Home / Plantas / Quanto Tempo a Fava Demora para Nascer?

Quanto Tempo a Fava Demora para Nascer?

Hoje vamos falar sobre a fava, você conhece? Cientificamente ela é conhecida como Vicia faba. Na realidade estamos falando de algumas espécies, todas pertencentes a uma só família conhecida como Fabaceae. Algumas pessoas podem confundi-la com o feijão fava, mas ela é diferente, inclusive na maneira em que se apresenta , os feijões costumam ficar no meio da capa que os protege, enquanto as favas ficam nas pontas.

Essa espécie é originária do Oriente Próximo, de acordo com pesquisadores que investigam arqueologia, o primeiro registro data de cerca de 7 mil anos a.C. Em uma região da Turquia a fava passou a ser utilizada como comida, e isso foi se espalhando, ganhou grande popularidade na civilização romana. Ao decorrer dos anos ela foi ficando tão famosa, que foi inserida na América onde foi bastante utilizada como alimento também. Hoje em dia o mundo todo consome fava.

Quanto Tempo a Fava Demora para Nascer?

Depois de plantada, a fava deve começar a nascer cerca de 85 a 240 dias depois, os valores variam de acordo com uma série de coisas, como o clima, a espécie e a estação do ano.

Características da Fava

A fava é protegida por uma espécie de vagem, elas têm algumas características específicas como o formato alongado e levemente curvado, elas costumam medir cerca de 7 cm de comprimento total. Dentro delas estão as favas, comumente podemos encontrar cerca de 2 a 4 delas no interior da vagem. A coloração mais comum é a fava verde, mas em alguns casos podemos encontrar favas pretas, castanhas, arroxeadas e brancas embora não seja comum. O sabor da fava não é fácil de descrever, mas podemos dizer que lembra o sabor de alguns alimentos amiláceos, como por exemplo a batata. A textura na boca é de algo granuloso, no final uma sensação amanteigada.

Cultivo da Fava

Fava
Fava

Dependendo da espécie escolhida, a fava pode alcançar cerca de 30 cm a 1,5m de altura. Cada vagem deve medir cerca de 2,5 cm de espessura, de comprimento total ficam em torno de 7 a 15 cm.

O Melhor Clima

Essa planta prefere ser cultivada em ambientes de clima mais frios, inclusive toleram bem climas mais frios que ficam perto ali de 0ºC, inclusive podem tolerar leves geadas. Existem algumas espécies específicas que podem aguentar até -10º C, mas não é a regra. Por outro lado o calor não é muito bem recebido por elas, recomendamos que não cultive a fava a temperaturas acima de 15ºC, pois elas não vão se desenvolver de forma saudável. Existem algumas espécies que podem tolerar um pouco mais de calor, mas é raro.

Luz

Saiba que a fava precisa receber bastante luz por bastante tempo, escolha um local onde ela receba a luz do sol pela maior parte do dia.

O Solo Ideal

O solo ideal para a fava é um solo com boa drenagem de água, que seja enriquecido com matéria orgânica e bastante fértil. Saiba que o pH do solo recomendado para esta planta fica entre 6,0 e 6,8. A fava possui uma simbiose com algumas bactérias boas como os rizóbios, elas habitam as raízes de plantas leguminosas e tem o papel importante de fixar nitrogênio. Eles tem uma excelente relação, favorecendo umas às outras, ela fornece o nitrogênio que a planta precisa e ainda torna o solo mais rico. No fim das contas, todo mundo sai beneficiado.

Essa espécie é considerada um das plantas que são capazes de tolerar o alto teor de sais solúveis no solo, uma das poucas.

Fornecimento de Água

Cuidado com o excesso de irrigação, o solo deve manter-se úmido, mas nunca encharcado.

Como Plantar Favas

Escolha o local que quer plantas, então espalhe as sementes a cerca de 3 a 5cm abaixo do solo, o local deve estar com a temperatura de pelo menos 5ºC. Cada espécie de fava pede um distância de plantio diferente, portanto verifique antes, no geral respeitamos 45 cm entre as linhas e cerca de 23 cm entre as plantas, cerca de 1 m entre cada linha e cerca de 50 cm entre cada planta.

Dicas

Existem diversas espécies de fava, as que ficam altas e as que ficam mais baixas. As que crescem mais vão precisar de algum suporte que as escore e oriente o seu crescimento, pode ser utilizado pedaços de madeira ou qualquer outro material firme, depois basta passar alguns fios de barbante por exemplo para manter tudo no lugar. As espécies menores não precisam desse cuidado, mas você pode utilizar algumas pequenas escoras para dar-lhe um pouco de suporte, pois assim as vagens ficam sempre suspensas sem tocar o chão. Essas espécies menores inclusive podem ser plantadas em vasos grandes e jardineiras. 

Por segurança, sempre fique de olho nas ervas daninhas que possam prejudicar o bom desenvolvimento da sua planta, limpe tudo.  Quando elas florirem, é bacana ir podando as pontas para que sua planta não dispense toda energia nelas e sim nas vagens. Isso também vai ajudar a evitar que insetos comem a planta.

Colhendo as Vagens

Saiba que não são apenas as favas que podem ser consumidas, mas as pontas dos ramos também servem de alimento. Na hora da colheita, escolha as viagens mais bem desenvolvidas, elas são mais jovens, gordinhas e firmes. As mais velhas são muito fibrosas.

Benefícios da Fava Para Saúde

Elas possuem muita coisa boa para nossa saúde como fibras, proteína vegetal, vitaminas e antioxidantes. Além disso tem tiamina, tem fósforo, zinco e potássio, tem manganês, ferro e cobre.

Com tantos bons elementos eles previnem doenças cardiovasculares, previne anemias, ajuda no bom funcionamento de diversas coisas no nosso organismo, controla o colesterol ruim, o nível de açúcar no sangue e ajuda  no controle de peso. Favorece que o intestino funcione bem, melhora o sistema digestivo e previne câncer de intestino.

Veja também

Goiabeira

Como Fazer a Muda da Goiaba?

Goiaba é uma fruta deliciosa e cheia de benefícios para a nossa saúde. O que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.