Home / Plantas / Árvore Macieira: Características, Raiz, Caule, Folha e Morfologia

Árvore Macieira: Características, Raiz, Caule, Folha e Morfologia

A macieira nos proporciona deliciosos frutos que são as maçãs. Elas adoram temperaturas mais amenas e por isso desenvolveram-se tão bem no Sul do Brasil.

É uma árvore de médio porte, muito bonita e além de tudo para proteger suas espécies e proliferar a espécie, gera a fruta, a maçã, que tem sabor adocicado e é uma das frutas mais consumidas no nosso país.

Além dos inúmeros benefícios, a maçã ainda pode ser usada na composição de diversas receitas, como vitaminas, doces, bolos e tortas.

Neste artigo vamos mostrar tudo sobre a árvore macieiras, suas características, e a função de cada parte dela, desde a raiz, o caule, a folha, enfim, toda a morfologia dessa árvore frutífera.

Árvores Frutíferas

Elas são cultivadas pelo ser humano desde os primórdios da agricultura, pois elas disponibilizam alimento, e deliciosos frutos, não apenas a macieira, mas muitas outras árvores.

O fruto vem com a função de proteger a semente, e geralmente é composto por uma polpa, uma baga;.esta que pode ser consumida.

Existem milhares de árvores frutíferas espalhadas pelo mundo, cada uma com sua especificidade e característica.

Elas se adaptam aos diferentes lugares, pois cada uma é propícia para uma região; alguns gostam de regiões mais tropicais, como é o caso da goiaba, da jabuticaba, acerola, do abacate, da banana, da amora, entre muitas outras, que desenvolveram-se tão bem em território brasileiro. Mas também existem as que preferem regiões com clima temperado e temperatura amena, como é o caso da ameixa, do damasco, da framboesa e claro, da maçã.

E cada uma se adaptou e foi cultivado nas diferentes regiões do país. Mas algo que elas possuem em comum é a grande quantidade de vitaminas e minerais presentes em sua composição, nos proporcionado muitos benefícios. Algo também que podemos citar que ela possuem em comum, por exemplo, é a morfologia.

A morfologia de uma planta diz respeito às diferentes partes que compõem-a. Ou seja, toda árvore frutífera, mas também diversas outras são compostas por raízes, caule, folhas, flores e frutos. Exemplificaremos para você saber qual a função de cada parte da planta.

Árvore Macieira: Características, Raiz, Caule, Folha e Morfologia

A macieira é uma angiosperma, considerada também uma dicotiledônea, ou seja, plantas com flor, e que a semente (ou embrião) possui um ou mais cotilédones.  .

Elas não atingem grandes alturas, isso depende do espaço que ela tem para crescer. Se estiver em um terreno com vasto espaço, ela é capaz de crescer e se desenvolver até os 10 a 15 metros de altura. A floração acontece principalmente nos meses de abril e maio.

Elas são cultivadas em países com temperaturas amenas, como é o caso do Canadá, Estados Unidos, Portugal, no Sul do Brasil, Argentina entre muitos outros.

A macieira é de origem asiática e do Cazaquistão; ela foi amplamente disseminada pelo Oeste da China, pela rota da seda e através do Mar Negro. Estima-se que ela seja cultivada pelos seres humanos a pelos menos 3 séculos a.C.

Dessa maneira ela espalhou-se por toda a Europa e conquistou o paladar de muitas pessoas; posteriormente foi introduzida em território americano, tanto América do Norte quanto América do Sul, onde teve ótima adaptabilidade nas regiões mais frias do continente e até hoje é cultivada em larga escala, para o comércio, consumo da população e exportação.

No Brasil, mais precisamente, ela chegou no ano de 1929, com o incentivo fiscal proporcionado pelo governo para as primeiras plantações de macieiras no sul do país.

É conhecida cientificamente como Malus Domestica, mas popularmente recebeu o nome macieira, devido aos deliciosos frutos que são as maçãs. Claro existe uma vasta variedade de maçãs e de espécies.

Como por exemplo: a maçã gala, a maçã fuji, a argentina e ainda existe a saborosa maçã verde; elas são capazes de proporcionar muitos benefícios ao nosso corpo, mas vamos falar agora da morfologia delas, das diferentes partes que compõem a árvore.

Raiz

Raiz da Macieira
Raiz da Macieira

Suas raízes são denominadas de pivotantes, ou seja, existe uma raiz principal que se penetra até as camadas mais profundas do subsolo. Ela também estabiliza a árvore no solo, tornando-a forte, desenvolvida e fixa na terra.

Ela possui tamanho superior às outras e desta maneira, é capaz de absorver e transferir para a planta uma enorme quantidade de minerais, água e minerais oriundos do solo.

Caule

O caule tem a função de transportar o que é absorvido pelas raízes, ou seja, conduzir; no caso da macieira, ela possui um caule liso e amarronzado.

Folhas

As folhas da macieira são reticuladas, ou seja, suas nervuras são ramificadas e formam uma “rede”, um conjunto que dá um aspecto visual interessante e chama a atenção de quem avista pela primeira vez.

Elas também possuem alguns pelos, nas folhas e nas sépalas, para proteger do frio e para um melhor desenvolvimento da planta.

Vamos falar agora do principal desta árvore, o seu fruto, a maçã. Uma saborosa fruta, adocicada, que conquistou o paladar de todos que a experimentam ,tornando-a uma das frutas mais populares do mundo inteiro.

Maçã: Uma Fruta Essencial

A maçã é uma fruta essencial em qualquer mesa do mundo. Ela possui uma vasta variedade espécies e incríveis benefícios para nossa saúde.

Os frutos são avermelhados, uns com tom mais escuro, outros com tom mais claro e são considerados de porte médio, com apenas alguns centímetros.

O principal consumo da maçã é in natura, mas ela também é muito utilizada para fazer sucos, compotas, vinagre. bebidas alcoólicas, além de deliciosas tortas e bolos.

Como a fruta possui um tempo de vida curto após a colheita, ela é destinada principalmente para a indústria, onde é feito o suco de maçã.

Não é a toa que ela bastante consumida no mundo inteiro, ela possui excelentes benefícios, e alguns são eles:

  • Desintoxicação do organismo
  • Diminuir o risco de diabetes
  • Deixar os dentes mais brancos
  • Ossos mais saudáveis, devido a presença de cálcio
  • Muitos outros benefícios vitais para saúde

Consuma frutas, elas são essenciais para a nossa saúde, para o nosso organismo e para o bem estar.

Gostou do artigo? Continue acompanhando as postagens do nosso site.

Veja também

História da Soja e a Origem Dela

A história da soja e as suas origens perdem-se no tempo! Mas as conclusões científicas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *