Home / Plantas / Bambu Barriga-de-Buda: Como Cultivar, Cuidados e Fotos

Bambu Barriga-de-Buda: Como Cultivar, Cuidados e Fotos

Existem centenas de espécies diferentes de bambu em todo o mundo. Na maioria das vezes, há uma espécie ‘principal’, como o bambu da barriga de Buda, além de ter várias subespécies ou tipos. Isso significa que, embora as características ou requisitos básicos da planta principal sejam os mesmos, outras características serão diferentes, como cor da folha, cor do caule ou taxa de crescimento.

O bambu da barriga do Buda foi nomeado pela tendência característica da planta a ter colmos volumosos ou a “barriga para fora”. A fim de fazê-lo de barriga para fora, esta planta precisa ser estressada por água. Muitas pessoas criaram a arte de manipular este bambu, a fim de obter o máximo de resultados na “barriga”. O nome do gênero vem da versão em latim do nome vernacular malaio. Epíteto específico vem da palavra latina ventricosus / significado inchado de um lado (barriga de pote).

Como Cultivar e Cuidar do Bambu Barriga de Buda 

O bambu da barriga de Buda é conhecido cientificamente como Bambusa Ventricosa. Esta espécie é perfeita para o cultivo ao ar livre, ou como bonsai ou planta interna. No entanto, uma de suas melhores vantagens é a capacidade de se adaptar a uma ampla gama de condições de cultivo. As plantas não sobreviverão a geadas significativas. Melhor em pleno sol para separar a sombra. Gosta de solos profundos, ricos e consistentemente úmidos, com rega uniforme. Evite solos excessivamente molhados.

Sua natureza adaptável também o torna capaz de ser cultivado em ambientes fechados. Sabe-se que este bambu sobrevive a temperaturas baixas, bem como a várias condições do solo.  Sob condições ideais, sabe-se que esta planta alcança até 55 pés de altura. No entanto, quando mantido como planta em vaso, seu crescimento vertical é limitado. O bambu da barriga de Buda é forte, adaptável e de rápido crescimento, possivelmente até uma das espécies de bambu que mais crescem.

O Bambusa Ventricosa, também conhecido como Bambu Gigante da Barriga de Buda , é um bambu  para recipientes, telas e quebra-ventos, pois pode atingir rapidamente alturas de       15 m. quando cultivadas ao ar livre. No entanto, quando cultivadas em recipientes, elas permanecem em alturas mais fáceis de administrar, com cerca de 1,80 metro de altura. Além disso, eles são um pouco resistentes e são conhecidos por sobreviverem a temperaturas baixas.  Enquanto eles têm necessidades médias de água, é importante que eles não sejam regados em excesso, pois isso pode rapidamente causar danos à planta.

Características do Bambu Barriga de Buda 

O barriga de Buda, é um bambu tropical da família das gramíneas,  nativo do sul da China, onde normalmente amadurece em caules de paredes grossas. Nos EUA, ele é cultivado no solo em partes do sul da Flórida, sul da Califórnia e Havaí, onde normalmente amadurece acima dos dez metros de altura. Este bambu tem hastes articuladas cilíndricas e bainhas foliares geralmente persistentes.

Essa espécie é popularmente cultivada em contêineres e banheiras em regiões subtropicais ao redor do mundo, onde assume uma forma muito mais compacta, apresentando não apenas hastes mais curtas, entrenós e folhas menores, mas também apresentando entrenós distintamente inchados ou abaulados de uma maneira ornamentalmente atraente, daí o nome comum da barriga de Buda. Os entrenós inchados são basicamente causados ​​por estresse na planta (por exemplo, espaço radicular disponível limitado de um contêiner, solo pobre, água inadequada).

Bambu Barriga de Buda
Bambu Barriga de Buda

Este bambu é caracterizado por seus colmos únicos que crescem muito rapidamente e são bulbosos e parecidos com a barriga. Os colmos geralmente variam em cores de verde amarelado a verde. No entanto, os colmos geralmente não ficam na vertical, tanto quanto os colmos de outros bambus, mas disparam em diferentes direções de arco. Se você está trabalhando para criar barrigas supremos e apelo estético, deve ter certeza e podar todos os colmos retos anualmente.

Devido à sua capacidade crescente, esta planta é a melhor escolha para grandes espaços, coberturas de privacidade, telas, barreiras e jardins. Quando podadas e projetadas para a aparência, essas plantas são um tema espetacular para a iluminação noturna, que mostra seus colmos coloridos exóticos.

Bambu Barriga de Buda Anão

Embora o Bambu Barriga de Buda seja famoso por sua taxa de crescimento rápido e tamanho impressionante, também existe um tipo que é menor, mas cresce com a mesma rapidez. É o bambu da barriga do Buda anão, também conhecido como bambu Wamin ou bambu Vulgaris, que cresce rapidamente, mas permanece bastante curto em comparação com a maioria das variedades. A planta leva apenas três anos para atingir a maturidade total.

Bambu anão geralmente tem entre três e quatro m. de altura e é bastante resistente, sendo capaz de suportar temperaturas amenas. Como uma das variedades de bambu ornamentais mais populares, o bambu anão apresenta uma folhagem verde deslumbrante que não cobre a metade inferior dos colmos e mostra as barrigas inchadas (ou entrenós) da marca registrada.

Devido à sua adaptabilidade e resistência, o Buda anão é uma ótima opção para qualquer quintal. Com suas barrigas inchadas e únicas, é certamente um excelente componente para seu jardim.

Bambu Barriga de Buda Amarelo

Outro tipo de bambu da barriga do Buda é o bambu da barriga de Buda Amarelo , conhecido principalmente como Bambusa Ventricosa Kimmei. Esta é uma planta de bambu muito bonita, com colmos que emergem verdes, mas logo ficam dourados com listras verdes. Também conhecida como Bambu Listrado ou Pintado, esta cultivar é uma escolha popular para vasos de plantas em ambientes internos e externos.

Quando plantados no exterior, esses bambus magníficos podem atingir uma altura acima de doze metros. Seu padrão de crescimento fortemente agrupado apresenta colmos que tendem a se arquear, o que cria uma interessante forma de vaso. Enquanto cresce uma copa espessa de folhagem, tem poucos galhos mais baixos e uma folga de cerca de 90 cm. Isso permite que a planta mostre suas belas e únicas bengalas, além de suas folhas lindamente coloridas.

Bambu Barriga de Buda Amarelo
Bambu Barriga de Buda Amarelo

Normalmente, o Bambusa Ventricosa – e todos os seus tipos – cresce colmos retos ou em zigue-zague. A fim de alcançar a característica da Barriga de Buda, esta planta precisa ser cuidadosamente estressada pela água. De fato, muitas pessoas criaram uma forma de arte de esfolar cuidadosamente o bambu da barriga do Buda em busca de água, a fim de alcançar barrigas supremas.

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *