Home / Plantas / Como Arrancar Raiz De Bambu? Passo A Passo De Como Fazer

Como Arrancar Raiz De Bambu? Passo A Passo De Como Fazer

Os bambus são arvores muito comuns no Brasil. Eles podem ser facilmente encontrados em diversos tipos de terrenos. São muito utilizados para fins industriais, e outros diversos fins. As áreas mais utilizadas era a produção de papel, alimentos e industrias químicas. Existem diversas espécies diferentes de bambus, mas basicamente elas se dividem em dois tipos diferentes. A madeira do bambu também tem grande utilidade em diversas produções. Ela possui características diferenciadas que faz com que seja especificamente direcionada para a confecção de alguns materiais.

Características Do Bambu

Existem dois tipos de bambus, essa diferença se encontra principalmente nas famílias às quais eles pertencem. Os bambus são facilmente reconhecidos pois são diferentes de quaisquer outras árvores. São árvores altas separadas em mais de 1000 espécies diferentes e presentes no mundo todo, só são mais raras no continente europeu.

São conhecidos por sua reprodução acelerada. Os bambus são as arvores que mais ocupam espaço em menor tempo, além de serem excelentes em equilíbrio da qualidade de ar pela quantidade de carbono que exigem e absorvem. Por isso são uma das melhores opções para ciclos de desmatamento e reflorestamento. Todas essas características em relação a sua reprodução e rápido crescimento fazem com que seja uma matéria prima muito rentável. Caso já tenha visto um bambu, com certeza não viu somente um, mas sim uma quantidade capaz de chamar a atenção, eles ficam próximos um do outro formando uma espécie de cerca por causa de seu aglomerado de arvores. Muitos consideram isso um aspecto ruim dessa árvore, pois o fato de se reproduzirem e crescerem com muita rapidez e facilidade pode tornar os bambus uma praga.

Mesmo com essas características, são considerados arvores muito resistentes pois sobrevivem a invernos e verões rigorosos, ele se dobra em fortes rajadas de vento e não se quebra, sendo capaz de resistir a furacões e fortes ventanias.

Raiz de Bambu

Raiz de Bambu
Raiz de Bambu

Um fato interessante e curioso sobre os bambus são suas raízes. Uma das coisas que faz com que ele seja realmente muito resistente é que a semente dos bambus demora muito tempo até sair para fora da terra. Antes de sair ele forma fortes estruturas subterrâneas. Essas estruturas são fortes e bem projetadas para manter os bambus bem enraizados e vivos por muitos anos. Esse fato também dificulta para quem quer simplesmente retirar um bambu de algum lugar. Matar bambus ou tentar arrancá-los pode ser uma tarefa extremamente difícil, não só por causa da força de suas raízes, mas também por sua propagação. Onde se pensa ter somente um bambu pode haver dezenas de sementes germinando esperando o tempo certo para serem arrancadas. Então, ao tirar um pé de bambu, anos depois mais cinco podem aparecer. Caso realmente queira acabar com alguma plantação de bambu, deixamos aqui algumas dicas.

Arrancar Raiz de Bambu

Há algumas formas diferentes de retirar raiz de bambu, mesmo que seja difícil. Diferente de qualquer outra planta, os métodos convencionais de arrancar pragas não funcionam com os bambus, nenhum veneno comum será suficiente se for simplesmente jogado em cima dos bambus. Existem métodos que funcionam, mas devem ser executados da forma certa.

  • A primeira coisa a se fazer é cortar os bambus. Quanto mais perto da raiz, melhor. Após essa etapa, aguarde o nascimento e crescimento de um novo bambu, pois ele irá se regenerar. Pode parecer esquisito, mas seguindo esses passos você conseguirá matar o bambu e se certificar de que nada dará errado e ele não nascerá novamente. O ideal é que sejam cortados durante o final das estações mais frias para que durante o início do verão estejam brotando. Desse modo, os compostos que serão colocados nele, farão mais efeito e serão eficazes.
    Arrancar Raiz de Bambu
    Arrancar Raiz de Bambu
  • A próxima etapa é no período de germinação das sementes. Agora é o momento de cortar algumas daz raízes dos bambus. Utilize algumas ferramentas de jardinagem afiadas e específicas para corte. Além das raízes, corte alguns rizomas. Para identificar os rizomas, lembre-se de gengibres, são parecidos pois são como algumas massas que se formam junto das raízes quando as plantas estão prontas para germinarem.
  • Feito isso, esse período de germinação e desenvolvimento é o time perfeito para pulverização de herbicidas que matem essas raízes.

Mesmo utilizando o veneno, é provável que depois de um tempo, novos bambus voltem a nascer, por isso é sempre necessário ficar de olho para que, assim que estiver brotando, seja aplicado novamente o herbicida correto para matar as raízes.

Cuidados Especiais

Ao realizar esses procedimentos existem alguns cuidados que devem ser tomados. Tudo deve ser feito com cautela até pelo fato de se lidar com veneno. Antes de aplicar sempre verifique se há fontes, nascentes ou qualquer corrente de água potável. Herbicidas podem contaminar o solo e caso haja aguá potável por perto ele rapidamente poderá tornar essa água imprópria para uso.

Caso realmente encontre uma fonte por perto, não use qualquer herbicida. Procure um que seja eficaz sem contaminar a água por perto. Lembre-se que se trata de um veneno, e que, por mais que seja difícil matar bambus, os herbicidas podem facilmente matar outros tipos de plantas. Por isso certifique-se de que ele não atingirá outras árvores ou plantações.

Matando Sem Veneno

Existem outros modos de acabar com os bambus, mas vão exigir mais esforço. Considerando que os bambus são extremamente resistente e criam raízes e rizomas profundos, você precisará de tempo e paciência para essa tarefa. Será preciso uma pá e muita força, o trabalho será simples. Deverá cavar profundamente até retirar todas as raízes e rizomas existentes.

A paciência será necessária depois de todo o serviço. Isso porque mesmo com todo esforço, é provável que ainda nasçam bambus, e então será necessário repetir o processo mais vezes.

Esse trabalho em média deverá ser repetido por 2 ou 3 vezes até que não sobre nenhum rizoma para germinar novamente. Os bambus podem trazer beleza e elegância para onde estão plantados, porém pode ser inconveniente muitas vezes por sua rápida propagação e quando isso acontece é preciso retirar. Mesmo que o trabalho seja repetitivo é possível fazer utilizando venenos ou não.

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *