Home / Plantas / Como Cuidar de um Pé de Batata Doce?

Como Cuidar de um Pé de Batata Doce?

Hoje vamos falar sobre a batata doce, se você é fã de plantas e também de batata doce não pode perder nenhuma informação.

Saiba que a batata doce pode ser vista em diversos tipos, tem batata doce branca, tem amarela e tem roxa, cada uma delas tem um sabor diferente, um formato diferente e muito mais.

Se trata de um tubérculo muito gostoso, além de ter muitas vitaminas é um carboidrato complexo perfeito para dietas. Produzir batata doce não é nenhum mistério, isso que vamos aprender hoje.

Você sabia que o broto e as folhas desse tubérculos também podem ser comidos? Pois é, o correto é cozinhar antes de consumir. 

Algumas pessoas se encantam com a planta, pois elas formam ramos suspensos que ficam muito bonitos em vasos suspensos, dando um efeito muito bacana.

Hoje vamos aprender a plantar batata doce.

Como Cuidar de um Pé de Batata Doce?

Batata Doce
Batata Doce

A batata doce não é muito exigente quanto ao solo que será plantada, mas o ideal é fugir de lugares muito pedrentos, ou onde possa ficar muito encharcado por exemplo.

Escolha um local com boa drenagem de água, que não tenha restos de lixos, por exemplo, enriqueça o solo com matéria orgânica e adicione o húmus de minhoca.

O pé de batata doce pode ser plantado em vasos, mas eles precisam ter de medida mínima 35 cm no diâmetro e de profundidade.

Não tem muito segredo com o pé de batata doce, eles crescem com muita força e são bem resistentes, não tem muita frescura.

Propagação por Folhas

Você pode cultivar batata doce na sua casa utilizando as folhas dela, basta retirá-las de uma planta já adulta. Mas você pode fazer isso utilizando sementes, ou até mesmo usar a batata doce que brotou.

Mas a utilização de folhas ainda é o método mais utilizado em algumas regiões de pessoas que já lidam com o cultivo desse tubérculo há bastante tempo.

Na hora de escolher o conjunto de folhas, opte pelo porte que tenha entre 8 a 10. Cada parte entre os nós do caule tem uma folha, cada conjunto de folhas devem contar de 8 a 10 folhas.

Agora basta escolher um recipiente para plantar a sua batata doce, basta enterrar o conjunto de folhas de modo que metade fique por debaixo da terra e o restante fique do lado de fora. Mantenha o solo úmido, pois dessa forma elas criaram raízes muito mais rápido.

Plantando com a Própria Batata Doce

Esse é um processo bem comum em locais de clima mais frio, lá eles não conseguem obter o conjunto de folhas para plantar, com isso utilizam as próprias batatas.

Dessa forma escolher batatas doces pequenas, na hora de plantar enterram as batatas a uma profundidade de  5 cm.

Plantando Batata Doce com Sementes

Batata Doce
Batata Doce

Plantar batata doce utilizando as sementes é bem raro de acontecer, mas também funciona muito bem.

Escolha vasos de tamanho pequeno, mas  pode utilizar copos de papel também que devem ter entre 10 cm de altura e no diâmetro pelo menos 5 cm.

Deixe sempre na sombra e borrife água com cuidado. Quando a sua muda já estiver bem desenvolvida e forte, verifique se já alcançou 15 cm de altura, caso sim já pode transplantar ela.

Luz

Saiba que o pé de batata doce precisa de luz para se desenvolver saudavelmente, por isso é importante que ele receba a luz do sol todos os dias por pelo menos algumas horas.

A maior parte das espécies foi desenvolvida para dias mais curtos, em locais onde é dia por mais de 12 horas eles certamente não vão florescer.

Clima

O clima ideal para o pé de batata doce são os climas tropical e o subtropical, onde faça mais de 20ºC, mas não muito além disso. Pois a temperatura perfeita para o seu desenvolvimento deve ficar entre 24º e 26ºC.

Se você mora em um local de clima frio, vai precisar de uma estufa para manter a temperatura. Além disso, você vai perceber que as suas raízes serão menores.

Saiba que a batata doce pode ser colocada dentro de um porte e ser coberta com água, dessa forma vão desenvolver seus brotos.

Regando seu Pé de Batata Doce

Não se esqueça de regar a sua planta, o solo deve estar constantemente úmido, mas também não pequeno pelo excesso que pode encharcar o solo e apodrecer as suas raízes, dessa forma o desenvolvimento dela ficará prejudicado.

Quando Posso Colher Minha Batata Doce

Saiba que você vai poder colher as suas batatas cerca de 100 a 180 dias depois de ter plantado seu pé de batata doce. Mas esse período de colheita pode variar de acordo com a espécie, da forma que você escolheu para plantar e também do clima, do solo e muito mais.

O pé de batata doce é uma planta de ciclo de vida longo, as raízes delas vão ficar um longo tempo na terra, até que não sejam mais necessárias, especialmente em regiões de clima tropical e subtropical.

Atenção se você mora em regiões muito frias, pois nesse caso você precisa rapidamente colher as suas batatas doces antes que o inverno chegue e faça mais frio ainda.

Essas foram as nossas dicas de como cuidar do seu pé de batata doce em casa, esperamos que tenham aproveitado bastante.

Veja também

Laranja

Quais Alimentos São do Brasil?

Moramos em um país tão rico que a gente nem faz ideia, nosso Brasil é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.