Home / Natureza / Qual É O País Que Tem Mais Ouro No Mundo?

Qual É O País Que Tem Mais Ouro No Mundo?

O ouro, que vem do idioma latim “aurum”, significa “brilhante”, e é um dos elementos químicos que podemos encontrar na Terra.

O elemento químico do ouro é o Au, e seu número na tabela periódica é 79, ou seja, ele possui exatamente 79 prótons e 79 elétrons.

O ouro, na natureza, é produzido quando ocorre uma colisão de duas estrelas chamadas de nêutrons.

Para os humanos, o ouro é utilizado de diversas formas, desde a fabricação de joalharia, até na indústria, na área eletrônica, e também como uma reserva de valor.

Barras de Ouro
Barras de Ouro

Desde tempos antigos, o ouro possui uma simbologia que indica riqueza, valor, realeza e também pureza. Outra simbologia muito utilizada a partir do ouro, é o Sol. E a Lua, tem sua simbologia na prata.

Em todos os tipos de competições e campeonatos, os participantes que consegue ocupar a melhor posição, normalmente, são premiados com uma medalha de ouro, enquanto o segundo colocado com uma medalha de prata, e o terceiro recebe uma medalha de bronze.

Essa simbologia indica que o ouro é o material mais valioso e com maior valor entre a prata e o bronze, e essa hierarquia também se reflete na natureza.

Mas, muitos devem se perguntas: quais são as características, qual a história, quanto ele vale, e qual o país atualmente que mais possui ouro?

Vamos descobrir tudo isso e muito mais!

Características do Ouro

O ouro é considerado um metal que possui uma transição totalmente brilhante, com cor amarelada, muito denso, mas também é considerado maleável, dúctil, ou seja, ele é univalente e trivalente.

Dentre os metais, o ouro é um dos únicos que não sofre reação com a maioria de outros produtos químicos, porém ele é sensível principalmente em relação ao cloro e também ao bromo.

Quando o ouro se encontra em uma temperatura ambiente, ele está no estado sólido, ou seja, é possível pegar e manusear o ouro sem nenhum problema.

Normalmente, o ouro é encontrado em seu estado mais puro, em formatos como pepitas e também depósitos aluviais, sendo que o ouro é dos metais mais utilizados durante muito tempo para confeccionar todos os tipos de moedas.

O ouro é tão maleável e manuseável, que com poucas gramas, por exemplo, com 1 grama de ouro, é possível esticar e obter um fio de aproximadamente 3 quilômetros de extensão.

História Do Ouro

Mas, você deve estar se perguntando: como o ouro foi descoberto e começou a ser utilizado por milhares de pessoas há milhares de anos atrás?

Bom, segundo diversos pesquisadores e arqueólogos, o ouro tem sua origem e primeiro uso provável em locais do Oriente Médio, onde as primeiras civilizações do mundo começaram a existir.

Provavelmente, o ouro foi o primeiro metal que começou a ser utilizado pelos seres humanos, justamente por ser um metal chamativo, maleável e de fácil manuseio.

Há um artefato de ouro que é considerado o mais antigo conhecido na humanidade, e ele se encontrava na tumba de um Rainha Egípcia chamada Zer. Normalmente, os artefatos de ouros, assim como hoje, eram possuídos por pessoas da alta realeza.

No Egito, o ouro já era conhecido na Suméria há milhares de anos, e há hieróglifos que datam de 2600 a.C. que já descreviam o metal, e que foi inclusive referenciado em diversas passagens na Bíblia, mais especificamente no Antigo Testamento.

No mundo inteiro, o ouro é considerado um dos metais mais valiosos e preciosos, e desde seu descobrimento, ele sempre possui um valor alto, e sempre foi usado também como moeda de troca ou como padrão de valor.

Quanto Vale E Como É Usado?

O ouro está presente em diversos objetos no nosso dia a dia, porém em uma quantidade tão pequena, que não quase algum tipo de valor.

Normalmente, o ouro é utilizado para a criação de peças de computadores, nas naves espaciais, na área de comunicações, em motores e em outros diversos tipos de objetos e produtos.

Como o ouro possui uma resistência muito grande contra oxidação, ele é muito utilizado também como uma espécie de proteção de outros equipamentos elétricos.

Valor do Ouro
Valor do Ouro

Então, é muito comum que sejam criadas camadas finas e levas de ouro, e então elas são colocadas como uma capa de proteção.

Atualmente, o valor do ouro continua sendo muito alto, sendo que apenas 1 grama de ouro equivale a 304,91 reais, por exemplo.

No entanto, o valor está sempre sendo alterado, que possui influências de diversos fatores, como mercado, oferta e demanda, entre outros.

No Brasil, o ouro tem seu valor atrelado diretamente as cotações que existem em Nova York ou em Londres, e pode sofrer alterações também quando a cotação do dólar aumenta ou diminuiu.

É possível investir em ouro, de diversas formas, pois atualmente há corretoras e bancos que oferecem essa opção.

Qual O País Que Mais Possui Ouro?

Se antigamente o ouro era encontrado em cavernas, rios, ou em outros locais, e armazenados no próprio país, atualmente, o ouro é armazenado de uma forma um pouco diferente.

Os Estados Unidos, por exemplo, possuem cerca de 8 mil toneladas de ouros em suas reversas, no entanto, esse ouro não se encontra exatamente em seu território, mas sim em cofres e depósitos que podem estar em outros lugares.

No entanto, há os países que possuem grandes minas de ouro, e que a quantidade que é produzido por ano é muito alta.

É o caso da China, por exemplo. Apesar de possuir muitas pessoas vivendo uma vida relativamente pobre, a província chamada Shandong possui a maior mina de ouro do país.

Pepitas de Ouro
Pepitas de Ouro

Outro lugar que possui uma geografia muito convidativa para a extração de ouro, é a Austrália. Lá, há cerca de 270 mil quilos apenas de ouro.

Isso significa que, ao ser trocado por moedas estrangeiras, a Austrália ganha, por exemplo, cerca de 14 mil dólares todos os anos.

Ou seja, mesmo que alguns países possuem alta produção de ouro, nem sempre o ouro fica com o país, sendo muitas vezes vendido para outras nações.

E você, já colocou um ouro em sua mão ou possui alguma bijuteria que contenha ouro? Conta para a gente nos comentários.

Veja também

Ácido Linoleico

Quais os Benefícios do Ácido Linoleico Para a Saúde?

Quando se fala em ácido linoleico, se fala em ômega-6, e provavelmente você já ouviu …

Um comentário

  1. nunca coloquei uma porção de ouro em minhas mãos
    queria colocar ao menos um quilo rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *