Home / Animais / Qual a Cor do Marreco? Branca, Marrom e Cinza Com Fotos

Qual a Cor do Marreco? Branca, Marrom e Cinza Com Fotos

A ave superconhecida chamada marreco é um tipo de pato de porte pequeno que foi, consequentemente, domesticado, sendo criado principalmente como animal de estimação. Certamente, são semelhantes a outras espécies de pato, porém, em menor tamanho.

Primeiramente, os marrecos foram usados para atraírem patos selvagens para o caçador abater durante suas caçadas. Eles costumam chamar atenção de outras aves com seus grasnados característicos.

Curioso? Então, nos acompanhe a saiba mais sobre Qual a Cor do Marreco? Branca, Marrom e Cinza Com Fotos e outras curiosidades sobre esse pequenino pato!

Afinal, Qual a Cor do Marreco?

A coloração do marreco vai depender muito da sua subespécie. Algumas delas são:

1 – Marreco Pekin: São marrecos inteiramente brancos. Entretanto os filhotes vêm ao mundo em coloração amarela.

Marreco Pekin
Marreco Pekin

2 – Marreco Cayuga: Os filhos dessa espécie de ave não de cor preta e com o passar do tempo podem ficar tanto negro esverdeado como cinza escuro.

3 – Marreco Rouen: Aqui a diferenciação entre sexos: os machos são de coloração mesclada de preto, vermelho e cinza com um destacado colarinho branco em seu longo pescoço. Já as fêmeas são marrons com riscos pretos e pontas das respectivas asas são azuis

Além disso, as marrecas têm o colarinho no pescoço de cor acinzentada e com listras  pretas.  Alguns marrecos podem não ter o colarinho, consequentemente, tendo todo o pescoço na cor preta.

Os filhotes dos marrecos nascem na versão multicores. Sua cor permanente só é definida quando nascem suas penas.

4 – Marreco Kromsnaveleend: Esta espécie de ave, nasce nas cores preta e marrom, apresentando também manchas amarelas e na fase adulta, permanecem com coloração variada.

5 – Marreco Alyesbury: Os marrequinhos nascem com coloração amarela e na fase adulta, tornam-se branquinhos.

Marreco Alyesbury
Marreco Alyesbury

6 – Marreco Buff Orpington: Os bebês dessa raça de marrecos, tem tons em leve marrom como também o destacado amarelo. Na fase adulta, sua cabeça ganha a cor cinza e o restante do seu corpo adquire cores marrom claro, cinza claro e as costas, são de cor cinza escuro.

7 – Marreco Golden Cascade: Os marrequinhos estreiam sua vida, ou seja, nascem com cor amarela e manchas pretas esfumaçadas. O macho, quando adulto, tem sua cabeça na cor cinza e o corpo nas cores branca, vermelho e cinza.

8 – Marreco Call duck: Esta espécie de ave, nasce e permanece sua vida toda, com sua coloração branca.

9 – Marreco de Topete: Marrecos de cores variadas que seria branca e preta ou diversas cores mescladas.

10 – Marreco Ancona: Estas aves nascem com a cor amarela mesclada com manchas pretas escuras e além disso, suas patinhas também são pintadas, diferentes dos demais marrecos. Na fase adulta adquirem cor preta e branca em suas penas.

Características Gerais do Marreco

O Anas querquedula, nome científico do marreco, é de corpo pequeno entre 37 cm  e 41 cm com envergadura das asas de 60 cm a 63 cm.

Sendo assim, apresentam muitas semelhantes com grande parte de outros patos. As penas do macho dessa raça são mais destacadas que da fêmea.

Este marreco é omnívoro, ou seja, se alimenta tanto de vegetais como de pequenos animais. Fazem parte do cardápio da ave:

  • Insetos bem como suas larvas
  • Moluscos
  • Crustáceos
  • Pequenos peixes
  • Anfíbios
  • Vermes

Sua degustação de alimentos e feita com a cabeça acima da água e, consequentemente, com seu corpo abaixo dela. Ele consome raízes, ramos novos e sementes de plantas que nascem na água.

A época de acasalamento, ou seja, de reprodução da espécie acontece durante a fase da primavera com uma emocionante parada nupcial do macho, mostrando o espelho as pretendentes fêmeas e passa a assobiar cortejando-a com a cabeça inclinada.

A princípio, após 2 ª quinzena do mês de abril, é a vez das fêmeas. Elas começam sua postura em um ninho feito em meio a vegetação volumosa e densa, porém, não muito longe da água a fim de conseguir alimentação de forma mais fácil.

Em sua maioria elas botam de 8 a 11 ovos, mas às vezes podem ser de 6 a 14. A incubação dos mesmos ocorre de 21 a 23 dias. Os marrequinhos se aventuram fora do ninho poucas horas depois de nascerem.

São independentes desde bebê, pois se alimentam sozinhos e já podem voar com 35 a 40 dias logo após seu nascimento. Somente com a marreca fica com a responsabilidade de construir o ninho além de fazer a encubação dos ovos e acompanhar seus filhos até se tornarem aves independentes.

Pato, Ganso, Marreco, Cisne… Qual é a Diferença?

Pato Nadando na Água
Pato Nadando na Água

A lista de aves acima tem tantas semelhanças entre si, além de serem domesticas pelo ser humano no decorrer dos séculos, que tem a classificação da mesma família, a grandiosa família Anatidae.

A única diferença são suas espécies, ou seja, gêneros distintos. Patos, marrecos, ganchos e cisnes têm em comum a flutuação quando estão sobre a água e capacidade de nadar apesar de gansos preferirem ficar mais tempo em terra firme.

Porém, nesse grupo se destacam por maior quantidade de indivíduos, os populares patos. São cerca de 90 espécies e até mais.

Os respectivos marrecos são tão semelhantes com os patos que alguns profissionais da biologia os consideram patos, mesmo com diferenças óbvias dos bicos entre essas espécies de anatídeos (confira os textos ao lado)

Os cisnes, aves de postura sempre elegante, tem o destacado pescoço alongado que o torna ainda mais majestoso. Os gansos se diferenciam de ademais aves, primeiramente se dividindo em duas categorias distintas:

  • Anser: com penas na coloração cinza
  • Branta: com plumagem negra

O lindo ganso-do-canadá ou Branta canadenis é a ave mais numerosa das Américas. É tão conhecido que está na nota de 100 dólares canadense. Apesar de alguns detalhes que os diferenciam, cisnes e gansos atem em comum o fato de escolherem uma parceira para o resto da vida, diferente de patos e marrecos.

Curiosidade Sobre o Marreco

O marreco tem uma característica peculiar que certamente o diferencia dos patos europeus. O marreco é o único gênero de ave que não apresenta coincidência em relação à geografia entre área de invernada com área do acasalamento, ou seja, reprodução.

Veja também

Comportamento do Marisco, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Por definição, mariscos ou frutos do mar seriam algumas espécies de moluscos ou crustáceos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *