Home / Plantas / Árvore Nespereira: Folhas, Frutos, Raiz, Tronco, Galho e Fotos 

Árvore Nespereira: Folhas, Frutos, Raiz, Tronco, Galho e Fotos 

A árvore nespereira (Eriobotrya japonia), da família Rosaceae, é originária da China. Após um tempo, ela foi levada para o Japão, que se tornou o seu principal produtor. Também se espalhou de forma ampla pela índia e demais países.

No post de hoje, vamos aprender sobre as principais características da árvore nespereira, sobre suas folhas, frutos, raiz, tronco galhos e os seus benefícios para a saúde. Continue lendo.

Principais Características da Árvore Nespereira

A nespereira tem a copa arredondada, muitas folhas e o tronco curto. Pode medir de 5 a 10 metros de altura. Mas nem sempre chega a essa altura. Em geral, ela cresce somente até 4 metros, aproximadamente.

As folhas da nespereira são simples, medem entre 10 e 25 cm de comprimento, na cor verde-escura, alternas, contam com bordas serradas, e apresentam revestimento felpudo e amarelado na parte inferior, facilitando a sua adaptação em climas quentes e secos. A parte superior tem um aspecto endurecido. Quando as folhas estão jovens, elas apresentam essas características ao longo da sua extensão. Porém, à medida com que vão alcançando a maturidade, elas tendem a perder os pelos de forma gradual.

As flores brancas nascem em cachos. Com um aroma bem suave, elas medem cerca de 2 cm cada, possuem 5 pétalas e podem ser vistas em longas inflorescências. A sua polinização é feita por insetos. E são hermafroditas.

A época de inflorescência é durante o outono e começo do inverno, ao contrário do que acontece com as demais plantas frutíferas. E a maturação dos frutos acontece entre o fim do inverno e o começo da primavera.

Os frutos da nespereira recebem o nome de nêsperas. São conhecidos como ameixa-amarela no Brasil. Eles apresentam o aspecto oval, são suculentos, doces e medem entre 3 e 5 cm de diâmetro. Apresentam a casca macia e aveludada, em uma tonalidade amarelo alaranjada. Os frutos possuem poucas sementes, de 3 a 5, na cor castanha.

As nêsperas se assemelham à maçã quando se trata de valor nutricional. Possuem um elevado teor de acidez, açúcar e pectina.

A nespereira possui raízes profundas, e galhos bem resistentes, que não correm o risco de se quebrarem com a ação do vento.

Cultivo da Nespereira

Cultivo da Nespereira
Cultivo da Nespereira

Hoje em dia, a nespereira é cultivada no mundo inteiro, em especial em zonas temperadas quentes e subtropicais, com um destaque para a região mediterrânea.

O sol pleno é o ideal para o cultivo da árvore. Enquanto a planta ainda é jovem, o solo deve estar sempre úmido, mas não deve ser encharcado. Na fase adulta, a rega pode ser apenas em épocas de secas prolongadas.

A multiplicação da nespereira é feita por meio de sementes. É uma planta que resiste bem a doenças e pragas. É importante que os seus galhos internos sejam podados para aumentar a luminosidade.

Propriedades e Benefícios da Nespereira

A nespereira oferece um fruto que, além de saboroso, também é muito nutritivo: a nêspera. Fonte de vitaminas, principalmente a vitamina A, e também de antioxidantes, pectina, tanino, flavonoides, minerais (como o cobre, cálcio, ferro, manganês e o ferro), ácido bórico, folatos, niacina, vitamina B6, vitamina C, e muitos outros nutrientes.

Contribui para a saúde do coração e previne o envelhecimento precoce, pois combate os radicais livres.

A calda das nêsperas é usada como expectorante na medicina chinesa. Além de também ajudar a tratar problemas intestinais e limpar os rins. Atua reduzindo o efeito das toxinas no cólon.

Confira abaixo os principais benefícios da nespereira e de seus frutos para a saúde:

  • Atua na prevenção da cavidade oral e do cancro do pulmão: devido à boa quantidade de vitamina A e de antioxidantes presentes na nêspera, ela ajuda a proteger o corpo do estresse oxidativo e da ação dos radicais livres. Também possui flavonoides que, juntamente com os antioxidantes, previnem o cancro da boca e do pulmão.
  • Protege a pele: a vitamina A presente na nêspera é muito importante para a saúde da pele. E os antioxidantes presentes em sua composição também ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele.
  • Contribui para o fortalecimento dos ossos e dos dentes: fonte de vitaminas e minerais, a nêspera também atua na saúde dos ossos e dentes, promovendo o seu fortalecimento.
  • Controle da pressão arterial: a nêspera também é fonte de potássio, que contribui para o controle da pressão arterial, pois ajuda a manter os níveis de sódio no organismo. Além do mais, essa fruta também é fonte de ferro, manganês, cobre, e magnésio, que contribuem para manter a pressão sanguínea sob controle.
  • Previne o cancro de cólon: isso se deve à elevada quantidade de pectina (fibra dietética) que há em sua composição. Essa substância ajuda na limpeza das toxinas presentes no cólon, reduzindo os seus efeitos e prevenindo o cancro de cólon.
    Punhado de Nespereira
    Punhado de Nespereira
  • Contribui para a saúde dos olhos: a vitamina A é essencial para a saúde ocular. E a nêspera é uma fonte muito rica dessa vitamina. Os antioxidantes contidos na fruta também ajudam a proteger os olhos. De uma forma geral, a nêspera ajuda a melhorar a visão, prevenir a degeneração macular e a catarata.
  • Ajuda na formação do sangue: fonte de muitos nutrientes importantes para a produção de sangue, como ferro, cobre, manganês, folato e magnésio. Também é fonte de vitamina C, que melhora a capacidade de absorção de ferro pelo organismo. O ferro presente na fruta é fundamental para a formação dos glóbulos vermelhos.
  • Contribui para a perda de peso: como é uma fruta de baixo valor calórico, possui cerca de 47 calorias por cada 100 gramas, ela pode ser uma aliada na dieta para perda de peso. Além do mais, como contém fibras, a nêspera ajuda a aumentar a saciedade, o que é fundamental para quem quer emagrecer.
  • Reduz o colesterol: devido a ação da pectina no organismo, a nêspera ajuda manter os níveis de colesterol normalizados.

Além de também regular o intestino, tratar a estomatite, dores na garganta, tonificar a mucosa intestinal, dentre outros.

Como Consumir a Nêspera

Crianças Comendo Nespereira do Pé
Crianças Comendo Nespereira do Pé

O fruto da nespereira pode ser consumido de várias formas como, por exemplo: in natura, em vitaminas, sucos, sorvetes, salada de fruta, doces, geleia, como cobertura de bolo, e muito mais…

Veja também

Flor de Mel Amarela: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje durante este texto, você conhecerá uma planta incrível e que é muito procurada no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *