Home / Natureza / Raça de Cavalo Maremmana: Características, Fotos e Historia

Raça de Cavalo Maremmana: Características, Fotos e Historia

Hoje vamos falar um pouco sobre a raça de cavalo Maremmana. É um animal nativo da Itália, que vive em algumas regiões como Lácio, Toscana e em Maremma. Esses animais eram utilizados pelos homens que moravam em Toscana para trabalhar na pecuária, é uma raça com boas características para o trabalho. Mas hoje em dia ele é mais utilizado para montado. Com o tempo os homens começaram a testar alguns tipos de cruza, como com cavalos puro sangue que gerou cavalos com melhor porte físico, e assim ele foi melhorando suas características.
A verdade é que ainda não se sabe de onde ele veio exatamente, algumas pessoas dizem que ele pode ser do Norte da África, pois veem semelhanças com outra raça conhecida como Barb.

Cavalo Maremmana Andando no Pasto

Fotos do Cavalo Maremmana

Não é um cavalo difícil de ser reconhecido, pois eles tendem a manter suas características conforme vão se reproduzindo, e essas são características que chamam bastante a atenção como pêlos bem grossos e a cabeça que lembra um carneiro.
Com o tempo algumas cruzas foram feitas com alguns animais selecionados, como cavalos árabes, cavalos puro sangue. Sempre com a intenção de melhorar a raça e refinando sua aparência.

História e Origem do Cavalo Maremmana

Como dissemos esse cavalo tem origem em Maremma na Itália na época do povo antigo de lá, os etruscos. Desse tempo em diante até mais ou menos o século XIX ele conseguiu manter seus traços físicos e de comportamento, continuou um animal forte porém arisco. Para tentar regular esse temperamento já no ano de 1870 eles resolveram cruzar esse animal com raças mais dóceis. A nova geração chegou no ano de 1902, nesse ano veio ao mundo Fauno uma garanhão que nasceu na Toscana.

Ele é um filhote de um cavalo maremmana cruzado com um puro sangue inglês. A partir desse momento algumas características da raça conseguiram ser amenizadas, ele ficou mais alto e com um temperamento mais fácil.
Agora podemos dizer que ele é um cavalo robusto, de um bom comportamento, bem resistente, com boa saúde. É um animal muito versátil, muito utilizado para ser montado, mas facilmente adaptável a outras funções. Agora com um temperamento dócil todos querem se relacionar com um, ele encanta os adultos e as crianças adoram.

Características da Raça de Cavalo Maremmana

Esse cavalo possui um físico muito diferenciado, animal muito forte. Sua cabeça é bem pesada, seu perfil é comparado com a cabeça de um carneiro.

  • O pescoço do animal é alongado, e também muito musculoso.
  • Possui as costas mais retas, porém curtas.
  • O peito é forte e proeminente.
  • Suas pernas são forte, alongadas e com articulações muito boas.
  • O casco do animal é bem resistente.
  • Com relação a coloração desses animal, ela pode ser baio, ou pode ser cinza e até mesmo castanha.
  • Ele se dá muito bem ao ser usado para ser montado.
  • Esse animal chega a medir de 1,60 a 1,72 metros de altura.
  • Pode pesar de 450 a 500 quilos.
  • A cabeça desse animal é alongado, o pescoço dele é bem musculoso, bem largo também. Um cavalo alto. Suas nádegas são curtas, possui a garupa um pouco inclinada, as suas pernas são fortes.
  • Ele é muito famoso pelo fato de ser muito resistente mesmo ao tempo desfavorável, aos terrenos tortuosos, muito adaptável.

Utilização Cavalo Maremmana

Como dissemos é um animal muito utilizado para ser montado, principalmente em Maremma. Mas também onde é necessário ele utilizado a alguns tipos de trabalhos sem problema algum de rendimento. Hoje em dia essa raça tem ganhado outras funções, uma delas e dar suporte a cavalaria. Na Itália especialmente eles estão fazendo parte da polícia montada. No ano de 1942 eles abrilhantaram a cavalaria da Itália, só que dentro da Rússia.

Cavalos Maremmana Andando na Arena

Na época foi muito difícil e era necessário muita resistência para sobreviver. Essa raça de cavalo surpreendeu a todo, foi muito forte enfrentando os russos, inclusive podemos afirmar que pouquíssimos cavalos de outros países conseguiram essa façanha. Como citamos o fato de ser utilizado em trabalho, especialmente os agrícolas e para espalhar o gado também. Um ponto fraco é que não é um cavalo muito rápido.

Temperamento do Cavalo Maremmana

Como já citamos anteriormente o temperamento desse animal foi mudando conforme as cruzas foram acontecendo. Ele originalmente era um cavalo de temperamento mais complicado. Hoje em dia apesar de continuar um cavalo robusto e forte, tem um temperamento extremamente gentil, muito dócil, muito amigável. São animais muito esforçados, sensitivos, muito pacientes, e facilmente treinados, não oferecem nenhuma resistência ao adestramento. Outro ponto forte desse animal que pouco se fala é sua memória incrível, eles memorizam caminhos com muita facilidade.

Cavalos Maremmana Passeando na Beira da Praia

Cuidados com o Cavalo Maremmana

Se depois de tanta informação você ficou se perguntando: Meu Deus, o que eu preciso fazer para manter um cavalo desse na minha fazenda? Calma, não fique ansioso. Caso você tenha se encantando com as características desse animal tão incrível fique de olho nas nossas dicas para cuidar perfeitamente de um desses em sua propriedade.
Saiba que embora ele seja um cavalo refinado, e com uma aparência assim super refinada também ele é uma cavalo muito forte e resistente, e não precisa de cuidados muito diferentes de uma cavalo comum, não precisa ficar desesperado.

Cavalo Maremmana Na Beira de um Lago na Itália

Quando estamos falando de cuidados básicos, estamos falar por exemplo de dar comida regularmente ao seu animal, oferecer água fresca e limpa regularmente, que o deixe em um local protegido onde ele se sinta seguro, que esteja limpo, e que um médico veterinário possa acompanhar sua vida.
Eles estão acostumados a viver no pasto, estão acostumados a ficar em fazendo, isso não vai ser um problema. Por outro lado é importante saber que ele precisa de espaço, para que ele possa andar e se sentir livre, nenhum animal gosta de ficar trancafiado em um espaço pequeno.
Viu como é fácil? não tem nenhum segredo. Conta para gente o que você achou das características desse animal e até a próxima.

Veja também

Intoxicação por Inalação

Quais os Sintomas de Intoxicação por Inalação?

Envenenamento ou intoxicação é o nome dado a lesão ou morte devido à deglutição, inalação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *