Home / Plantas / Árvore Magnólia Branca: Características, Fotos e Nome Científico

Árvore Magnólia Branca: Características, Fotos e Nome Científico

A árvore magnólia branca ou magnólia grandiflora (seu nome científico), como podemos ver nessas fotos, possui as características típicas de uma espécie ornamental.

Também conhecida como Magnólia-de-flores-grandes, Magnólia-perene, Magnólia-sempre-verde, entre outras denominações, essa variedade é originária do Sudeste dos Estados Unidos, onde pode ser encontrada em estados como o Mississipi, Geórgia, Alabama, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Flórida, Arkansas, entre outros.

A espécie é uma exuberância! Ela é capaz de atingir entre 20 e 30 m de altura, com um tronco razoavelmente robusto (entre 70 e 80 cm de diâmetro), que segue bastante ereto, chamativo, com belas flores brancas e vistosas; e ainda por cima perenes – o que faz com que em cada estação a sua beleza permaneça inalterável.

A folhagem da magnólia-branca também não deixa nada a desejar com relação a beleza e exuberância! Ela apresenta folhas com um singular verde-escuro intenso, com formato obovoado, uma textura semelhante à de uma espécie de couro, com características de uma folhagem simples, e que, em combinação com o aspecto das suas flores, forma um contraste belíssimo.

As ramagens simplesmente pendem, graciosamente, conferindo à árvore o formato de uma pirâmide, sustentada por um tronco relativamente vigoroso.

Quando podada artisticamente, a magnólia-branca é capaz de conferir a uma fachada um aspecto semelhante ao de um quadro pintado por algum grande artista da Renascença Italiana, oferecendo-lhe o charme daquelas cidadezinhas escondidas nas distantes terras do Tennesse ou da Carolina do Norte, ou mesmo da British Colúmbia, no Canadá.

Mas é na primavera que o verdadeiro show acontece! É quando a magnólia-branca ou mangólia grandiflora (seu nome científico) exibe todas as características que podemos ver nessas fotos.

É quando surgem as suas belíssimas flores, vigorosas e ao mesmo tempo delicadas, medindo entre 25 e 30 cm de diâmetro, com as características de flores terminais, de onde pendem espécies de pinhas ovaladas que, combinadas com o perfume cítrico que exala das suas inflorescências, produzem um efeito verdadeiramente mágico.

Árvore Magnólia-Branca: Características, Fotos E Nome Científico

Magnólia-Branca, Também Conhecida Como Magnolia Grandiflora
Magnólia-Branca, Também Conhecida Como Magnolia Grandiflora

Como pudemos perceber até aqui, a magnólia-branca é uma típica espécie de clima subtropical. É nas florestas de carvalho, plátanos, pinheiros, entre outras vegetações do Sudeste dos Estados Unidos, que ela pode ser admirada em toda a sua singularidade, em pleno habitat natural.

O resultado é que não demoraria muito para que os norte-americanos percebessem o seu potencial como uma típica espécie para a ornamentação de jardins, quintais, sítios, chácaras e fazendas, especialmente em regiões de clima subtropical e temperado – como é o característico da América do Norte.

Porém, acredita-se que haja, atualmente, entre 80 e 90 espécies de magnólias-brancas, que agora espalham-se por boa parte da América do Norte e Europa.

Árvore Florida de Magnólia Branca
Árvore Florida de Magnólia Branca

Bastante apreciadas pela suas variedades, com espécies com características mais arbustivas, outras com um singular aspecto piramidal, já outras com a característica de descaírem, formidavelmente, como uma espécie de colchão florido.

Há, inclusive, descrições de variedades com flores imensas, capazes de atingir os impressionantes 35 cm de diâmetro, e que, ao mesclarem-se com uma extravagante folhagem verde-escura, transforma a magnólia-branca na espécie ideal para quem deseja manter um ambiente sombreado e ao mesmo tempo artisticamente produzido.

E como se tudo isso não bastasse, a Magnólia grandiflora (o nome científico da árvore Magnólia-branca), além de ser exuberante, como essas fotos e imagens nos revelam, também apresenta as características de uma espécie rústica e selvagem.

Ela adapta-se bem a regiões mais encharcadas, que apresentem problemas de drenagem, desde que sejam férteis e com características arenoso/argilosas.

O que se diz é que uma composição de magnólias-brancas em conjunto com outras espécies resulta num contraste magnífico!

Mas se a opção for plantá-la isoladamente, como uma espécie à parte no jardim, ela da mesma forma exibirá os seus encantos!

No entanto, há quem prefira formar uma linha com essas espécies de magnólias. E, nesse caso, o resultado será da mesma forma magnífico: um ambiente agradável, sombreado e que exala um característico aroma cítrico bem marcante.

Isso sem contar o fato de que elas podem formar um belíssimo contraste com as outras espécies cultivadas, com suas flores perenes, capazes de atingir até 35 cm de diâmetro, em meio a uma folhagem verde-escura, com um porte esbelto, vigoroso e ao mesmo tempo fáceis de serem cuidadas.

Além De Fotos E Nome Científico, O Que Saber Sobre as Características De Cultivo Da Árvore Magnólia-Branca

Imagem Ilustrativa de Muda de Magnólia Branca Sendo Regada
Imagem Ilustrativa de Muda de Magnólia Branca Sendo Regada

Para se ter uma ideia do apreço que essa espécie conquistou ao longo do tempo, de acordo com os historiadores, já no século XVIII ela teria atravessado todo o Oceano Atlântico, a partir das florestas do Mississipi, para conferir beleza e charme aos já belos e charmosos jardins europeus – mais especificamente os da Grã-Bretanha e da França.

A magnólia-branca simplesmente “caiu nas graças” do europeu – logo de cara! Ela fez com que espécies, outrora privilegiadíssimas, como as variedades M. virginiana ou a M. acuminata, por exemplo, fossem simplesmente ofuscadas e deixadas de lado, em vista da extravagância e da singularidade da M. Grandiflora.

Ela agora era a nova “queridinha” entre as espécies desse delicado e ao mesmo tempo vigoroso gênero Magnólia; apreciada em praticamente todas as regiões de clima subtropical e temperado do planeta.

Também não demoraria muito para que a França se rendesse aos encantos da magnólia-branca. Desta vez, a partir de variedades trazidas da Louisiana, Florida e Carolina do Norte; e para compor, com autoridade, a paisagem dos jardins franceses – que dispensam apresentações quando o assunto é elegância, charme e tradição.

Os Cuidados Com a Árvore Magnólia-Branca

Cuidando de Árvore Magnólia-Branca
Cuidando de Árvore Magnólia-Branca

Como dissemos até aqui, a árvore magnólia-branca (e essas fotos abaixo não nos desmentem) possui todas as características de uma espécie ornamental. Aliás, o seu nome científico, Magnólia-grandiflora, tornou-se um verdadeiro sinônimo de paisagismo, como a espécie mais apreciada em territórios de clima temperado e subtropical no planeta.

Porém, é necessário saber, por exemplo, que essa espécie não tolera geadas, respondendo melhor quando plantadas em regiões litorâneas, com ventos abundantes, desde que não expostas ao frio intenso – o que geralmente compromete a estrutura das suas flores e folhas.

Para que ela possa exibir as suas “flores da Louisiana”, como também são conhecidas as belas inflorescências que a árvore magnólia-branca nos oferece, será necessário evitar as alternâncias de temperaturas.

O sol excessivo, seguido de frio intenso, ainda incrementados por um solo congelado, certamente irá comprometer o seu pleno desenvolvimento.

Mas se todos esses cuidados forem observados; simples e modestos cuidados exigidos por qualquer espécie ornamental; o resultado será um florescimento magnífico!

E uma fachada ricamente decorada com a mais exuberante e apreciada espécie do gênero Magnólia que pode ser encontrada na América do Norte. Um espetáculo de belas inflorescências, combinadas com o brilho vigoroso da sua folhagem verde-escura reluzente!

E que é capaz de contribuir para tornar qualquer espaço bem mais charmoso, alegre elegante, rico e cheio de vida, como só mesmo as espécies ornamentais são capazes.

Caso queira, deixe o seu comentário sobre esse artigo. E aguarde as nossas próximas publicações.

Veja também

Como Podar a Planta Clúsia, Plantar e Cultivar Passo a Passo

Para quem ainda não conhece, clúsia é aquela planta com folhas arredondadas, em forma de …

Um comentário

  1. Amei estas magnólias, só não sabia que teria todas estas variedades de cor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *