Home / Plantas / Algodão o Que Pode Ser Feito Com ele?

Algodão o Que Pode Ser Feito Com ele?

Inúmeros produtos são confeccionados com o algodão. Ele é um componente especial que acompanha a humanidade há milhares de anos. 

Suas peculiaridades o tornam ideal para produtos têxtil, mas também outros produtos levam algodão na sua composição.

Quer saber quais são?

Nesse post vamos mostrar as principais características do algodão, sua origem, suas principais utilidades, quais os produtos confeccionados com algodão, os maiores produtores de algodão do mundo e muito mais! 

Origem do Algodão e a Produção Atual

O algodão é utilizado pela humanidade há milhares de anos. Há regiões onde ele é confeccionado há mais 3 mil anos. Ele é de origem Árabe, mas também é encontrada em parte da Ásia e nas Américas. A importância dessa fibra para os humanos é algo incrível, por isso até hoje ele é utilizado em diferentes produtos. O primeiro escrito humano em fibra foi realizado em algodão, conhecido como Código de Manu, um sânscrito mais antigo de todo o Planeta Terra, realizado na Índia. 

Mas não era apenas os árabes e os indianos que utilizavam dos algodões para realizar escritos. Há registros de que no Egito, na Ásia e também no Sudão o algodão já era utilizado de maneira constante. Tudo começou naquela região, na Península Arábica, na divisa entre a África e a Ásia.

Porém, existem registros que o povo das Américas também faziam uso do algodão. No caso os peruanos Incas e mexicanos de Tehuacan. Os nativos tinham habilidades incríveis para extrair a fibra do algodão, realizar a tecelagem e outras funções com o algodão. Com o passar dos anos, o algodão passou ser amplamente difundido por várias regiões do globo, o que fez com que sua produção aumentasse e, consequentemente, o seu tamanho também aumentou. Dessa forma, o fruto passou a ganhar mais atenção ainda, pois era algo extremamente produtivo e dificilmente pragas se instalavam na planta, pois era muito resistente, agradando a todos os agricultores.   

O nome algodão deriva do árabe “al-qutun” e tem significado de “fibra branca que cresce em sementes”. Vale destacar que desde o período glacial no Planeta Terra, o algodão é amplamente produzido. Na maioria dos casos eles eram utilizados para confecção de tecidos, mas com o tempo passou a ser utilizado em outros produtos. 

A produção de algodão só aumentou com o passar do tempo. Eles tornaram-se essenciais para os humanos, pois a maiorias das roupas e vestimentas eram confeccionadas com o algodão. Tanto que diversos países passaram a produzir. 

Atualmente, estima-se que a produção anual global de algodão seja maior a 20 milhões de toneladas. Haja roupa para ser produzida não é mesmo? 

Você sabe qual é a planta que dá origem ao algodão? Confira logo abaixo as principais características, nome científico e muito a respeito da planta do algodão, conhecida como algodoeiro.

Qual é a Planta do Algodão?

A planta que gera o algodão é denominada como Gossypium L. e ela é oriunda da África Central. Ela é caracterizada dentro da família Malvaceae, onde também estão o quiabo, o hibisco e também a do cacau. 

Há mais de 30 espécies que são utilizadas para produção de algodão, porém, essa é a mais famosa e mais difundida por todo o mundo. Ela é conhecida cientificamente como Gossypium hirsutum e popularmente recebe o nome de Algodoeiro,

Gossypium

A Gossypium Hirsutum é produzida sobretudo na América do Sul, Central e do Norte, ainda na Austrália e outras regiões do globo. Porém, outra espécie denominada Gossypium Arboreum possui um alto índice de produtividade na Ásia. Já a espécie conhecida como Gossypium Barbadense é produzida principalmente no Egito.  

Ela possui algumas características que podem ser avistadas no hibisco, cacau e do quiabo, como por exemplo suas flores, que são muito semelhantes às do hibisco. Além disso, podem ser avistados pelos e ramificações em suas extremidades. 

Semente de Gossypium

Suas folhas são grandes e esverdeadas, as sementes são pretas e são dispostas dentro de uma cápsula. Quando estão em meio selvagem, elas podem alcançar os incríveis 7 metros de altura, porém, com as podas regulares e produção em larga escala alcançam no máximo 2 metros. 

É uma planta incrível, que fornece material para nos protegermos do frio e de decorrentes adversidade, mas afinal, quais são os produtos que são feito com o algodão? Veja logo abaixo! 

Produtos Feitos Com Algodão

Por se tratar de uma fibra vegetal, o algodão pode ser utilizado na composição de diversos produtos. Confira quais são eles a seguir:

Produtos Têxtil

Essa talvez seja a forma mais comum e mais conhecida do uso do algodão. Ele é utilizado sobretudo na composição de determinados produtos têxtil. Ele é muito utilizado pela indústria que produz em larga escala e confecciona os mais diversificados produtos de origem têxtil. 

Entre os produtos, podemos citar: toalhas, camisas, meias, cuecas, calcinhas, camisetas, cobertores, lençóis, roupas de cama, calças e muitos outros. Enfim, há uma infinidade de produtos têxtil que utilizam algodão em sua composição. 

Fios de Tricô

Outro uso comum do algodão refere-se a composição de fios de crochê e fios de tricô. Eles são extraídos e utilizados como elemento principal nos fios e linhas utilizados para fazer roupas, tapetes, roupas de frio, entre muitos outros. É claro, há produtos confeccionados 100% de algodão e outros que são misturas com outras fibras. Porém, engana-se quem acredita que apenas a indústria têxtil faz uso do algodão, outros produtos são confeccionados com o algodão. 

Fios de Tricô

Explosivos

Isso mesmo! O algodão também utilizado na composição de explosivos, conhecidos como nitrocelulose, a substância faz parte da composição de explosivos caseiros ou não. 

Filtros de Café

Poucos sabem, mas os filtros de café também utilizam algodão na sua composição, mesmo que não 100%, há alguma porcentagem de algodão na produção de filtros de café. 

Papel

A confecção de papéis através do algodão também acontece. Porém, o papel é feito com pedaços de tecidos já utilizados e confeccionados de algodão. A partir de um processo, o tecido é transformado em papel. 

Óleo

Até óleo é feito com o algodão. Porém, não é com a fibra em si, e sim com suas sementes. Ela passa por um longo processo de refinamento e é consumida pelos humanos há anos. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas redes sociais!

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *