Home / Plantas / Araçá Mirim: Pé, Características, Benefícios e Nome Científico

Araçá Mirim: Pé, Características, Benefícios e Nome Científico

No post de hoje iremos falar sobre um tipo de araçá que ainda não é muito conhecido no Brasil: o araçá mirim. Iremos falar um pouco mais de suas características gerais, nome científico e seus benefícios. Continue lendo para aprender mais sobre essa fabulosa fruta!

Características Gerais do Araçá Mirim

O araçá mirim, também conhecido como araçá do campo, araçá goiaba da guiné ou araçá azedo, é uma fruta nativa brasileira pertence à família Myrtaceae, encontrada aqui e em outros países pertencentes a America Latina. O seu nome científico é Psidium guineense, fazendo parte de uma das 100 variedades de araçá existentes. Ele ocorre principalmente na Mata Atlântica, bioma esse que está em risco altíssimo de extinção, mas também pode ocorrer com menor frequência em outros biomas.

A árvore do araçá é araçazeiro, que mede em torno de seis metros de altura, sendo então considerada de porte médio. Sua casca é lisa, mas com um aspecto meio craquelado de coloração marrom. Suas folhas, quando ainda são jovens, tem a coloração vermelho alaranjado por ser rico em cálcio, magnésio, fósforo e algumas outras substâncias antioxidantes. Depois com o tempo ela vai escurecendo. Também possui flores, bem pequenas e de cor branca, mas com um aroma leve e agradável.

O maior diferencial do araçá mirim em comparação aos outros é pelo fato dele ser menor e sua polpa ter um sabor mais ácido. O fruto dessa árvore é estilo baga globosa, esférica, que mede no máximo 4,5 centímetros de comprimento, é um fruto pequeno. A coloração dele por fora quando está maduro é de amarelo ou amarelo pálido. A polpa é carnuda com uma quantidade bem grande de sementes minúsculas, e são comestíveis. A cor da polpa é branca, com um sabor adocicado e levemente ácido. O mais importante é em relação aos benefícios nutricionais que sua polpa traz, especialmente por ser rica em alguns proteínas, vitaminas e carboidratos. Você pode consumir a fruta in natura, cristalizada ou até em algumas receitas de doces, compotas, geleias, sucos e sorvetes. Basta imaginação.

Das folhas, podemos retirar um óleo que é utilizado para propriedades medicinais, sendo um antidiarreico e antibiótico natural. E as raízes também são usadas na medicina natural, para tratamentos diuréticos. O período de frutificação do araçazeiro mirim fica entre a primavera e o verão. Não é uma fruta que tem um grande comércio ainda, especialmente no Nordeste, onde é muito pouco cultivado devido as suas características. Outro motivo para não ser tão conhecida é por estar em biomas que estão sendo muito destruídos rapidamente, para abrir novas áreas para pastagem. Mas é uma planta ótima para quintais de casas, sítios e fazendas. É uma fruta muito ligada a agricultores familiares e especialmente comunidades quilombolas do recôncavo baiano.

Benefícios do Araçá Mirim

Como falamos anteriormente, é uma fruta que traz diversos benefícios e ainda é bem gostosa. Alguns de seus principais usos benéficos para nós são:

  • Tratamento do escorbuto: o araçá é extremamente nutritivo, contendo cerca de 5 vezes mais vitamina C do que outras frutas cítricas. Por isso, é muito utilizada para tratar do escorbuto, que é a falta de vitamina C, e assim conseguir aumentar a imunidade do corpo.
  • Tratamento da obstipação: é uma fruta riquíssima em fibra dietética, que quando é consumida, se torna um remédio natural para problemas cardíacos. Incluindo colesterol alto no sangue ou alto nível de açúcar. Ela também ajuda no sistema digestivo, servindo como um agente de volume. Ela evita que as fezes fiquem duras, e ajuda elas a saírem para fora do intestino.
  • Melhora a visão: a vitamina A é uma das melhores fontes para conseguir melhorar a nossa visão, e o araçá mirim é rico nela. A deficiência dessa vitamina pode acarretar em diversas doenças como cegueira noturna ou uma visão mais fraca. Consumindo uma boa quantidade de vitamina A sempre, é uma boa forma de prevenção a formação de catarata, além de ajudar a melhorar sua saúde do olho.
  • Tratamento antidiabético: A fibra diminui a quantidade de açúcar no sangue, reduzindo o risco de insulina ou picos de glicose pelo corpo.

  • Ajuda na saúde cerebral: O complexo vitamínico B é de importância para diversas partes do nosso corpo, especialmente nosso cérebro. O araçá mirim contém uma boa quantidade de vitaminas como a B6 e B3, que são cruciais para o melhor desenvolvimento do cérebro. A B3 ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo e também estimula as funções cognitivas.
  • Ajuda na perda de peso: Para quem está em processo de emagrecimento, escolher o que irá consumir é de extrema importância. O araçá ajuda a reverter as calorias extras, pois contém uma boa quantidade de fibras. E de acordo com médicos especialistas, dietas ricas em fibras ajudam na hora de perder peso.
  • Regulamentação da tireoide: Sabemos como é muito importante cuidarmos de nossa tireoide, e o araçá ajuda nisso. Ele é uma fonte de cobre, que trabalha no regulamento do metabolismo, regulando também a produção e absorção dos hormônios do sistema endócrino.
  • Ajuda na prevenção de câncer: Provavelmente o benefício mais importante de todos, ele possui propriedades anticancerígenas. Nessas substâncias há muitos radicais livres que ajudam a combater o câncer, e também os polifenóis que restringem o crescimento de tumores e radicais livres nocivos. Na fruta também encontramos o licopeno, um antioxidante muito famoso e poderoso, que ficou conhecido por ser eficaz na prevenção de vários tipos de câncer.
Araçá Mirim Características

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre o araçá mirim, suas características gerais, benefícios e muito mais. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre araçás e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Origem da Flor Amarilis e História da Planta

O cultivo de flores está se tornando uma atividade cada vez mais comum no Brasil; …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *