Home / Plantas / Chá de Folha de Framboesa: Pra que Serve?

Chá de Folha de Framboesa: Pra que Serve?

A framboesa (Rubus idaeus) é uma fruta que pertence a uma infinidade de espécies das plantas da família Rubus, e boa parte das plantas dessa família pertencem ao subgênero Idaeobatus. Framboesas são furtas perenes e contém caules amadeirados.

Modos de Cultivo

Como essas frutas possuem grande capacidade de propagação, as árvores das framboesas precisam que suas mudas sejam desmanchadas e levadas para outros locais a cada três ou quatro anos. Assim, o excesso de ramos em um único lugar não causará prejuízo para o resto da produção.

Os frutos começam a aparecer um ano e meio após esse transporte das mudas. Depois do período de frutificação, é preciso retirar todos os galhos que estão em volta das plantas. A poda deve se feita quando as plantas chegarem a uma altura entre 1,10 m e 1,20 m.

A árvore da framboesa é caracterizada por ser um pouco mais rasteira que a silva (árvore da amora-silvestre). Entretanto, não é recomendado que se formem parreiras, pois elas só produzem frutas nas extremidades dos ramos. Isso significa que é bem melhor deixá-las crescerem nos canteiros, sempre obedecendo as recomendações de poda e desbaste, pois assim é possível obter mais frutos.

Vale lembrar que é importante não permitir mais de cinco a sete hastes por planta, pois isso ajuda a regular a produção e faz com que apareçam frutos maiores. Normalmente, as framboesas são plantadas em canteiros elevados, pois isso pode evitar qualquer problema de podridão das raízes.

Essas frutas possuem um grande vigor e sua expansão pode invadir determinados locais com muita facilidade. As framboesas se espalham por meio de seus brotos basais (conhecidos como ventosas), brotos subterrâneos estendidos que geram suas próprias raízes e plantas individuais. Essas plantas podem prejudicar alguns ramos que ficam ao redor da planta principal. Por essa razão, as framboesas costumam se espalhar e tomar conta de todo o jardim caso não sejam controladas. Essas plantas gostam de se propagar em solos umedecidos.

A Fruta Framboesa
A Fruta Framboesa

A fruta é colhida quando é retirada de seu receptáculo e fica com uma cor bem característica (preta, vermelha, roxa, entre outras) e essa coloração pode variar de uma framboesa para outra. É nessa fase que as framboesas estão maduras e doces.

Tabela Nutricional

Framboesa - Rica em Nutrientes
Framboesa – Rica em Nutrientes

As informações abaixo são válidas para uma porção de 100 g de framboesa:

  • Calorias – 57 kcal
  • Proteínas – 1 g
  • Gorduras – 0,2 g
  • Vitamina A – 130 U.l.
  • Vitamina B1 (Tiamina) – 25 mcg
  • Vitamina B5 (Niacina) – 0,45 mg
  • Vitamina C (Ácido ascórbico) – 28 mg
  • Cálcio – 35 mg
  • Fósforo – 30 mg
  • Ferro – 1,5 mg

Utilidade da Fruta

As framboesas costumam ser vendidas no mercado de frutas frescas e também são utilizadas para fazer sucos, geleias, frutas secas congeladas entre outras coisas. Além disso, ela é uma ótima opção para quem gosta de comercializar tortas de frutas. Essas frutas necessitam de sol e água para conseguirem um bom desenvolvimento. Historicamente, as framboesas são as frutas do verão, mas com o avanço da tecnologia, do cultivo e do transporte, elas podem ser produzidas durante todo o ano.

Pé de Fambroesa
Pé de Framboesa

Um solo bem drenado é o local ideal para as framboesas prosperarem, de preferência com muita matéria orgânica para ajudar na retenção de água. Apesar da umidade ser muito importante, solos com irrigação excessiva podem deixar podres as raízes da framboeseira e esse é um dos problemas mais graves que essa planta costuma enfrentar. Se essa planta for cultivada em regiões úmidas e temperadas, fica fácil para ela crescer e se espalhar, a não ser que ela passe por uma poda.

Chás e seus Benefícios

Esse chá é feito com folhas de framboesa e seu consumo existe há milhares de anos. Essa bebida gera vários benefícios para a saúde humana, entre eles o tratamento para algumas infecções e para as dores de garganta. Além disso, o chá de framboesa ajuda na prevenção do câncer de cólon e auxilia no combate ao envelhecimento precoce da pele. Não só a framboesa é muito benéfica para nossa saúde, mas também as suas sementes e as folhas.

Como essa fruta é rica em vitamina C, ela ajuda a combater gripes e resfriados e ainda age como uma espécie de tônico muscular. Esse chá pode ser utilizado para curar bronquites, auxiliar numa boa digestão, na regulação do intestino e no alívio de cólicas menstruais. Além disso, o chá da framboesa é capaz de tratar problemas gástricos e intestinais e pode agir como laxante e diurético.

Chá e Fertilidade

Além de todos esses benefícios, o chá de framboesa ainda é capaz de colaborar com a fertilidade e pode ser consumido mesmo durante o ciclo menstrual e não só no período de ovulação. Esse chá é capaz de fortalecer o útero, prolongar a fase lútea (última fase de ciclo menstrual) e contribui para que a espessura do endométrio (tecido que reveste o interior do útero) fique adequada.

Outro ponto positivo é que essa bebida atua na prevenção de abortos espontâneos. Como esse chá contém uma grande variedade de vitaminas e minerais (ferro, potássio, vitaminas A, C, E e complexo B), a concepção se torna mais fácil e o útero se torna mais fortalecido e tonificado.

Modo de Preparo

O chá de framboesa pode ser preparado como qualquer outro chá e costuma ser encontrado tanto em folhas in natura quanto em saquinhos. Coloque duas colheres de sopa das folhas de framboesa em um recipiente e deixe-o separado.

Chá de Framboesa Depois de Pronto
Chá de Framboesa Depois de Pronto

Em outro recipiente, coloque meio litro (500 ml) de água e ponha para ferver. Quando a água estiver fervendo, despeje-a nas folhas e tampe por aproximadamente 15 minutos. Em seguida, passe o chá por uma peneira, adicione adoçante (se quiser) e beba. A sugestão é que se consuma de duas a três xícaras durante o dia, no horário que lhe for mais conveniente.

Orientação Médica e Contraindicações

A framboesa também pode ser benéfica por meio de suas cápsulas, que devem ser consumidas até a confirmação da gravidez. Essas pílulas devem ser consumidas, uma pela manhã e outra no período noturno. Esse chá gera alguns benefícios durante o período de gestação, mas antes de consumi-lo, é preciso ter uma conversa com um médico para saber qual é a melhor forma de consumir e, dependendo da situação, se o consumo ainda é viável ou não.

Cuidado com Consumo de Framboesa em Excesso
Cuidado com Consumo de Framboesa em Excesso

Pessoas que têm alergia à aspirina não devem fazer consumo desse chá em quantidades exageradas, pois pode gerar reações alérgicas. Além disso, como tem ácido oxálico, o consumo excessivo do chá de framboesa pode gerar pedras nos rins e na bexiga, caso a pessoa seja suscetível a essas doenças.

Veja também

Como Fazer Chá de Folha de Crajirú?

O crajirú (nome científico Arrabidaea chica) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *