Home / Animais / Predadores do Tatu e seus Principais Inimigos na Natureza

Predadores do Tatu e seus Principais Inimigos na Natureza

É me parece que depois dessa matéria o tatu não vai sair da sua toca por um bom tempo!!! Acho bom que ele fique de olhos bem abertos pois hoje nós iremos conhecer os seus predadores mortais! Se cuida senhor tatu!!!

Um Animal Duro De Roer!

Pense em um cara enrolado, mas não digo alguém que não cumpre com as suas obrigações. Estou falando do Tatu, este comedor de larvas e cavador de buracos, um animal com uma espécie de armadura capaz de protege-lo contra os ataques de seus predadores fazendo com que a hora de lanche deles atrase, ou até mesmo nem chegue!Mas vamos ao foco dessa matéria, os predadores do nosso amigo tatu!

Onça-Pintada: A Vilã Das Matas E Fazendas

Quantas vezes você já ouviu a pergunta: Aqui tem onça? Tenho certeza que várias! Saiba que não é à toa pois nas áreas rurais e de mata fechada esse animal é muito temido, as pessoas morrem de medo de ter o azar de encontra-lo ou de ter seus rebanhos devastados por ele.

Se você é do tipo aventureiro que gosta de fazer trilhas em matas fechadas, cuidado!!! Você pode acabar se deparando com a temível onça – pintada!

Um Animal de Peso!

Não só pelo fato de poder chegar aos 135 kg, mas também por ser o maior felino do continente americano e possuir a mordida mais potente entre todos da sua espécie sendo um animal extremamente forte.

Uma Beleza Inigualável E Uma Vida De Solidão

A onça-pintada tem seu corpo coberto de pintas na cor preta e realiza as suas atividades geralmente ao entardecer e á noite.

Pode ficar tranquilo meu leitor, saiba que ao ver você, este felino provavelmente irá se afastar a menos que se sinta muito ameaçado.

Quem Está No Cardápio Da Nossa Majestosa Onça?

Esse é o momento mais temido pelo nosso amigo tatu! Aposto que ele já ativou sua carapaça protetora e entrou em sua toca! Veja agora do que a onça se alimenta!

Como acabei de mencionar, nosso felino tem em seu cardápio o tatu, não só ele, mas também: os catetos; capivaras e os veados. Quando não os encontra a onça se alimenta de animais domésticos. Lembrando que este animal é carnívoro!

Desaparecendo Da Fauna Internacional E Nacional

Nossa onça-pintada atualmente está completamente extinta nos Estados Unidos, mas tempos atrás ela poderia ser vista neste país exatamente na região sudoeste dele chegando até o norte da Argentina.

Hoje ela está presente na América Latina, mas tenho más notícias: aqui também ela já está quase extinta, não se vê mais este animal nas regiões; nordeste; sudeste e sul. No Brasil ela pode ser vista na Mata Atlântica; Pantanal e Cerrado.

Será que com todo esse impacto negativo que causamos a natureza será possível preserva-la para a próxima geração que virá? Reflita!!!

Onde Tem Onça Tem Qualidade Ambiental!

Você sabia que os locais onde se encontram esses felinos significa que aquele ambiente é propício para procriação, quer dizer que aquela área possui uma certa qualidade para os animais.

Meus caros amigos sobre a nossa amiga onça, isso é tudo! Mas esperem, não acabou ainda, agora vamos falar sobre o segundo predador do nosso amiguinho tatu! Vamos nessa!

Jaguatirica: O Terceiro Maior Felino Do Continente

Logo atrás do Puma e da Onça pintada, com o título de maior felino, vem este mamífero chamado jaguatirica. Este animal tem o apelido de gato do mato ou Maracajá-Açu devido a sua fisionomia semelhante à dos nossos gatinhos, mas não se engane com sua aparência bonitinha pois esse animal é bastante feroz, afinal de contas, ele é selvagem.

Semelhante a onça, a jaguatirica também tem pintas por todo o corpo.Recomendação minha para você leitor: ao avistar uma Jaguatirica não se aproxime, ela não é um gatinho!!!

O Lar da Jaguatirica

Este felino pode ser visto aqui no Brasil, nas regiões como: Cerrado; Florestas Tropicais; Caatinga e Pantanal. Já em outros lugares do mundo podemos encontra-la em lugares como: nas regiões centro-sul dos Estados Unidos, Norte da Argentina e Uruguai.

Menor Que Uma Onça Maior Que Um Gato!

Este animal pode ter um tamanho que varia de 70 cm a 100 cm de cumprimento podendo ter uma altura de 50 cm. Com uma cauda menor do que a dos outros felinos a mesma possui de 25 cm a 40cm sendo possível alcançar 1,40 metros.

Tempo de Vida

Estando solta na natureza o tempo de vida da nossa Maracajá-Açu pode chegar a 10 anos, mas em cativeiro pode dobrar chegando a 20 anos.

Meu amigo leitor, não estou afirmando nada, mas veja que solta em seu ambiente natural o tempo de vida da Jaguatirica é menor do que se ela estivesse em cativeiro! Será que isso não possui uma certa ligação com os impactos que nos seres humanos causamos a natureza como, por exemplo, com hábitos como a caça de animais silvestres? Reflita!!!

Agilidade é sua Marca!

É claro que você nunca vai querer ser perseguido por um animal selvagem, mas acredito que se isso acontecesse você logo procuraria um lugar seguro para se esconder, um lugar bem alto não é! Saiba que com a Jaguatirica isso não funciona, está animal escala arvores com muita facilidade e ainda se for necessário pode até entrar na água como é caso de quando o faz para caçar peixes.

O Que a Jaguatirica Gosta De Comer?

Você já sabe que o nosso tão citado tatu faz parte do cardápio deste felino, no entanto, saiba que além dele estão outros mamíferos pequenos; aves; roedores; répteis e ovos de tartarugas.

Solidão e Vida Noturna

Como a nossa incrível onça, a Jaguatirica gosta de uma vida solitária e adora dormir durante o dia e sair para caçar a noite, mas é claro que pode haver exceções em que essa regra possa ser quebrada, por exemplo, se houver dificuldades em encontrar alimento.

O Ser Humano É O Maior Rival Da Natureza

É isso mesmo que você leu meu amigo: o tatu; a onça pintada e a jaguatirica tem um inimigo em comum, nos seres humanos. Com a caça intensa destes animais, cada vez mais eles estão desaparecendo de nossa fauna, acredito que um dia é o que irá ocorrer pois tudo aponta para isso!

Meu amigo leitor, isso é tudo que eu queria que você conhecesse! Espero que tenha gostado de saber curiosidades sobre estes animais fantásticos, e lembre-se de ser sempre um cuidador da natureza! Até a próxima!

Veja também

Lindo Lírio Do Mar no Fundo da Água

Lírio Do Mar – Respiração: Como Funciona sua Respiração?

Quando você imagina um lírio do mar, flutuando lentamente pelo fundo do oceano, talvez não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *