Home / Plantas / Como Cultivar Lírio Da Paz Na Água? É Possível?

Como Cultivar Lírio Da Paz Na Água? É Possível?

Pensando em decorar sua casa com flores e plantinhas? que tal tornar o ambiente mais verde e sofisticado com plantas na água? Neste artigo, tire suas dúvidas sobre o cultivo do lírio da paz na água.

O lírio da paz, cujo nome científico é Spathiphyllum wallisii, é uma planta tipicamente sul-americana que apresenta belas folhas verdes e espigas brancas, as quais são suas flores. As folhas brancas que acompanham as espigas são chamadas de brácteas e tem a função de protegê-las e destacá-las. A planta tem um visual clean e apresenta cores vivas, portanto agrada bastante como decoração tanto dentro quanto fora de casa.

Lírio Da Paz: Como Cultivar Na Água

É preciso pegar uma ou mais mudas, tirar toda a terra das raízes e colocar a planta em um recipiente com água pura. A água de poço ou de nascentes é mais recomendada para o cultivo pois pode carregar minerais benéficos para as plantas.

O recipiente pode ser de plástico, de vidro ou uma garrafa PET. O importante é manter as raízes totalmente cobertas por água e sob pouca luminosidade, seja por utilizar recipientes escuros ou por colocar papel em volta de recipientes transparentes.

Quanto ao formato, recipientes de boca estreita conseguem ajudar na sustentação do lírio da paz, mas eles precisam dar espaço suficiente para que o ar circule e as raízes possam respirar. Recipientes de boca larga podem precisar de redes em seu topo para evitar a proliferação de insetos dentro da água.

Lírio Da Paz: Como Cuidar Na Água

A água do recipiente deve ser trocada uma vez por semana, mas as mudas não devem ser retiradas. Quando elas começarem a crescer, algumas semanas após o cultivo, a água poderá ser trocada com menos frequência. Além disso, deve-se adicionar água pura sempre que o nível no recipiente estiver baixo.

A planta com as raízes submersas precisa também de nutrientes e minerais para seu crescimento e desenvolvimento. O lírio da paz precisa ser bem iluminado, mas o excesso de raios solares pode queimar suas folhas e acabar matando a planta. Portanto, um local quente, úmido, claro e arejado apresenta condições favoráveis para o cultivo do lírio da paz dentro de casa.

Faça a poda de folhas secas e queimadas e fique atento às condições que afetam a planta para garantir que ela tenha acesso aos recursos necessários para sua nutrição e evitar que ela sofra danos permanentes.

Lírio Da Paz: Como Fazer Mudas

Muda de Lírio da Paz
Muda de Lírio da Paz

Seja para cultivar no solo ou na água, é preciso pegar a touceira, separar as mudas e então plantar cada uma separadamente em ambientes que ofereçam nutrientes para o desenvolvimento da planta.

Lírio Da Paz: Como Cultivar Na Terra

É preciso pegar uma muda e colocá-la diretamente no solo ou em um vaso com terra, adubo ou húmus. A planta deve ser posicionada corretamente e então ter seus arredores preenchidos com terra. Sendo isso feito corretamente em um solo fértil e mantendo a regularidade nas regas, poucas semanas após o cultivo haverão novos brotos e folhinhas no lírio da paz.

A planta floresce nas estações da primavera e verão, portanto o melhor momento para fazer mudas e cultivar é quando ela está em dormência durante as estações do outono e inverno.

Lírio Da Paz: Como Cuidar Na Terra

A planta exige alguns cuidados com respeito à água, pois solos secos, dias quentes e exposição direta ao sol podem prejudicá-la bastante. Portanto, o solo em que o lírio está precisa se manter úmido, mas sem excessos, sendo regado algumas vezes por semana. Caso a temperatura ambiente esteja muito alta, pode ser benéfico borrifar água nas folhas da planta.

É recomendado adubar o lírio da paz uma vez a cada seis meses usando adubo orgânico, húmus e outros tipos de compostos. Um solo rico em matéria decomposta que apresente boas condições de drenagem é ideal para manter a planta em bom estado.

Lírio da Paz Cultivado na Terra
Lírio da Paz Cultivado na Terra

Lírio Da Paz: Benefícios

Como muitas outras plantas que se adequam bem a ambientes internos, o lírio da paz auxilia na eliminação de gases voláteis comuns que podem causar irritações, desconforto e dores de cabeça, sendo considerado um purificador de ar. Além disso, a planta também é capaz de liberar umidade, tornando o ar significativamente mais úmido. O cheiro exalado pelo lírio da paz também pode estimular o relaxamento da musculatura, proporcionando sensação de bem estar.

Lírio Da Paz: Como Usar Para Decoração

A planta tem visual e características versáteis, sendo possível cultivá-la e mantê-la bela tanto em vasos grandes quanto em canteiros, jardins suspensos e até mesmo na água. Como o lírio da paz não precisa de iluminação direta, pode ser usado para dar charme a banheiros, cozinhas, quartos, escritórios com suas cores discretas e estrutura simples.

Lírio Da Paz: Curiosidades

  • A planta é nativa das áreas tropicais do Brasil e da Venezuela, portanto é acostumada ao clima quente;
  • O lírio da paz é popularmente conhecido e vendido como uma planta de vaso, utilizado como decoração em ambientes internos;
  • A planta não costuma passar dos 40 cm de altura, embora espécies semelhantes atinjam 1,90 m;
  • Depois de algum tempo, as folhas brancas murcham e se tornam verdes;
  • O lugar ideal para um lírio da paz dentro de casa é perto de uma janela, em um cômodo bem arejado e iluminado pela luz do sol.
  • Os lírios em geral apresentam baixa toxicidade mas podem provocar irritação na pele em humanos;
  • Todas as partes do lírio da paz contém substâncias consideradas tóxicas para os gatos, mas não apresentam riscos para a saúde de cães;
  • A ingestão da planta pode ocasionar diferentes irritações, intoxicação, problemas respiratórios e alterações das funções renais e neurológicas nos animais;

O lírio da paz é uma planta bastante apreciada por sua beleza e versatilidade na decoração de ambientes internos e externos. Para que a planta floresça e permaneça viva, é preciso seguir algumas orientações a respeito do cultivo e procurar manter as condições favoráveis para o crescimento e nutrição das folhas e flores. Dessa forma, variados ambientes podem contar com o charme e a simplicidade do lírio da paz.

Gostou do artigo? continue navegando no blog para aprender mais e compartilhe esse texto em suas redes sociais!

Veja também

Flor de Mel Amarela: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje durante este texto, você conhecerá uma planta incrível e que é muito procurada no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *