Home / Natureza / Qual é o Coletivo de Golfinhos? Qual Baleia é Um Golfinho?

Qual é o Coletivo de Golfinhos? Qual Baleia é Um Golfinho?

O Que São Golfinhos?

Golfinhos são mamíferos aquáticos, chamados cetáceos, conhecidos mundialmente pela sua inteligência. Depois dos humanos são os animais que mais tem ações que não sejam ligadas simplesmente a sobrevivência e sim por socialização e diversão, por serem acrobatas e aprenderem comandos por conta disso e também por se acasalarem não só por motivos reprodutivos, mas também por prazer sexual. Esse último fato traz aos golfinhos uma fama ruim e menos conhecida em que eles em época de reprodução são bem agressivos. No caso os machos correm em perseguição a fêmea até que ocorra a relação, sendo bem ardilosos e abusivos, se formos pensar em espécies mais comuns que a fêmea escolhe o macho mais forte do grupo e estes brigam entre si e não forçando a fêmea, como é o caso dos golfinhos. Também foram notadas algumas vezes que os machos matam os golfinhos menores para que as fêmeas possam voltar a ficar em fase reprodutora novamente, já que os golfinhos bebes são muito dependentes de suas mães.

Golfinho Sorridente Nadando na Piscina

Curiosidades Sobre os Golfinhos

Embora seja muito conhecido em parques aquáticos, seu ciclo de vida nesses lugares cai muito, além de sofrer constante ameaças dentro dos mares, pelos tubarões que é seu principal predador, também é ameaçado pelos humanos, principalmente no Japão, onde sua carne é muito requisitada após a proibição de comercialização de carnes de baleia no país. Por serem mamíferos, os golfinhos não são peixes, embora vivam no mar.

Eles têm características comuns com os mamíferos como glândulas mamárias, sendo distribuídas da cabeça ao ânus, e seus filhotes em período de crescimento mamam de meia em meia hora, porém por pouco tempo, pulmões, estrutura óssea mais completa, maior e sangue quente. Golfinhos não são encontrados em lugares muito profundos pois dependem do oxigênio para sua respiração, se alimentam geralmente a noite, são muito dependentes das mães e vivem em conjunto, sendo animais sociáveis. Uma curiosidade sobre os golfinhos é que seu cérebro não desliga totalmente nunca, mesmo quando dormem, uma metade do cérebro fica acordada para que funções como respiração continuem funcionando e os golfinhos não morram “afogados”.

O Que São Baleias?

Baleias também são mamíferos aquáticos da ordem dos Cetáceos, na qual inclui baleias, golfinhos e botos. As baleias são separadas em duas categorias, as Mysticeti e Odontoceti. Alguns pesquisadores e biólogos consideram apenas a categoria de Mysticeti como baleia, ou seja, as que tem não tem dente, e sim uma espécie de rede, onde a água passa e os peixes ficam presos em sua boca e assim ela os amassa e os come, além de ter barbatana. O outro subgrupo inclui baleias com dentes e golfinhos e por isso alguns pesquisadores não as consideram baleias. Veremos mais detalhadamente sobre um animal desse subgrupo em tópicos abaixo.

  • Assim como golfinhos, baleias são muito inteligentes, e entre elas existe até mesmo uma linguagem própria onde emitem sons e se comunicam entre si. Também possuem pulmões e por conta disso precisam do oxigênio para sua sobrevivência, respirando da mesma forma que os golfinhos.
  • Possuem muita gordura corporal o que mantem seus corpos quentes e faz com que não percam muita energia e consigam sobreviver nadando praticamente o tempo todo. Seu esqueleto é muito parecido com mamíferos grandes, como os elefantes.
  • A baleia mais conhecida é a baleia-azul por ser o maior mamífero do mundo todo podendo chegar a pesar até duzentas toneladas. Apesar do seu grande tamanho, essa baleia atualmente corre risco de extinção e o motivo para seu sumiço é a caça praticada pelos humanos quando as mesmas vão para áreas tropicais para se reproduzirem.
  • No Brasil, a baleia que pode ser facilmente encontrada nas águas nordestinas é a baleia jubarte, onde chama a atenção pelas suas nadadeiras que parecem asas e por fazer algumas acrobacias como pular com o corpo todo fora da água, assim como os golfinhos em suas apresentações, porém para que possa pegar pássaros que voam dando rasante para retirada de peixes na água.

Qual o Coletivo de Golfinhos?

Não se tem um nome específico para um grupo de golfinhos, pois os golfinhos não são peixes e por isso não podem ser apresentados como cardumes. Golfinhos são mamíferos, porém não são apresentados como manadas, malhadas, alcateia ou coletivo do gênero pois seria muito confuso para estudo popular e em escolas primárias.

Um Grupo de Golfinhos Nadando

A língua portuguesa é muito rica, por isso sempre se espera que haja uma palavra correta para coletivos, mas no caso de golfinhos e baleias o correto é grupo social ou família de golfinhos. O que realmente é uma pena pois golfinhos são muito sociáveis e facilmente encontrados em famílias ou grupos, sendo muito difícil ver um sozinho principalmente em seu habitat natural.

Qual Baleia é um Golfinho?

Mundialmente conhecida como baleia-assassina devido a um filme de sucesso dos anos setenta, a orca na realidade é um golfinho. Suas características se assemelham muito mais aos golfinhos, como seus dentes, sua estrutura óssea, modo de se comunicar, sendo erroneamente conhecida como baleia. Nos dias atuais após estudos serem mais divulgados falando sobre essa curiosidade, o nome do filme seria Orca, o golfinho assassino. Embora tenha a fama de assassina, esse adjetivo não passa de lenda, principalmente em relação aos humanos.

Elas são realmente muito bravas entre si e em momentos de caça, se alimentando de focas, tubarões, peixes e até mesmo outras baleias, a exceção de sua dieta é somente golfinhos e peixes-boi (além de humanos). Está no topo da cadeia alimentar, pois nenhum animal é capaz de caçar as orcas, apenas os humanos que comercializam sua carne. Porém ataque contra humanos só ocorreu em cativeiros fechados devido ao grande stress dos animais nesses lugares. A fama da orca de ser uma baleia e não um golfinho se dá pelo seu tamanho, chegando a medir até dez metros. As orcas assim como os humanos e demais golfinhos também se adaptam facilmente a todos os climas, podendo ser encontradas em polos ou em costas tropicais, viajam muito e também são muito sociáveis, podendo viver em comunidade de até quarenta a cinquenta membros.

Veja também

Intoxicação por Inalação

Quais os Sintomas de Intoxicação por Inalação?

Envenenamento ou intoxicação é o nome dado a lesão ou morte devido à deglutição, inalação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *