: Nome e Características

O mundo das flores é muito amplo e, por conta disso, é possível listar espécies com todas as letras do alfabeto. O artigo de hoje falará sobre as flores que começam com a letra I. Leia e veja se alguma informação deste texto será útil para você.

Flor Íris

As pessoas que amam flores costumam se dedicar muito no cuidado com elas, especialmente quando são lindas e especiais como a íris. Em muitos momentos, essas flores são confundidas com orquídeas, apesar de possuírem tonalidades diferentes.

A íris é uma flor perfeita para ornamentação. Além disso, ela se encaixa perfeitamente com as temperaturas do Brasil, pois é capaz de se adaptar a climas quentes com certa facilidade.

Esse é um dos motivos que faz os cultivadores de plantas gostarem tanto dessa flor. Para quem gosta de paisagismo, a íris é um excelente meio para embelezar um ambiente.

A íris possui mais de 200 variações em sua espécie. Nesses grupos, existem muitas flores de cor roxa ou azul. Normalmente, elas costumam apresentar três pétalas.

Cada variação da íris possui características específicas e tem que ser cuidada de acordo com cada uma delas. Dessa forma, será possível ter uma planta bem cuidada e com aspecto saudável.

Na hora de cultivar essa planta, a pessoa precisa escolher aquela que consegue se adaptar melhor ao clima de sua região.  Dessa forma, o cultivo dessa planta será bem mais simples, além de ter seu custo reduzido. Ou seja, antes de cultivar uma íris, é preciso pesquisar um pouco mais sobre as espécies dessa flor.

Cuidados com a Íris

Apesar dessa planta possuir muitas espécies e cada uma dela exigir um cuidado diferente, existem algumas ações que podem ser úteis para mais de uma espécie de íris. Como o Brasil é um país com mais tendência ao calor, a melhor escolha seria cuidar da íris sibirica, um tipo de flor que pode se adaptar ao clima tropical.

A íris possui um rizoma (também conhecido por bulbo) e, por conta disso, a melhor época para plantá-la é nos últimos dias do verão. Dessa forma, a temperatura estará mais amena, mas ainda será quente o bastante para que esse rizoma consiga se desenvolver até o inverno.

Se o cultivador morar em uma região de inverno ameno e verão prolongado, o mês de abril será ótimo para plantar uma íris. Por outro lado, se a região não possuir esse tipo de clima, um bom período para a plantação dessa flor é entre fevereiro e março.

Flor Íris no Vaso de Barro
Flor Íris no Vaso de Barro

Quando se planta uma íris, é imprescindível que uma parte do rizoma fique exposta. No entanto, é bom lembrar que uma parte desse rizoma tem que ficar na terra.

Com uma parte do rizoma exposta e outra enterrada no solo, as chances da planta se desenvolver de forma saudável aumentam consideravelmente. Se o rizoma for enterrado por completo, haverá um grande risco da planta não crescer como deveria.

Outro ponto em que é preciso ficar atento é a distância entre as plantas. É necessário que cada uma delas fique pelo menos 30 cm distante uma da outra. Com isso, o desenvolvimento dessa planta será muito mais saudável. Se duas ou mais írises foram plantadas muito próximas, tanto o rizoma quanto as raízes não conseguirão se desenvolver.

Se a íris não for plantada da maneira correta, provavelmente não ficará tão bonita quanto deveria, pois não crescerá de forma saudável. Se, por acaso, quiser cultivar essa planta em vasos, é melhor preparar um vaso para cada uma delas.

Essa planta deve ser regada entre cinco e sete dias por semana. Contudo, depois que essa planta começar a se desenvolver, as regas devem acontecer com menos frequência. Dependendo do período do ano, talvez a íris nem precise mais de nenhuma rega.

No momento em que a íris for plantada, é preciso verificar se o solo dessa planta possui boa drenagem. Se o solo ficar úmido, abafado ou mofado, o desenvolvimento da íris ficará comprometido.

Flor Ixia

A ixia é uma flor de origem sul-africana que não tem a menor dificuldade para se adaptar as condições climáticas do Brasil. Também conhecida como Ixia Flexuosa, a família biológica dessa flor é a Iridaceae.

Apesar de não ter uma variedade tão grande quanto a da íris, a ixia possui pelo menos 30 variações em sua espécie.  No entanto, algumas variações como a branca e a roxa são mais comuns do que outras.

Um tipo de ixia que é muito comum é a spotlight, que possui flores de tom avermelhado e amarelado. Além disso, também existem as ixias vênus, de tonalidades vermelha e magenta e as ixias giants, que possuem tom branco, mas têm uma cor escura no centro de suas flores.

Surgimento da Ixia

A ixia normalmente floresce no começo da primavera e, em alguns casos, no final do inverno. Normalmente, esses são os únicos períodos do ano em que essa flor aparece.

Cultivo da Ixia

Existem alguns passos que devem ser executados para que essa planta seja cultivada da melhor maneira possível. Observe a lista abaixo:

  • A primeira coisa é analisar bem a cor da ixia antes de fazer a escolha. Se tiver dúvidas, fale com a pessoa que está vendendo a flor;
  • Depois disso, veja em qual lugar ela será plantada. Lembre-se de deixar pelo menos 7 cm de distância entre uma planta e outra. Se a ideia for plantar a ixia em um vaso, é preciso que a terra dele possua boa drenagem. Dessa forma, a raiz não morrerá sufocada pela água acumulada;
  • Plante a ixia em uma terra de qualidade. Essa terra deve ser fértil e rica em materiais orgânicos. Isso fará com que essa planta ganhe muitos nutrientes. Além disso, essa planta deve ser cultivada no período mais frio do ano;
  • Coloque a muda dessa flor no local que foi escolhido para ela e, com as mãos, preencha com o local com terra até deixar a muda “presa”;
  • Regue a ixia e espere pelo seu crescimento. Durante esse período de desenvolvimento, não se esqueça de deixar planta ao sol no período da tarde. Esse é melhor período do dia para uma ixia ficar exposta aos raios solares;
  • Por fim, essa planta precisa que sua terra esteja úmida, mas não encharcada. Sempre que as raízes forem encharcadas, as plantas provavelmente morrerão. Isso vale tanto para ixia quanto para qualquer para outra planta.

Veja também

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características

As frutas são alimentos extremamente populares. Variam entre os sabores adocicado, cítrico, travoso e amargo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *