Home / Plantas / Como Fazer Chá da Casca do Mangostão

Como Fazer Chá da Casca do Mangostão

Conhecido como “a rainha” das frutas dos países tropicais, o Mangostão possui um sabor e aparência exclusivo. Seus nomes podem variar entre mangostin, mangustão e mangosteen.

Desde o século 18, o mangostão traz benefícios a saúde e é principalmente usado como uma fruta medicinal em vários países da Ásia. Com incontáveis nutrientes, benefícios e usos, o mangostão é essencial para o nosso bem-estar, desenvolvimento e também crescimento.

Só para fazer um pequeno resumo de todos os benefícios do mangostão, segue alguns dos principais usos do mangostão:

  • Auxilia na redução do risco de câncer
  • Auxilia com inflamações
  • Auxilia com alergias
  • Previne diabetes
  • Propriedades antioxidantes, antibacteriana e antifúngica

Além disso tudo, ele ainda é usado para auxiliar no cuidado com a pele, controlar o peso corporal e aliviar sintomas como disenteria ou diarreia.

Agora, iremos aprender como se faz chá da casca do mangostão, como utilizar ele e extrair os melhores benefícios, e também quais os tipos de receitas que podemos fazer com ele.

Características Gerais

O nome científico do mangostão é Garcinia mangostana, uma árvore encontrada com abundância em locais tropicas, como em partes da Ásia e em alguns locais na África. O mangostão possui 3 partes, são elas:

Casca púrpura

Polpa branca e comestível (dividida igual as laranjas)

Sementes no interior

Garcinia Mangostana

A casca é muito dura, mas geralmente a abertura dela é feita de forma fácil. Com sementes muito amargas, e que não podem ser ingeridas, a polpa tem um cheiro muito suave, e o seu sabor é doce.

Com alto valor nutricional, o mangostão possui baixo valor calórico, sendo de aproximadamente 63 calorias por 100 gramas, além de ser rica em carboidratos e fibras, bem como com alto nível da vitamina C.

Quando fresca, o mangostão também possui vitaminas do complexo B, como, por exemplo, niacina, tiamina e folato. Atuando como cofatores de enzimas, essas vitaminas irão auxiliar a metabolizar de forma mais eficiente os carboidratos, as gorduras e as proteínas. Na fruta é encontrado também alguns minerais, como o magnésio, manganês e o cobre.

Benefícios do Mangostão

Com muitos benefícios para a saúde, fica até difícil de citar todos. Porém, aqui está 5 motivos para você incluir o mangostão na sua alimentação diária.

  1. Auxilia na prevenção do câncer: com diversas pesquisas sobre a fruta foi constatado que ela auxilia na prevenção do câncer, ou até mesmo servindo como medicamento auxiliar já na doença. A fruta possui uma substância chamada xantona, e com a ação anti-inflamatória e antibacteriana dela o crescimento de células com câncer são inibidos.
  2. Controle da pressão arterial: Os minerais encontrados na fruta irão atuar como controlador da frequência cardíaca, e junto com o potássio, irá oferecer uma proteção contra derrames e um controle mais eficiente da pressão sanguínea.

  1. Pele mais saudável: com sua ação antifúngica, antibacteriana e antioxidante, o mangostão irá contribuir para minimizar os efeitos do envelhecimento da sua pele, contribuindo também na prevenção de inflamações, infecções ou alergias que podem ser provocadas por diversas bactérias.
  2. Alivia os problemas estomacais: quando ingerimos a casca ou o pericarpo do mangostim, os distúrbios estomacais, como por exemplo, diarreia ou disenteria, são aliviados. E, quanto as doenças mais sérias, também oferece uma proteção.
  3. Diabetes e problemas no coração: para quem sofre de diabetes, o mangostão é uma fruta ideal, pois ela controla o nível de açúcar no sangue. Além disso, alguns estudos também encontraram na fruta ações como proteção da saúde do coração, com os riscos de infartos podendo ser reduzidos e também de AVC. O colesterol é outro atingido pela fruta, pois é reduzido.

Como Plantar Mangostão

Na hora de procurar um lugar para plantar o mangostão, deve-se dar preferência entre plantas maiores que possam servir como sombra durante o início do desenvolvimento do mangostão, um bom exemplo é a bananeira. O espaço entre uma planta e a outra deve ser de mais ou menos 11 até 12 metros, e o solo deve ser preparado matéria orgânica e preferencialmente 30 dias antes de fazer a plantação.

Quanto ao clima, o mangostão se adapta muito bem em regiões úmidas ou quentes. No entanto, as regiões mais apropriadas são onde a chuva é distribuída de forma integral durante o ano. Se não há umidade no local disponível, o recomendado é manter o solo irrigado, para reter a umidade em casos extremos, cascas de coco ou palha são os principais utilizados.

O mangostão vai começar a sua frutificação após 10 anos, e quando isso finalmente acontece, a sua safra é gigantesca, podendo proporcionar em alguns casos cerca de 1500 frutas.

Como Fazer Chá da Casca do Mangostão

Na hora do consumo do mangostão, são necessários alguns cuidados. O pericarpo do mangostão possui cerca de 0,5 até 1,0 de espessura, e o mesmo deve ser cortado de forma transversal, e os gomos internos, você poderá usar um palito ou um garfo para retirar. Na hora do corte, o cuidado deve ser dobrado, pois a resina que fica na casca, com um sabor adstringente e forte, não entre ou caia na polpa, para não estragar o sabor.

O mangostão possui uma casca rica na substancia chamada xantona, e a casca corresponde à pelo menos 70% do peso total do fruto. Por possuir diversas substancias benéficas ao corpo, o mangostão é utilizado de diversas maneiras de forma integral, ou seja, sua casca, polpa e sementes são todos triturados.

Para fazer o chá é bem simples, você irá precisar da casca e de água. Primeiro retire a casca do fruto, espere ela secar. Enquanto isso, você pode ir preparando a água, deixando-a ferver. Quando a casca estiver totalmente seca, coloque-a na água, após alguns minutos o seu chá estará pronto, e você pode adoçar da maneira que preferir.

O chá da casca do mangostão vai proporcionar diversos benefícios, pois todos os nutrientes e substâncias que falamos aqui, estará concentrado e a forma de consumir é uma das mais gostosas.

Agora que você já sabe todos os benefícios do mangostão, não perca tempo e corra já para comprar a fruta e comece a se beneficiar dela. E caso você faça o chá, conte para a gente nos comentários como foi a experiência.

Veja também

Alecrim do Campo: Caracteristicas, Beneficios, Cultivo e Fotos

Os alimentos, ao longo dos anos, e provavelmente, desde o início da história humana, são …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *