Home / Plantas / Chá de Alecrim: Como Fazer? Ele Emagrece? Benefícios

Chá de Alecrim: Como Fazer? Ele Emagrece? Benefícios

O alecrim é um dos fitoterápicos mais amplamente conhecidos do mundo. Ele tem sido usado há séculos na Europa, Ásia e nas Américas para tratar uma série de doenças. Hoje, a pesquisa médica apoiou muitas dessas alegações de saúde.

Chá de Alecrim

Beber chá de alecrim é uma ótima maneira de aumentar a saúde do sistema imunológico: além disso, é delicioso! O chá de alecrim oferece um delicioso sabor de pinho e uma fragrância aromática revigorante e rejuvenescedora. Descubra os sabores deslumbrantes do chá de alecrim e saiba mais sobre seus benefícios para a saúde, efeitos colaterais e métodos adequados de preparo.

O chá de alecrim é feito das folhas da planta de alecrim conhecida pelo nome botânico Rosmarinus officinalis . A planta de alecrim é nativa da região do Mediterrâneo e é um arbusto sempre verde. O arbusto de alecrim pertence à família das mentas, que também inclui lavanda, tomilho, manjericão e sálvia. As folhas são usadas para fazer óleo essencial de alecrim, extrato de alecrim e chá de alecrim.

Como Fazer Chá de Alecrim?

Características do Chá de Alecrim

O chá de alecrim é rico em vitaminas, ferro e cálcio. A erva é comumente usada em pratos culinários e para fabricar óleos essenciais. Alecrim é uma planta perene, tornando-se uma planta de jardim popular. Você pode preparar o chá usando folhas de alecrim diretamente do seu jardim, fervida em água.

O chá de alecrim é naturalmente livre de cafeína e pode ser consumido durante todo o dia. O chá de alecrim oferece notas fortes de pinho com tons sutis de limão e hortelã. Este chá também possui um cheiro forte e perfumado de pinho que revigora os sentidos.

O Chá de Alecrim Emagrece? Benefícios

Benefícios Digestivos

Beber chá de alecrim pode ajudar a melhorar os processos digestivos que mantêm seu intestino saudável e feliz. O chá de alecrim possui propriedades antiespasmódicas que ajudam a reduzir o gás e o inchaço. Este chá de ervas também suporta bactérias intestinais saudáveis ​​e melhora a absorção de nutrientes.

O chá de alecrim também contém compostos que ajudam a equilibrar a microflora e boas bactérias em seu intestino. Beber chá de alecrim pode ajudar seu sistema digestivo a se recuperar após um surto de doença ou melhorar um desconforto no estômago. Um micro bioma intestinal saudável significa que seu corpo pode evitar infecções mais facilmente e também pode ajudar na perda de peso, já que seu corpo processa as gorduras com mais eficiência.

Chá de Alecrim Para Emagrecer
Chá de Alecrim Para Emagrecer

Benefícios Anti Oxidantes

O chá de alecrim é rico em antioxidantes que ajudam a melhorar a saúde geral e a prevenir danos causados ​​pelos radicais livres. Os radicais livres são células que causam estragos no corpo, causando estresse oxidativo, que é a forma do corpo de ferrugem. O estresse oxidativo tem sido associado a doenças graves, como a doença de Alzheimer, o envelhecimento precoce e certos tipos de câncer.

A atividade antioxidante do chá de alecrim ajuda a eliminar os radicais livres e prevenir o aparecimento de estresse oxidativo. Estes potentes antioxidantes consistem principalmente de polifenóis do chá e flavonoides.

Benefícios Imunológicos

O alecrim ajuda a aumentar a imunidade graças à sua rica concentração de antioxidantes e vitaminas. O chá de alecrim contém grandes quantidades de vitamina C, que tem demonstrado aumentar a saúde do sistema imunológico e prevenir doenças causadas por bactérias e vírus. O chá de alecrim também tem altas concentrações de vitamina A, magnésio, potássio e cálcio para manter seu sistema imunológico funcionando em níveis máximos.

Benefícios Cardíacos

O chá de alecrim contém canfeno, luteolina e carnosol, que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue e a promover a saúde do coração. Pesquisadores descobriram que o ácido rosmarínico ajuda a inibir a peroxidação de lipídios e pode ajudar a reduzir a pressão alta. Os resultados mostraram que o chá de alecrim atua como um anticoagulante, ajudando a melhorar a circulação e diminuir o risco de coágulos sanguíneos e ataques cardíacos.

Benefícios Capilares

Óleo de alecrim tem sido apontado como um remédio natural para condições de perda de cabelo prematura, como alopecia. Beber chá de alecrim pode oferecer alguns dos mesmos benefícios. Chá de alecrim ajuda a aumentar a circulação sanguínea, que estimula os folículos pilosos e aumenta o crescimento do cabelo. O aumento da circulação também fornece nutrientes vitais para os folículos pilosos que ajudam a construir fios mais fortes.

O chá de alecrim pode ser usado também topicamente como um enxágue ou xampu para estimular o crescimento do cabelo. Um enxague de cabelo de alecrim pode ajudar a eliminar a caspa e remover o acúmulo de produtos que podem danificar o cabelo.

Efeitos Colaterais do Chá de Alecrim

Alergia

Evite o chá de alecrim se você é alérgico à planta de alecrim ou outra planta da mesma família. Pessoas com alergia a drogas com aspirina ou salicilato também podem desenvolver alergias ao chá de alecrim. Use com cuidado e pare de usar imediatamente se sentir qualquer sintoma de reação alérgica, incluindo coriza, coceira na garganta ou dificuldade para respirar.

Aborto

Procure orientação médica antes de usar o chá de alecrim, se estiver grávida ou amamentando. Compostos no chá de alecrim podem induzir períodos menstruais e aumentar o risco de aborto espontâneo e complicações. O chá de alecrim também pode causar sangramento uterino quando consumido em grandes quantidades.

Convulsivo

30 g de Folha de Alecrim
30 g de Folha de Alecrim

A folha de alecrim tem propriedades anti-inflamatórias e antinociceptivas que podem piorar certas condições, incluindo a epilepsia. Sempre fale com um profissional de saúde antes de tomar chás de ervas se estiver tomando medicamentos ou se tiver sérios problemas de saúde.

Nos tempos antigos, o chá de alecrim era usado para tratar de tudo, desde queda de cabelo até doenças do sistema digestivo. Hoje, a pesquisa mostra que o chá de alecrim pode ser benéfico para a saúde quando combinado a uma dieta e estilo de vida saudáveis.

Faça uma xícara de chá com folhas de alecrim frescas do seu jardim ou opte por um chá a granel seco. Seja qual você escolher, você tem certeza de colher os efeitos positivos e sabor delicioso deste chá de ervas.

Veja também

Flor Áster Branca, Roxa, Azul, Rosa e Suas Cores

O simbolismo de qualquer flor é realmente importante, mas você deve prestar atenção também às …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *