Home / Natureza / Sequoia-Gigante Metasequoia: Características e Fotos

Sequoia-Gigante Metasequoia: Características e Fotos

A sequoia gigante (nome científico Seqoiadendron gigateum) é um vegetal muito peculiar. É a árvore mais alta conhecida no Planeta Terra, além de também a mais antiga. É considerada um fóssil vivo em razão de sua grande idade. Algumas sequoias são inclusives bem mais antigas do que a passagem de Jesus Cristo no planeta Terra.

A sequóia gigante mais antiga existente na atualidade possui cerca de 4.650 anos e é encontrada na Califórnia, nos Estados Unidos, possuindo o nome de General Sherman.

O nome Sequoia deriva do nome Cherokee, atribuído ao chefe de uma tribo indígena norte-americana; esta idéia partiu do botânico austríaco Stephan Endliczs.

A metasequoia (nome científico Metasequoia glyptostroboides), no entanto, está inserida em um gênero distinto ao gênero da sequoia gigante. Embora, ambos os vegetais sejam pertencentes à família botânica Cupressaceae, a qual abriga cerca de 30 gêneros e 142 espécies.

As metasequoias são originárias da província de Hubei na China (diferentemente da sequóia gigante, que é oriunda da América do Norte). No entanto, foi introduzida nos Estados Unidos no ano de 1947, possuindo atualmente unidades na China e no exterior.

Neste artigo você conhecerá um pouco mais sobre as sequóias, com atenção especial às sequóias e metasequoias.

Então venha conosco e boa leitura.

Classificação Botânica das Sequoias

Reino: Plantae;

Divisão: Pinophyta;

Seqoiadendron Gigateum ou Sequoia Gigante

Classe: Pinopsida;

Ordem: Pinales;

Família: Cupressaceae.

Família Botânica Cupressaceae

Esses vegetais são oriundos das zonas temperadas de ambos os hemisférios. A maioria das árvores é de grande valor comercial em decorrência da qualidade da madeira, produção de gomas ou resinas, e até mesmo pelas características ornamentais.

Os vegetais são coníferos, arbóreos ou arbustivos, podendo ser monoicos ou diocos (flores masculinas e femininas dispostas no mesmo vegetal ou em vegetais separados). As folhas são simples, opostas ou verticiladas. As flores femininas possuem formato globoso, enquanto que as masculinas são amentiformes.

Produzem cones lenhosos ou carnosos, com maturação bienal ou anual. As sementes são em formato alado ou áptero.

Gêneros e Espécies de Sequoias

Existem 3 gêneros de sequoia, cada um deles com apenas uma espécie conhecida.

O gênero sequoia abriga a espécie norte-americana Sequoia sempervirens, conhecida como sequoia-vermelha. O gênero Sequoiadendron abriga a sequóia-gigante (nome científico Sequoiadendron gigateum). E, por fim, o gênero Metasequoia, cujo único representante é o vegetal Metasequoia glyptostroboides.

Também há outras espécies, no entanto, estão já são consideradas extintas, como é o caso da Sequoia magnifica, Sequoia chinensis, Metasequoia ocidentalis, Metasequoia milleri e outras.

Sequoia-Gigante: Característica e Fotos

Não há dúvidas de que a sequoia gigante é a maior árvore do mundo em termos de volume (visto que, em termos de comprimento, a sequóia vermelha pode ultrapassá-la). Atinge uma média de altura estimada entre 85 a 115 metros, e um diâmetro de 8 a 12 metros (apesar de já terem sido encontrados registros de 18 metros de diâmetro).

A casca da sequoia gigante é fibrosa e apresenta sulcos. Essa casca pode atingir até mesmo 60 centímetros de espessura na base do tronco, fator que é excelente na proteção contra o fogo, por exemplo.

Em relação às folhas, estão são semelhantes às folhas dos pinheiros, com comprimento estimado entre 3 a 6 milímetros.

Sequoia Gigante Característica

As sementes estão dispostas em cones ou pinhas. Cada cone contém uma média de aproximadamente 230 sementes, as quais possuem coloração marrom-escura, altura estimada entre 4 a 5 milímetros e espessura de 1 milímetro. Nas sementes, também é possível encontrar estruturas em formato que lembra o formato de pequenas asas, com 1 milímetro de comprimento.

Ao se desprederem das pinhas, as sementes são facilmente carregadas pelo vento.

Estima-se que uma sequoia gigante seja capaz de produzir 300.000 pinhas durante toda a sua vida. Considerando que cada pinha possui 230 sementes, então as sequoias seriam capazes de produzir cerca de 60.000.000 de sementes durante toda a sua vida.

Metasequoia: Características e Fotos

Uma característica marcante das metasequóias é a sua ramagem frondosa. Curiosamente, esta ramagem muda de cor conforme a estação do ano. Durante a primavera, a ramagem é de tonalidade verde-claro; no verão, é de tonalidade azul; durante o outono, assume cor amarela; ao passo, que, no inverno, se apresenta em cor vermelha.

A mudagem de coloração das folhas particularmente é uma grande espetáculo para aqueles que tem a chance de apreciar.

Atualmente, essa espécie é considerada como em perigo crítico de extinção, no entanto, sua dispersão pela Ásia, Europa e América do Norte remonta a 100 milhões de anos atrás, correspondendo ao período Cretáceo da era do Mesozoico.

A metasequoia é extremamente apreciada em razão de sua madeira de boa qualidade (excelente para empregabilidade em projetos de construção), assim como pelo toque incrível que o vegetal fornece em projetos de arborização e ornamentação de jardins.

Sequoia-Vermelha: Características e Fotos

A Sequoia sempervirens é comumente chamada de sequóia vermelha, em razão de alguns exemplares nos Estados Unidos possuírem tronco de cor avermelhada.

O tronco, particularmente, é extremamente robusto, permitindo que sejam cavados túneis para fornecer passagem aos carros. A base desta sequoia pode atingir algumas dezenas de metros de circunferência.

Essa árvore pode atingir até 115 metros de altura e possui uma longevidade incrível, estimada em 1200 a 1800 anos.

Possui ramos laterais (situados na região apical da árvore) com tamanho relativamente curto. As folhas são estreitas e distribuídas de forma dística no ápice dos ramos.

Sequoia Gigante: Importância para o Ecossistema

Em razão de suas dimensões absurdamente grandes, a sequoia gigante desempenha um importante papel no ecossistema dos locais, cidades e parques nacionais nas quais é cultivada. Atua de forma intensificada na troca de oxigênio e captação de gás carbônico.

A presença de uma sequoia gigante auxilia no equilíbrio da fauna e flora do seu entorno.

Agora que você já conhece importantes características sobre as sequoias, especialmente sobre a sequoia gigante e a metasequoia, o convite é para que continue conosco e visite também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade sobre botânica, zoologia e ecologia de um modo geral. Um verdadeiro acervo para so ávidos por conhecimento.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Cultura Mix. Sequoia Gigante- Sequoiadendron Gigantea. Disponível em: < http://meioambiente.culturamix.com/ecologia/flora/sequoia-gigante-sequiadendron-gigantea>;

Grupo AVPH. Sequoia Gigante. Disponível em: < http://www.flora.avph.com.br/sequoiadendron.php>;

REIS, F. Dez curiosidades sobre as sequoias. Disponível em: < http://www.diariodonaturalista.com.br/dez-curiosidades-sobre-as-sequoias/>.

 

Veja também

Lista de Tipos de Felinos Selvagens (Com Fotos)

O número exato de espécie de felinos selvagens é variável, porém, o valor mais aceito …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *