Home / Plantas / Crisântemo: Ciclo De Vida, Crescimento E Duração Da Flor

Crisântemo: Ciclo De Vida, Crescimento E Duração Da Flor

Muitas flores ao redor do mundo são bem bonitas, mas, uma boa parte tem uma floração muito rápida. Não é o caso, por exemplo, do crisântemo, cuja duração desse período é demorada o suficiente para apreciarmos por muito tempo a sua beleza.

Vamos, então, saber mais sobre o ciclo de vida dessa planta?

Algumas Características Básicas Do Crisântemo

Originário da China (onde é conhecido como “flor de ouro”), o crisântemo é a flor de corte mais comercializado no Brasil atualmente. Não deixa de ser lógico, já que essa é uma planta que combina praticamente com todo tipo de ambiente possível e imaginável, especialmente devido às suas cores e à sua durabilidade.

No mundo, existem cerca de 100 espécies de crisântemos, com mais de 800 variações dessas espécies. É um tipo de flor que suporta bem ambientes que sejam internos, desde que fiquem bem iluminados. Outro ambiente onde os crisântemos se desenvolvem bem é em jardins.

O crescimento dessa planta é rápido caso esteja em sol abundante. No entanto, o crisântemo tolera ficar protegido à sombra, o que é bastante oportuno em climas que sejam muito quentes. Podem medir de 50 cm a 1 m de comprimento. Já as suas inflorescências têm um período que vai de 3 a 4 semanas (bem maior do que em outros tipos de flores).

Para o plantio, o solo precisa ser úmido, mas sem encharcar. O mais indicado é que as regas sejam feitas dia sim, dia não.

Principal Época De Floração Do Crisântemo

Os crisântemos, via de regra, são plantas de dias curtos, florescendo, na maior parte das vezes, quando os dias diminuem e as noites aumentam de duração. Ou seja, florescem ou no outono, ou mesmo no inverno. Via depender muito da região. Em locais de alta latitude, por exemplo, ele não floresce de maneira natural.

Bom salientar que o crisântemo pode ser induzido a florir. Pra isso, basta “encurtar” o dia. De que forma fazer isso? Bem, nesse caso, você pode “manipular o ambiente” cobrindo a planta com um plástico opaco escuro algumas horas antes do anoitecer. Algumas horas depois do pôr-do-dol, basta descobrir o crisântemo. Esse procedimento pode ser feito quando a planta atingir 40 cm (altura para vaso) ou 80 cm (altura para corte).

Floração Do Crisântemo no Vaso
Floração Do Crisântemo no Vaso

Dessa forma, a duração da noite para a planta terá sido entre 12 e 15 h, mais ou menos, e você terá induzido à floração dele sem precisar fazer nada que prejudique a planta.

Principais Formas De Propagação Do Crisântemo

Dentre as maneiras mais eficazes de se propagar essa flor por aí, uma das mais comuns é por sementes. Estas, por sinal, podem ser tanto plantadas em locais definitivos, tanto em sementeiras, e transplantando com cuidado as mudas quando elas tiverem 4 ou 6 folhas verdadeiras.

As sementes dessa flor, por sinal, são bem pequenas, devendo ser semeadas superficialmente. Porém, também é possível cobri-las com uma leve camada de terra peneirada, areia ou mesmo serragem fina. A germinação acontece entre 1 e 3 semanas, mais ou menos.

Outra maneira de propagação de crisântemos muito usada por aí é por estaquia, onde se plantam ramos terminais que são cortados com um tamanho de, pelo menos, uns 4 cm de comprimento. Esse processo pode ser feito por divisão quando a planta possui 2 anos de idade ou mais.

Crescimento Através De Mudas

Para fazer o cultivo de crisântemos através de mudas, é preciso que estas sejam retiradas das ponteiras das matrizes. Essas mudas precisam ter em torno de 4 cm caso sejam usadas para jardins ou vasos pequenos. Em caso de ser para vasos de tamanho normal, a muda tem que ter 5 cm. E, por fim, se for para corte, 6 cm.

Essas mesmas mudas podem ser inicialmente tratadas com reguladores de crescimento, e logo em seguida, serem plantadas em substratos. Depois de duas semanas, quando elas já estiverem enraizadas, elas devem ser levadas ou para canteiros ou em vasos com adubos.

Mudas de Crisântemo
Mudas de Crisântemo

Algumas Dicas Para O Cultivo Geral Do Crisântemo

Para melhor induzir o crisântemo à floração, remova flores e galhos velhos e ressecados. Importante também que determinados substratos sejam usados, como esterco bovino, as cascas de coco granuladas, cascas de arroz e de café.

Para que essa flor tenha um crescimento saudável, é necessário que alguns pontos sejam levados em consideração. Por exemplo, o solo para o seu plantio precisa ser fértil e arenoso, com um pH que gire entre 6 e 7. Trata-se também de uma flor que aprecia calor e umidade, onde a temperatura precisa girar entre 18 e 25°C.

Uma dica muito boa é que após 30 dias da plantação, você já realize o adubo da planta, pois isso irá fortalecê-la para um desenvolvimento melhor. Depois da primeira adubação, a fertilização deve ser feita 3 vezes ao ano. Durante os períodos mais quentes do ano, também se recomenda que as regas sejam feitas de 2 a 3 vezes por semana, mas sem encharcar a planta, evidentemente.

Dicas Finais Para Se Ter Um Belo Crisântemo

Vamos aproveitar para dar mais algumas informações extras de como fazer um crisântemo crescer forte e saudável. Uma dessas formas é remover o broto central da planta assim que ela atingir uma altura desejada. Dessa forma, a flor gastará bem menos energia crescendo para cima, e concentrará mais energia crescendo de maneira mais encorpada.

É bom ter cuidado, pois os crisântemos são bem suscetíveis a pragas e doenças, como é o caso de ferrugem, podridão das raízes e hastes, Botrytis, mosca minadora, tripes, ácaros, e por aí vai. É importante, portanto, que haja uma prevenção a esses problemas, verificando regularmente se a planta está com alguma manchas estranha ou coisa parecida.

Crisântemo no Vaso
Crisântemo no Vaso

E, port fim, lembre-se de que o solo precisa sempre ser rico em material orgânico, pois um solo que seja pobre em termos de nutrientes é mais suscetível para o aparecimento de manchas, necroses, perda da coloração, paralisação do crescimento, deformação nas inflorescências, e até mesmo atraso na abertura dos botões, impactando no próprio ciclo de vida da flor.

Tais informações são bastante úteis na hora de cuidar bem de um crisântemo, e fazer com que o seu crescimento seja o mais saudável e duradouro possível.

Veja também

Arroz Branco na Tigela

Arroz Branco Tem Açúcar? Quais os Seus Nutrientes?

O arroz é um grão rico em amido usado como ingrediente básico por mais da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *