Home / Plantas / Como Reproduzir Gerânios? Como Fazer Mudas e Plantar?

Como Reproduzir Gerânios? Como Fazer Mudas e Plantar?

O gerânio é famoso pelas suas belíssimas e exuberantes flores, que encantam qualquer pessoa que observe-a com atenção. Que tal plantar um gerânio no seu jardim?

Para quem ainda não possui um gerânio em casa, vamos mostrar o passo a passo de como plantar essa bela flor, que não exige tantos cuidados. 

E também mostraremos dicas especiais para aqueles que já possuem gerânio em casa e desejam reproduzi-los através de mudas. Confira a seguir! 

Características do Gerânio

Os gerânios são plantas da família geraniaceae e são conhecidos pelas suas exuberantes flores. Elas possuem diferentes cores e enfeitam qualquer ambiente. 

Quem nunca viu aquelas casas antigas, em bairros históricos, com muitas flores na janela? Provavelmente eram gerânios. Durante um certo período ela era muito utilizado para fins ornamentais, sobretudo em nas janelas das residências. 

Casas da Itália, de Portugal, Espanha, antigamente possuíam flores de gerânio em suas áreas externas. As pessoas cultivavam (e ainda cultivam) devido a rara beleza da planta, de suas flores atrativas e com cheiro muito peculiar. 

Logo esse costume de cultivar foi difundido para diferentes territórios em que esses países europeus foram colonizadores.

Como é o caso do Brasil, se você notar, em bairros mais antigos de grandes ou pequenas cidades, os gerânios estão presentes. 

Mas afinal, como é o gerânio? Ela é uma planta, que se destaca pelas características de suas flores, as pétalas podem ser lisas ou mesmo onduladas e a planta cresce de acordo com o tamanho do espaço que é cultivado.

Ela é uma planta com família e espécies muito vasta, são mais de 200 espécies de gerânios. 

Elas possuem diferentes tamanhos, colorações, formatos e se adaptam com facilidade em ambientes com bastante sol. Mas também sobrevivem a temperaturas mais frias, aguentam frios extremos e até um grau leve de neve. 

Por tratar-se de uma planta rústica, ela se adapta aos mais variados ambientes e temperaturas, não é necessário tanto cuidado com a terra ou mesmo com a ´água, já que a planta é muito resistente. 

Se você deseja uma planta que enfeite a sua casa, que não exige tantos cuidados, o gerânio é uma excelente opção! 

Então que tal planta-la? Confira abaixo algumas dicas de plantio e logo em seguida dicas de reprodução e como fazer mudas da planta. 

Como Plantar Gerânio?

Gerânio no Canteiro
Gerânio no Canteiro

Veja abaixo dicas relacionadas aos principais requisitos e atenção que você deve tomar com o gerânio. Não é preciso muito trabalho, mas alguns detalhes são importantes, veja a seguir! 

Sementes ou Mudas

Você pode plantar os gerânios a partir de suas sementes, que são encontradas em lojas agrícolas, em feiras, mercados ou mesmo na internet. Basta colocá-las na terra, com cerca de 1,5 cm de profundidade e esperar que germinem. 

Ou também pode cultivar a partir das mudas, um modo mais rápido, que são as estaquias, explicaremos mais abaixo como reproduzir gerânios. 

Iluminação Solar

Os gerânios são plantas muito resistentes e se adaptam com facilidade em diferentes locais. Porém, é preciso se atentar a quantidade de sol que ele receberá, pois não deve ser muita. Aliás, o recomendado é que se estiver temperaturas superiores aos 25 graus, é colocá-lo embaixo de árvore, para que não fique tão exposto. 

É uma planta que adora sol e precisa sim de grandes quantidades, porém, quando ultrapassa o limite diário, começa a ser prejudicada. 

Água

Os gerânios são plantas que não necessitam de grandes quantidades de água, inclusive, se receberem além do que precisam, morrem afogados. 

Então atente-se a quantidade de água que fornecerá ao seu gerânio. Regue apenas quando a terra já estiver totalmente seca. Mas não se esqueça regar, se não a planta morre, mas dessa por falta de água.

Vaso ou Jardim

Gerânio no Vaso
Gerânio no Vaso

Você pode cultivar o gerânio tanto em um vaso quanto diretamente na terra, em um jardim. Por isso escolha um local definitivo onde a planta receba sol sem exagero. 

Uma excelente opção é deixar em janelas, que tomam banho de sol pelo menos em um período do dia.  Outra, é deixar embaixo da copa das árvores, não deixando-a exposta ao seu muito forte. Lembre-se que a temperatura máxima que um gerânio aguenta é 25 graus. 

Terra

A terra em que será plantado o seu gerânio deve ser rica em nutrientes, se notar que ela precise, não hesite em utilizar adubos ou fertilizantes. 

Lembre-se de coloca em uma terra bem drenada, onde as raízes da planta consigam sugar com maior facilidade a água que receberem. 

Como Reproduzir E Fazer Mudas De Gerânio?

A reprodução do gerânio é muito fácil e pode ser feita de maneira muito efetivo se realizada com atenção. 

Como reproduzir gerânio e fazer novas mudas da planta? Veja abaixo o passo a passo a seguir! 

  1. Primeiramente, procure por uma planta adulta já desenvolvida e corte-a nas extremidades, de modo que o galho saia por completo, com algumas gemas. 
  2. Você pode raspar a extremidade e deixar na água por um tempo ou levá-lo diretamente na terra. As duas opções funcionam, porém, se forem levados à terra com as raízes já desenvolvidas, a chance propagação é maior. 
  3. Com o galho na terra, mantenha a terra úmida e pouco exposta ao sol, nesse momento a meia sombra é o ideal. 
  4. Com o passar do tempo, suas raízes se desenvolvam e ficarão fixas na terra, absorvendo os nutrientes que precisa.
    Mudas De Gerânio no Vaso
    Mudas De Gerânio no Vaso

Pronto! Se você escolher um galho bom, com gemas prontas para germinar, as chances de propagação do gerânio são muito grandes, na maiorias das vezes, dá certo. 

Uma curiosidade sobre o gerânio é que ela é uma planta que pode ser regada com urina, isso mesmo! Antigamente, as pessoas utilizavam o urinol para regar a planta. 

Ela beneficia-se da água, dos nutrientes e da ureia presente na composição. De modo que absorvem as substâncias e  ficam fortalecidas. 

Essa é uma excelente forma de adubação, mas também existem outras, sobretudo orgânicas, com cascas de ovos, cascas de bananas e outras matérias orgânicas. 

Está esperando o que para cultivar um gerânio na sua casa? Eles dão um charme e um toque especial no ambiente! 

Gostou do artigo? Deixe um comentário abaixo e compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!

Veja também

Árvore da Glicinia

Qual a Época De Floração Da Glicinia? Qual Estacão Do Ano?

Existem muitos tipos de plantas ornamentais, dentre as quais, a trepadeiras ganham bastante destaque por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *