Home / Plantas / Begônia Grandis: Como Cuidar, Características, Mudas e Fotos

Begônia Grandis: Como Cuidar, Características, Mudas e Fotos

Vamos começar pela classificação científica da Begônia Grandis, fazem parte do reino Plantae, Clades: Angiospermas, Eudicots, Rosids, da ordem Cucurbitales, Gênero Begônia, Espécies B. Grandis. As Begônias podem ser encontradas por aí de diversas cores como por exemplo laranja, amarela, branca ou rosa. Tem outros tipos que possuem tons que ficam no meio do caminho. Elas são lindas e muito coloridas e por isso são muito utilizadas na decoração de ambientes e também para presentear amigos e familiares.

A Begônia Grandis é do tipo herbáceas, possui folhas do tipo simples e se o seu caule tem característica mais arqueada.

Características da Begônia Grandis

A cor de suas flores podem ser brancas ou rosadas, ficam cheias entre o final do verão e outono, seus ramos são metade claro, metade escuro. A tradução de seu nome que dizer Begônia resistente, isso se dá ao fato de no inverno em uma regiões temperadas ela consegue resistir. Embora seja resistente, dependendo de onde estiver a medida que a temperatura cai a planta pode morrer.

Como Cuidar da Begônia Grandis

Saiba que as Begônias são conhecidas como flores que simbolizam a fertilidade e a jovialidade. Se quiser que ela fique sempre com aparência jovem e bonita, cheia de flores e fortes durante todo o ano deve protegê-las do vento e também do sol. Confira nossas dicas especiais de como cuidar da sua planta.

Nada de Sol em Excesso

Plantar Begônias Tomando Sol
Plantar Begônias Tomando Sol

É importante saber que essa planta é tipicamente tropical, elas ficam mais felizes se não ficarem diretamente no sol e nem na chuva e em um ambiente que deve estar a mais ou menos de 20 a 28 graus de temperatura. Muitas pessoas gostam de usá-las para decoração de casas, escritórios entre outros, mas fique de olho elas não podem com ar condicionado. Não resistem a mudanças radicais de clima, e nem a muita água.

Regando Sua Begônia

Regando Sua Begônia
Regando Sua Begônia

Se você quer flores sempre bonitas e impressionantes é importante que a rega seja feita de quatro em quatro dias, coloque a água direto na terra, verifique se a terra está úmida pois a raiz precisa estar, mas não pode encharcar. Em períodos quentes assim como outras flores ela pode precisar de mais água, para que elas sempre fiquem saudáveis uma dica é não molhar as flores e as folhas.

Onde é Melhor Deixar a Begônia

Begônia em Vasos Grandes
Begônia em Vasos Grandes

Outra dica é escolher com sabedoria onde plantar sua Begônia, isso faz toda a diferença. Nunca utiliza vasos muito pequenos, pois dessa forma a raíz não consegue se desenvolver o que pode prejudicar na hora que os nutrientes precisam ser distribuídos por toda planta.

Quando você adquirir ou até mesmo ser presenteado com um dessas, procure um vaso de tamanho suficiente para que ela possa se desenvolver tranquilamente. As flores nascem o ano inteiro, e murcham também.

O Melhor Solo para Plantar Begônias

Solos Ideais para Plantar Begônias
Solos Ideais para Plantar Begônias

O solo recomendado é do tipo misto e ácido, é o mai utilizados nesses casos já que tem uma pH baixo. Se você quiser cultivar essa planta em sua casa saiba que o preparo do solo é imprescindível,  nele uma parte deve conter terra e também areia, e na outra parte você pode usar húmus ou pode ser esterco também. Fazendo isso certinho não tenha dúvidas que suas flores crescerão vistosas.

Fotos da Begônia Grandis

Flor de imagem delicada, pequena e vistosa, assim é a Begônia. Saiba que ela é sucesso de vendas em floriculturas, também em lojas de jardinagens ou em branca de flores e em qualquer local que comercializa flores. Você vai encontrá-las em parapeitos de prédios, agraciando escrivaninhas, nas mesas de escritório, ou nas mesas domésticas, em jardins domésticos, na decoração de varnas e de salas de estar, são usadas por pessoas de bom gosto que gostam de ambientes alegres, coloridos e gostosos.

É uma graça cheia de cores e formatos, não é a toa que é uma planta que brilha no mercado, mas também muito fáceis de cultivar em casas. Quem gosta dessa prática e cuida bem dos seus jardins terá sempre begônias lindas e coloridas nos canteiros, cheia de flores fortes e brilhantes. Ela é encontrada para ser vendidas em diversos formatos, em diversos tipos de vasos e de todos os preços, inclusive já foi eleita como uma das plantas mais vendidas em todo o mundo.

O Tamanho da Begônia Grandis

Ela pode alcançar 30cm de altura, e fica linda em decorações de todos os lugares. Oferecendo flores o ano inteiro com suas folhas de pontas cuidadosamente recortadas e verdes se destacam. Para plantar existem diversos tipos, você deve escolher as que são perfeitas para vasos, ou as que se adaptam melhor em jardins, que inclusive são super indicadas para quem está começando agora a cultivar begônias. No canteiro tudo fica mais fácil, o processo é considerado mais simples, e depois se você quiser transferir as flores para algum vaso ou para jardineiras fica bem fácil.

Mudas de Begônia Grandis: Como Fazer

Confira os passos abaixo:

  • Para começar você vai precisar de uma galho que irá florescer, não pode ser aquele que gera folhas, você precisa escolher cuidadosamente o galho que dá para ver que gerará uma flor. Pegue um galho de porte pequeno, não precisa ser grande.
  • Com esse galho que deve medir de 4 a 5 cm, realize um pequeno corte na linha diagonal.
  • Ali onde você fez o corte, mergulhe cerca de metade dele na água.
  • Com o tempo você vai perceber que ele já está com raiz nascendo, então pode diminuir a quantidade de água.
  • Escolha um vaso de tamanho suficiente, pode adicionar algumas pequenas pedras e também pode colocar adubo, para que ele seja colocado ali e se desenvolva bem ela já precisa estar com cerca de 4cm.
  • Depois que você já realizou o processo de transferir esse  galho para o vaso escolhido, pode cobrir com um pouco mais de adubo. Para que ela cresça é importante que fique na sombra.
  • Procure regar a planta logo quando a terra já estiver seca, e quando ela se desenvolver mais você pode trocar de vaso.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *